Edifício Lageado 167 / Smart - Arquitetura para a vida contemporânea

Edifício Lageado 167 / Smart - Arquitetura para a vida contemporânea - Fachada, JanelaEdifício Lageado 167 / Smart - Arquitetura para a vida contemporânea - Janela, Fachada, UrbanoEdifício Lageado 167 / Smart - Arquitetura para a vida contemporânea - FachadaEdifício Lageado 167 / Smart - Arquitetura para a vida contemporânea - Imagem 5 de 37Edifício Lageado 167 / Smart - Arquitetura para a vida contemporânea - Mais Imagens+ 32

Petrópolis, Brasil
  • Projeto Estrutural : Stumm
  • Paisagismo: Creare Paisagismo
  • Colaborador 1: Maena
  • Colaborador 2: Eduardo Becker
  • Colaborador 3: Johnny Thomsen
  • Colaborador 4 : La idea Arquitetura e Design
  • Arquitetos Responsáveis: Marcio Carvalho, Ricardo Vellinho Ruschel
  • Equipe De Projeto: Studio Prudêncio; Maena
  • Cidade: Petrópolis
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Lageado 167 / Smart - Arquitetura para a vida contemporânea - Janela, Urbano
© Eduardo Berthier

Descrição enviada pela equipe de projeto. A vida contemporânea é essencialmente urbana e a cidade é o palco para as nossas relações e vivencias cotidianas. É importante valorizar regiões onde a vida possa se resolver a pé, onde o carro é uma opção e não uma obrigação. As ruas, o comércio, os serviços, o lazer. A cidade é uma extensão de nosso lar, e também de nossa identidade, como se fosse um espelho que reflete o somos e acreditamos. Neste empreendimento foi escolhido o Petrópolis, um bairro tipicamente residencial de fácil acesso e excelente centralidade, que ao longo do tempo ganhou um verniz cosmopolita ao abrigar comércios e serviços que servem como extensão das casas.

Edifício Lageado 167 / Smart - Arquitetura para a vida contemporânea - Janela, Fachada, Urbano
© Eduardo Berthier

No Lageado 167, desde restaurantes, padarias, praças, clubes, academias… tudo está a uma curta caminhada de distância. O mundo contemporâneo é cada vez mais dinâmico. Este edifício, além de abrigar esta dinâmica, também a demonstra em sua arquitetura. Para a fachada, foi pensado em originalidade e individualidade, valores contemporâneos, mas sem romper com o passado, por isto, trabalharam com alguns elementos da arquitetura dos anos 50 e 60, porém remixados e reorquestrados. As caixas, funcionam como molduras, vistas de fora, rompem com a linearidade tradicional das fachadas, marcam cada apartamento, distinguem suas personalidades.

Edifício Lageado 167 / Smart - Arquitetura para a vida contemporânea - Fachada
© Jonas Adriano

Cada caixa representa um apartamento, uma personalidade e o edifício se torna a manifestação viva de 16 personalidades convivendo em harmonia sem abrir mão da sua individualidade. Vistas do interior dos apartamentos as esquadrias piso-teto permitem que o apartamento se aproprie do entorno. A luz entra a paisagem entra. O horizonte se torna o limite do apartamento. Uma arquitetura que rompe discretamente com os paradigmas de forma criativa, sedutora, sem chocar, sem se impor, mas sempre disposto a dialogar e ser objeto de contemplação.

Edifício Lageado 167 / Smart - Arquitetura para a vida contemporânea - Imagem 5 de 37
© Andre Cavalheiro
Fachada Oeste
Edifício Lageado 167 / Smart - Arquitetura para a vida contemporânea - Janela, Urbano, Fachada
© Eduardo Berthier

A vida é dinâmica e as necessidades evoluem ao longo do tempo. Da mesma forma, atualmente não existe mais um modelo tradicional predominante de estrutura familiar. Cada família tem suas necessidades específicas que deve ser atendida de forma personalizada pelo apartamento. Por isso o Lageado 167 foi desenvolvido dentro do conceito planta livre. Cada apartamento é concebido com grandes vãos livres, sem interferência de paredes ou vigas, com lajes nervuradas e esquadrias em fita dimensionadas para permitir futuras compartimentações. Cada um terá um layout diferente, pois cada personalidade é única. Além de pensar no apartamento como uma folha em branco, a smart – atelier de arquitetura e desenvolvimento imobiliário acompanha esta personalização ao longo da construção.

Edifício Lageado 167 / Smart - Arquitetura para a vida contemporânea - Janela, Fachada
© Andre Cavalheiro

Múltiplas opções de layout foram previstas e isto serviu de base para dispor as nervuras da laje e os panos das esquadrias, que permitem além das alternativas estudadas, inúmeras combinações. Isso não somente qualifica o edifício, mas também as unidades. Os conjuntos e/ou apartamentos servem exatamente ao propósito para que foram adquiridos e sendo compatíveis técnica e esteticamente com seus ocupantes. A smart tem um sistema de personalização das unidades, voltado ao apoio às disciplinas de elétrica, hidráulica, lógica e acabamentos. Todos os acabamentos foram escolhidos buscando casar durabilidade e desenho contemporâneo. Durante o processo de personalização os acabamentos das dependências de uso privativo podem ser revisados ou modificados.

Edifício Lageado 167 / Smart - Arquitetura para a vida contemporânea - Janela, Fachada, Jardim
© Eduardo Berthier

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Lageado, 167 - Petrópolis, Porto Alegre - RS, 90460-110, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Lageado 167 / Smart - Arquitetura para a vida contemporânea" 15 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921063/edificio-lageado-167-smart> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.