Residência Rosário / DOSA STUDIO + Rojkind Arquitectos

Residência Rosário / DOSA STUDIO + Rojkind Arquitectos - Mais Imagens+ 16

Ocuilan de Arteaga, México
  • Supervisão Arquitetônica E Coordenação De Projeto: Pienza Sostenible
  • Construção: ¡Échale! a tu casa
  • Vínculo Com A Comunidade: Fundación Origen
  • Mobiliário: Nomah
  • Arquitetos Responsáveis: Michel Rojkind, Ruth Diaz, Raúl Medina, Sergio Sousa, Victor Cruz, Elí Ambris, Mariana Rodriguez, Paola Monreal, Gustavo Guadarrama, Lorey Patlán, Carlos Espinosa
  • Cidade: Ocuilan de Arteaga
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Zaickz Moz & Oscar Hernández

Descrição enviada pela equipe de projeto. Após os terremotos de setembro de 2017, diferentes escritórios de arquitetura, designers e colaboradores, nacionais e internacionais, juntaram-se à ReConstruir México, um projeto apoiado pela Pienza Sostenible, que surgiu com o objetivo de unir forças para criar uma reconstrução consciente e sustentável. Dezessete meses após a tragédia, a Pienza Sostenible conseguiu administrar mais de 150 projetos de reconstrução em 6 estados graças ao apoio de diferentes doadores, agências e voluntários, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas que não apenas sofreram efeitos sobre seu patrimônio, mas apresentam sérios graus de vulnerabilidade e privação social.

© Zaickz Moz & Oscar Hernández
© Zaickz Moz & Oscar Hernández

De agosto de 2017 até hoje, um total de 16 casas foram entregues em Ocuilan, Estado do México. O projeto, promovido pela # LoveArmyMéxico, conta com o apoio da Fundación Origen, ¡Échale! a tu Casa, u Casa, Fideicomiso Fuerza México e PienZa Sostenible, compreendendo 50 casas unifamiliares projetadas por mais de 40 escritórios de arquitetura, bem como um Centro Comunitário, da T_O Arquitectura.

© Zaickz Moz & Oscar Hernández

Dedicada ao cultivo de plantas, a família Hernández é composta por três membros; Sra. Rosario, seu marido Mayolo e seu filho Íker, 4 anos de idade. Inicialmente, a casa de Rosario configurava-se por circulações ao ar livre que conectavam os diferentes espaços; sala de estar, sala de jantar, cozinha, banheiro, dormitórios. Entendemos essas circulações no exterior como cruzamentos acompanhados de vegetação, bem como passagens mescladas com seu entorno, relacionadas à conexão do interior com o exterior.

© Zaickz Moz & Oscar Hernández

Aludimos ao contexto paisagístico que circunda a casa de Rosario fazendo com que todos os enquadramentos visuais estivessem direcionados às copas das árvores e às flores magenta dos bouganvilles. As paisagens externas buscam ter um relacionamento constante com cada ambiente; descobre-se percorrendo, percebe-se ao caminhar, os caminhos levam à surpresa.

© Zaickz Moz & Oscar Hernández

No entanto, a topografia desempenha um papel muito interessante em termos de configuração dos espaços. Nós nos concentramos em criar múltiplas atmosferas e experiências de espaço através dos diferentes níveis.

© Zaickz Moz & Oscar Hernández

A residência Rosário é configurada através de cubos semi-obsoletos que se conectam através de circulações ao ar livre. Entendemos o alojamento da família Hernández como uma série de cubos enterrados na topografia. Nós gostamos de pensar que as fundações surgem e emanam da terra. Cada elemento gera sua própria identidade devido à diferença de altura entre eles; nenhum espaço é mais importante do que outro, concebemos todos com uma unidade. Cada ambiente está relacionado entre si a partir de aberturas centrais que fluem para um pátio, de modo que podemos comunicar visualmente as áreas.

© Zaickz Moz & Oscar Hernández

Consideramos as projeções sombreadas como elementos de proteção do usuário enquanto ele percorre a paisagem. Acreditamos que não é necessário recorrer a uma cobertura ou a uma parede do chão ao teto de um tipo hermético para conter ou abraçar, basta uma barreira de vegetação ou uma projeção de sombra para delimitar o espaço.

© Zaickz Moz & Oscar Hernández

Em cada um dos nossos projetos a luz desempenha um papel fundamental; nós gostamos de pensar que pintamos com luz o espaço, como uma tela em branco, onde desenhamos com luz e sombra. A residência Rosário convida o usuário a seguir a luz que vem das passagens externas através de suas aberturas para refletir e projetar em cada uma das suas paredes.

© Zaickz Moz & Oscar Hernández

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Rosário / DOSA STUDIO + Rojkind Arquitectos" [Casa Rosario / DOSA STUDIO + Rojkind Arquitectos] 01 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921002/residencia-rosario-dosa-studio-plus-rojkind-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.