Academia Escola Unileão / Lins Arquitetos Associados

Academia Escola Unileão / Lins Arquitetos Associados - Janela, JardimAcademia Escola Unileão / Lins Arquitetos Associados - Tijolo, Fachada, JanelaAcademia Escola Unileão / Lins Arquitetos Associados - Imagem 4 de 46Academia Escola Unileão / Lins Arquitetos Associados - Tijolo, Fachada, JardimAcademia Escola Unileão / Lins Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 41

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  965
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joana França
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bendermix, Coper Vidros, Isoeste, Olaria Cemonte
  • Arquitetos Responsáveis: Cintia Lins, George Lins
  • Estagiários: Gabriela Brasileiro, Camila Tavares, Hanna dos Santos, Samuel Melo, Alice Teles, Paula Thiers
  • Construção: Ampla Engenharia
  • Cidade: Lagoa Seca
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Academia Escola Unileão / Lins Arquitetos Associados - Imagem 6 de 46
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. A academia-escola da Unileão está situada na cidade de Juazeiro do Norte / Ceará, região do Cariri, no meio do sertão nordestino. Ela serve de apoio ao curso de Educação Física do Centro Universitário atendendo aos alunos e funcionários da instituição.

Academia Escola Unileão / Lins Arquitetos Associados - Fachada
© Joana França

O edifício foi acomodado em um platô pré-existente que direcionou sua implantação no sentido Leste-Oeste, ou seja, com grandes fachadas expostas à uma maior incidência solar todos os dias do ano. Essa situação não é a ideal para o clima semiárido brasileiro, por isso foram aplicadas estratégias de conforto ambiental para diminuir a temperatura no interior da edificação.

Academia Escola Unileão / Lins Arquitetos Associados - Imagem 8 de 46
© Joana França
Academia Escola Unileão / Lins Arquitetos Associados - Imagem 39 de 46
Planta - Pavimento Térreo
Academia Escola Unileão / Lins Arquitetos Associados - Fachada
© Joana França

O conjunto é formado por cinco círculos de raio 7.80 metros, sendo 6.00 metros de área útil e 1.80 metros de jardins. Cada círculo funciona como uma célula de setorização das atividades na qual temos duas destinadas às práticas de musculação, uma para a recepção e cantina, uma para a prática de atividades aeróbicas e a última para áreas de serviço e administração como banheiros, depósitos, coordenação e sala de avaliação. Cada célula se conecta diretamente com a outra formando um conjunto alongado de aproximadamente 64 metros de comprimento. Três varandas ajudam na conexão dessas células e servem, ora para marcar o acesso principal da academia, ora para o apoio ao treinamento funcional.

Academia Escola Unileão / Lins Arquitetos Associados - Janela
© Joana França

Como forma de minimizar a incidência de luz solar diretamente no interior da edificação todas as fachadas foram pensadas em três camadas. A primeira delas, mais externa, tem como função filtrar a luz solar e é composta por uma paginação de tijolos cerâmicos maciços espaçados uns dos outros. Essa paginação traz tridimensionalidade à fachada além de criar um efeito de luz e sombra bem interessante. A segunda camada é composta por um jardim interno, com espécies vegetais adaptadas ao clima da região e que contribuem para gerar um microclima agradável. Por fim, a terceira camada, um pano de esquadrias pivotantes de vidro incolor que permitem refrigerar a academia caso seja necessário.

Academia Escola Unileão / Lins Arquitetos Associados - Imagem 14 de 46
© Joana França
Academia Escola Unileão / Lins Arquitetos Associados - Imagem 43 de 46
Corte BB
Academia Escola Unileão / Lins Arquitetos Associados - Imagem 44 de 46
Corte CC
Academia Escola Unileão / Lins Arquitetos Associados - Imagem 4 de 46
© Joana França

A coberta é composta por telhas termo-acústicas protegendo o interior do edifício do calor excessivo. O concreto aparente e o tijolo cerâmico maciço na sua cor natural são os materiais que se destacam. O piso utilizado é o industrial e todas as instalações são aparentes trazendo um caráter fabril ao interior do ambiente.

Academia Escola Unileão / Lins Arquitetos Associados - Cadeira
© Joana França

Em síntese, o edifício se propõe a racionalizar a distribuição espacial, promovendo uma leitura fácil da setorização, ao mesmo passo que explora os estímulos tátil e visual através dos materiais, dos efeitos de luz e sombra e da vegetação, contribuindo com o conforto e permanência dos usuários.

Academia Escola Unileão / Lins Arquitetos Associados - Tijolo, Fachada, Janela
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Maria Leticia Pereira - Lagoa Seca, Juazeiro do Norte - CE, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Academia Escola Unileão / Lins Arquitetos Associados" 01 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920845/academia-escola-unileao-lins-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.