Apartamento Brooklin Paulista / Ricardo Abreu Arquitetos

Apartamento Brooklin Paulista / Ricardo Abreu Arquitetos
  • Arquitetos: Ricardo Abreu Arquitetos; Ricardo Abreu Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  30
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marco Antônio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ACABAMAX, Atlas Concorde, Brastemp, CARZIG, Deca, Diamond tornerias, Docol, Dpot Objetos, Dunelli, JB Goldenberg - Escritório de Arte, LEVEL, LG Electronics, Marché Art de Vie, Micasa, Porto Design, Roca, SULFRIO, Silvestre Vidros, Top Marmore, Top mármores, +3
Apartamento Brooklin Paulista / Ricardo Abreu Arquitetos - Cadeira, Prateleira, Mesa, Bancada
© Marco Antônio

Descrição enviada pela equipe de projeto. São Paulo foi a inspiração para este projeto. O casal natural de Rondônia, que já morava no interior paulista, viu a necessidade de montar um apartamento pequeno para uso esporádico na capital, e fugir da impessoalidade dos hotéis. O projeto foi minuciosamente planejado para atender todas as necessidades do casal, e como resultado eles decidiram mudar definitivamente. O grande desafio foi otimizar em 30m² de área total deste apartamento todas as necessidades garantindo conforto e praticidade. Apesar do pouco espaço, preto e cinza foram as cores predominantes escolhidas para as paredes, bancadas em pedra, detalhes na marcenaria e mobiliário, mas isso só foi possível pela abundante iluminação natural proporcionada pela grande abertura da sacada que foi totalmente integrada ao dormitório/sala.

Apartamento Brooklin Paulista / Ricardo Abreu Arquitetos - Bancada, Cozinha, Pia, Dormitório
© Marco Antônio

O destaque do projeto está na marcenaria projetada que recebe nichos pretos e brancos em tamanhos variados, compondo uma releitura da forma geometrizada do estado de São Paulo, o estado escolhido pelo casal para viver. Em frente ao armário, uma estrutura metálica suspensa corre sob trilho e permite que a tv seja vista da cama e também do jantar. Isso garantiu mais espaço na marcenaria para otimizar em cada porta, o lugar necessário para guardar roupas, objetos diversos, mantimentos e até uma lavanderia, que também acontece dentro do armário com uma mini-lavadora de roupas. Toda a base dos armários foi aproveitada como gavetões compridos para armazenar objetos, e um deles serviu como caminha para os dois cachorros do casal.

Apartamento Brooklin Paulista / Ricardo Abreu Arquitetos - Janela, Viga
© Marco Antônio
Planta - Layout
Apartamento Brooklin Paulista / Ricardo Abreu Arquitetos - Mesa, Bancada, Cadeira
© Marco Antônio

As paredes foram revestidas com pedras rústicas naturais na cor preta, um revestimento comumente utilizado em áreas externas, mas que garantiu um clima aconchegante e acolhedor. O terraço gourmet foi transformado em cozinha e jantar e totalmente integrado ao dormitório. Ainda na cozinha foi projetada uma estrutura aramada permitindo maior transparência e sensação de amplitude. Esta estrutura abraça os dois lados da cozinha, aproveitando as costas da viga existente para armazenar utensílios, livros e objetos. 

Apartamento Brooklin Paulista / Ricardo Abreu Arquitetos - Janela, Cama, Dormitório, Viga
© Marco Antônio

O banheiro original foi aumentado para melhor conforto na área do chuveiro, originalmente muito pequena. No box foi utilizado o mesmo revestimento em pedra aplicado nas demais paredes do apartamento - em espaços tão reduzidos, a pouca variedade de materiais escolhidos permite uma melhor integração e unidade entre os ambientes. A iluminação prioriza a luz natural, e o projeto luminotécnico contempla diversas cenas criadas para os espaços que são multiusos. Uma sanca em gesso percorre todo o perímetro do dormitório/sala garantindo uma iluminação indireta, suave e aconchegante, e preserva em toda a área central do apartamento o pé direito ampliado.

Apartamento Brooklin Paulista / Ricardo Abreu Arquitetos - Janela, Bancada
© Marco Antônio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Brooklin, São Paulo - São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Brooklin Paulista / Ricardo Abreu Arquitetos" 09 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920538/apartamento-brooklin-paulista-ricardo-abreu-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.