Edifício Comercial Pentágono / On Architects Inc.

Edifício Comercial Pentágono / On Architects Inc.  - Imagem 2 de 35Edifício Comercial Pentágono / On Architects Inc.  - Imagem 3 de 35Edifício Comercial Pentágono / On Architects Inc.  - Imagem 4 de 35Edifício Comercial Pentágono / On Architects Inc.  - Imagem 5 de 35Edifício Comercial Pentágono / On Architects Inc.  - Mais Imagens+ 30

  • Arquitetos: On Architects Inc.
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  212
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Yoon Joonhwan
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas
  • Arquiteto Responsável: Woongsik-Jung
  • Área Do Terreno: 1063.0 m²
  • Área Construída Bruta: 487.27 m²
  • Cidade: Ulsan
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Comercial Pentágono / On Architects Inc.  - Imagem 3 de 35
© Yoon Joonhwan

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este terreno está localizado em Ganjeolgot, que é famoso por ser o local em que o sol nasce mais cedo em toda a Coreia, e está cercado por lotes reservados para a criação de um novo parque para o bairro, que não estão disponíveis para empreendimentos futuros. O projeto está localizado na colina mais alta do entorno, um ponto remoto mais distante das instalações comerciais existentes em Ganjeolgot, e nas proximidades deve ser construído um estacionamento público, que foi considerado na nossa proposta.

Edifício Comercial Pentágono / On Architects Inc.  - Imagem 6 de 35
© Yoon Joonhwan

Para o programa, o cliente pediu um edifício comercial (que era originalmente um café, mas mudou durante a construção para uma loja de franquia) e uma pousada. Queríamos não apenas atender às necessidades programáticas do cliente, mas recuperar o senso público da arquitetura, sugerindo um prédio comercial para aqueles que visitam o parque do bairro e o Ganjeolgot, como um complexo cultural misturado à vegetação.

Edifício Comercial Pentágono / On Architects Inc.  - Imagem 4 de 35
© Yoon Joonhwan

Devido ao baixo orçamento, evitamos um edifício de grande escala, mas criamos espaços vazios entre os volumes que podem se comunicar com o exterior e serem reconhecidos de qualquer lugar sem uma direção específica. Este processo de desenho trouxe um layout parecido com um pentágono. Além disso, essa qualidade permitirá que os futuros visitantes se aproximem da edificação desde qualquer lugar do parque. Nós esvaziamos o centro do local de forma irregular e criamos um espaço de café no 3º pavimento que circula ao longo dos limites projetando volumes programáticos para pousadas nos cantos abaixo, como pilares de apoio.

Edifício Comercial Pentágono / On Architects Inc.  - Imagem 35 de 35
Planta - primeiro pavimento
Edifício Comercial Pentágono / On Architects Inc.  - Imagem 27 de 35
Corte 02

O pátio central pentagonal é mediado com os espaços vazios entre o térreo e o primeiro pavimento, interligados novamente com a circulação externa, para que a luz que entra nos espaços intermediários reflita na água, dentro e fora do térreo, criando assim uma sensação de profundidade e mistério. Queríamos que os usuários sentissem as mudanças da luz e do mar nos vários espaços internos e externos. Quer dizer, nós queríamos que eles não estivessem contidos dentro da sua circulação interna, mas utilizassem vários espaços internos e externos, onde muitos visitantes podem planejar e realizar exposições, eventos culturais e performances, de modo a usar o café como um espaço cultural e não apenas um espaço comercial simples. Provavelmente, quando a vizinhança receber o parque, em pouco tempo esse prédio terá um potencial maior do que agora.

Edifício Comercial Pentágono / On Architects Inc.  - Imagem 14 de 35
© Yoon Joonhwan

Pretendíamos combinar diferentes funções em uma e utilizar no café o conceito de circulação esperando que ele fosse usado também como mirante quando o parque estiver construído. Quem visita este lugar quer ver o mar e o nascer do sol, assim, propusemos uma construção de três pavimentos e convencemos o cliente a posicionar o café no terceiro pavimento (dentro do limite de altura de 11 metros). O cliente foi contra essa ideia no início, já que diminuiria a acessibilidade comercial. No entanto, conseguimos persuadi-lo após uma longa tentativa. Assim, fomos capazes de criar espaços ao ar livre no 1º e 2º pavimento, que servem para fazer conexões visuais entre o pátio pentagonal e o espaço externo do prédio em várias direções.

Edifício Comercial Pentágono / On Architects Inc.  - Imagem 18 de 35
© Yoon Joonhwan

Esperamos que este pentágono crie uma nova possibilidade de mostrar como a arquitetura pode ser poderosa quando se estabelece como um complexo cultural considerando o público, embora seja um edifício comercial que poderia ser facilmente alienado da qualidade do espaço urbano.

Edifício Comercial Pentágono / On Architects Inc.  - Imagem 17 de 35
© Yoon Joonhwan

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ulsan, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Comercial Pentágono / On Architects Inc. " [Pentagon Commercial Building / On Architects Inc.] 13 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920855/edificio-comercial-pentagono-onarchitecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.