Jolly Gastro Lab / Laje 54 Arquitetura

Jolly Gastro Lab / Laje 54 Arquitetura - Imagem 2 de 19Jolly Gastro Lab / Laje 54 Arquitetura - Cadeira, Janela, Banco, FachadaJolly Gastro Lab / Laje 54 Arquitetura - Mesa, Cadeira, Madeira, Janela, TerraçoJolly Gastro Lab / Laje 54 Arquitetura - Mesa, Madeira, Cadeira, Tijolo, Viga, JanelaJolly Gastro Lab / Laje 54 Arquitetura - Mais Imagens+ 14

São Carlos, Brasil
  • Arquitetos: Laje 54 Arquitetura; Laje 54 Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Levi Mori
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Atlas Concorde, Portobello
Mais informaçõesMenos informações
Jolly Gastro Lab / Laje 54 Arquitetura - Cadeira, Janela, Banco, Fachada
© Levi Mori

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado em uma esquina bastante movimentada da cidade, em um edifício que originalmente abrigava uma antiga mercearia. Com tijolos descascados e grandes aberturas em ferro preto, o Jolly Gastro Lab certamente é notado por quem ali passa. Laboratório (Lab) era a palavra chave, por isso o ambiente deveria ter essa cara de inacabado e desconstruído, em constantes experimentos e mudanças. A edificação deveria dar suporte ao foco principal do bar: os drinques e gastronomia diferenciada.

Jolly Gastro Lab / Laje 54 Arquitetura - Mesa, Cadeira, Tijolo
© Levi Mori

Dessa forma, a primeira coisa a ser pensada foi em como dar vida àquele grande salão e criar diferentes ambientes dentro de um só? Para isso, tomamos partido do perímetro da esquina, área que consideramos ser a mais nobre do prédio, para colocar a área do salão em forma de “L”. Assim, enquanto a cozinha e os banheiros ficariam no centro do prédio, as pessoas poderiam ficar sentadas bem perto da rua, vendo todo o movimento.

Jolly Gastro Lab / Laje 54 Arquitetura - Imagem 2 de 19
© Levi Mori
Planta - Layout
Jolly Gastro Lab / Laje 54 Arquitetura - Mesa, Tijolo, Cadeira
© Levi Mori

Dentro desse “L” criamos 4 formas diferentes de vivenciar o Gastro Lab, (alguns até ganharam apelidos carinhosos como o “cafofo”,  a “garagem” e a “mureta”): A “Garagem”, salão mais amplo com mesas de pinus e cadeiras escolares, abriga também a arte feita pelo artista plástico Eduardo Rodrigues diretamente nos blocos de cimento; O balcão do Bar, que sempre foi o nosso foco principal, deveria estar em evidência e engloba também a área dos sofás centrais (mureta); Já o “Cafofo” rebaixado e intimista – com duas mesas comunitárias ou para grupos maiores e bancos mais altos, fica um pouco mais resguardados pelas estantes metálicas.

Jolly Gastro Lab / Laje 54 Arquitetura - Mesa, Prateleira, Cadeira, Tijolo
© Levi Mori

A proposta do Jolly Gastro Lab foi, desde o início, ser um local diferente de tudo que havia na cidade. Onde as pessoas deveriam primeiramente se sentir à vontade, onde pudessem  ir tanto depois do trabalho quanto para celebrar alguma data especial. Ou, ainda, simplesmente tomar um drinque por meia hora ou passar a noite toda beliscando os mais variados pratos. Ou seja, um ambiente descontraído, mas ao mesmo tempo com o seu charme peculiar, que deixasse aquela vontade de “Quero voltar amanhã novamente!”.

Jolly Gastro Lab / Laje 54 Arquitetura - Mesa, Madeira, Cadeira, Tijolo, Viga, Janela
© Levi Mori

O rebaixo do forro no “cafofo”, a escolha da madeira pinus, da vegetação interna, a arte colorida, os lambe-lambes nas paredes e mesmo a iluminação foram responsáveis por dar o ar aconchegante do ambiente. O restante foi ambientado com materiais mais brutos, cimento, ferro, tijolos originais descascados e bloco de cimento aparente, com alguns pontos de leveza e claridade, como o revestimento branco do balcão, as pastilhas hexagonais no banheiro.

Jolly Gastro Lab / Laje 54 Arquitetura - Mesa, Tijolo, Cadeira
© Levi Mori

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Visc. de Inhaúma, 1305 - Centro, São Carlos - SP, 13560-190, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Jolly Gastro Lab / Laje 54 Arquitetura" 13 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920978/jolly-gastro-lab-laje-54-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.