Apartamento PK / ZALC Arquitetura

Apartamento PK / ZALC Arquitetura - Bancada, Cadeira, Viga, JanelaApartamento PK / ZALC Arquitetura - Imagem 3 de 35Apartamento PK / ZALC Arquitetura - Sofá, Janela, Viga, Dormitório, CamaApartamento PK / ZALC Arquitetura - Cadeira, MesaApartamento PK / ZALC Arquitetura - Mais Imagens+ 30

  • Arquitetos: ZALC Arquitetura; ZALC Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  48
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nathalie Artaxo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe, Alonso Marmoraria, AutoDesk, Chaos Group, Codex Home, Dpot, Essencia Móveis, Estudio Iludi, Eva Soban, Google, La Lampe, Luiz Pedrazzi, Mr Cryl Cinza, Nogueira Americana, Pedra Paulista, Phenicia Concept, Protecnica, Studio Gustavo Dias, Studio Uzum, Traço Objetos, +1
Apartamento PK / ZALC Arquitetura - Janela
© Nathalie Artaxo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Apartamento com metragem reduzida projetado para jovem solteiro que adora receber amigos e familiares, e adora dar festas. Por ser o seu primeiro apartamento, não podia investir muito. O maior desafio foi conseguir desenvolver um projeto rico em design e em detalhes, e que coubesse no bolso do cliente. Ao finalizar, pudemos perceber que nem sempre é necessário gastar muito para desenvolver um projeto rico em detalhes. O apartamento tem estilo contemporâneo, evidenciado nas cores, nos jogos de bancadas e nichos, e tem também uma pegada industrial, já que foi utilizado o cimento queimado no piso, os tijolos rústicos na parede, o relógio de trem, e o neon, no bar.

Apartamento PK / ZALC Arquitetura - Mesa, Cadeira, Dormitório
© Nathalie Artaxo

A integração de todos os ambientes foi um fator importante. Foi utilizado o mesmo piso em todo o apartamento, fazendo com que não tivesse nenhum ambiente demarcado. Não se sabe onde termina a cozinha e começa o bar, e quando o bar se torna o living, ou quando o living vira a sala de jantar no terraço. A parede de tijolos, que pega toda a extensão da parede principal do apartamento, também demarca essa integração. Foi criado este jogo com os tijolos ao chegar no terraço, porque não podíamos alterar a fachada da edificação, e foi uma solução interessante para conseguirmos manter o uso do tijolo, sem demarcar onde começaria o terraço.

Apartamento PK / ZALC Arquitetura - Bancada, Cadeira, Viga, Janela
© Nathalie Artaxo

A estante com nichos logo na entrada recebe as visitas com objetos e plantas que mesclam cores e formas, e conecta todo o apartamento através do jogo de aparadores e bancos, que se torna tanto o móvel para os equipamentos da TV, como o banco de apoio para a mesa de jantar. O lavatório flutua, desafiando a gravidade. Notem que ele está fixado somente na parede lateral. Para isso, foi necessária uma estruturação metálica engastada na parede lateral, de onde vem todos os pontos hidráulicos. O espelho superior também parece flutuar, na mesma ideia, através da estrutura em ferro preto, que forma o toalheiro. Entre o quarto e o living, o jogo de nichos que esconde as costas do sofá e o relógio de trem demarcam sem uma barreira visual onde se inicia o quarto, que fica integrado com o apartamento.

Apartamento PK / ZALC Arquitetura - Mesa, Bancada, Cozinha, Viga
© Nathalie Artaxo
Planta - Layout
Apartamento PK / ZALC Arquitetura - Tijolo, Bancada, Viga
© Nathalie Artaxo

Na cabeceira em madeira Nogueira, foi apoiada uma fotografia de uma porta amarela, fazendo uma alusão para este quarto que não possui porta, por ser integrado com a sala. Na cozinha, quisemos fugir do convencional dando movimento e assimetria para as cavas amarelas na marcenaria, que se destacam no fundo todo preto.

Apartamento PK / ZALC Arquitetura - Mesa, Dormitório, Viga, Cama
© Nathalie Artaxo

Já a lavanderia, fica camuflada por trás da porta de correr amarela, que quando fechada, parece um painel. O bar, que é o centro do projeto, tem como destaque o neon, muito utilizado em bares e restaurantes no início do século XX, e hoje muito utilizado na decoração.

Apartamento PK / ZALC Arquitetura - Imagem 3 de 35
© Nathalie Artaxo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bela Vista, São Paulo - São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento PK / ZALC Arquitetura" 08 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920544/apartamento-pk-zalc-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.