Casas Box XL / Grupo Zegnea

Casas Box XL / Grupo Zegnea - Janela, Fachada, JardimCasas Box XL / Grupo Zegnea - FachadaCasas Box XL / Grupo Zegnea - Mesa, Bancada, JanelaCasas Box XL / Grupo Zegnea - JanelaCasas Box XL / Grupo Zegnea - Mais Imagens+ 30

Guimarães, Portugal
  • Arquitetos: Grupo Zegnea; Grupo Zegnea
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4658
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:João Morgado
Casas Box XL / Grupo Zegnea - Janela
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. As Casas Box XL desenvolvem-se em sete habitações dispostas no terreno de forma variável, criando diferentes relações com o mesmo. Procurou-se alcançar uma relação de equilíbrio entre o “construído” e o “natural”, entre o “cheio” e o “vazio”, para que estas duas realidades antagônicas produzissem um diálogo pacífico e contínuo, complementando-se. A opção adaptada no desenho e na divisão dos lotes, foi realizada de modo a permitir a criação de vazios entre o construído obtendo assim uma permeabilidade visual para a paisagem.

Casas Box XL / Grupo Zegnea - Janela, Fachada
© João Morgado
Planta - Piso 1
Casas Box XL / Grupo Zegnea - Fachada
© João Morgado

As habitações desenvolvem-se praticamente todas ao nível do primeiro piso, onde os espaços surgem naturalmente adaptando o programa de uma forma sequencial, ficando o nível inferior destinado à garagem, zona de entrada e arrimos, às quais se acede através de um acesso particular criado para o loteamento.

Casas Box XL / Grupo Zegnea - Fachada, Jardim, Aido
© João Morgado
Planta - Piso 0
Casas Box XL / Grupo Zegnea - Mesa, Bancada, Janela
© João Morgado

A clareza e o pragmatismo com que se encara o desenho da habitação, é de igual modo reflectido nas opções construtivas e na materialidade da obra. A escolha dos materiais que compõe o espaço interior, foi estudada de forma a evidenciar a fluidez do espaço, evidenciando a continuidade natural e sucessiva dos seus usos. Exteriormente procura-se uma sucessão de volumes puros, com materiais crus, contrapondo-se aos espaços verdes e elementos naturais pertencentes ao conjunto. Nesta perspectiva, as Casas Box XL estabelecem uma relação de perfeita harmonia com a envolvente.

Casas Box XL / Grupo Zegnea - Fachada, Janela
© João Morgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casas Box XL / Grupo Zegnea" 17 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921185/casas-box-xl-grupo-zegnea> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.