Restaurante Garden Hotpot / MUDA-Architects

Restaurante Garden Hotpot / MUDA-Architects - Imagem 2 de 19Restaurante Garden Hotpot / MUDA-Architects - Imagem 3 de 19Restaurante Garden Hotpot / MUDA-Architects - Imagem 4 de 19Restaurante Garden Hotpot / MUDA-Architects - Imagem 5 de 19Restaurante Garden Hotpot / MUDA-Architects - Mais Imagens+ 14

Chengdu, China
  • Arquitetos: MUDA-Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Arquiteto Responsável: Yun Lu
  • Equipe De Projeto: Yun Lu, Jiandan Xu, Qiming Sun, Xue Chen, Yixiu He, Xiaoqiao Liu, Dian Rong, Shangyun Zhou
  • Unidade De Supervisão De Construção: Chufeng Architectural Decoration Design Co., Ltd
  • Equipe De Supervisão De Construção: Xianyong Wu, Fei Jiang, Wenjie Tang, Songlin Li
  • Equipe De Construção: Hao Chen, Chuangui Zhou, etc.
  • Cidade: Chengdu
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Restaurante Garden Hotpot / MUDA-Architects - Imagem 2 de 19
Imagem Cortesia de MUDA-Architects

Descrição enviada pela equipe de projeto. O clima quente e ambiente calmo da cidade de Chengdu faz dela um ímã turístico no sudoeste da China. E o "fondue chinês" (hotpot), como parte das características culturais locais, tornou-se sinônimo de Chengdu, não sendo apenas um item da cultura alimentar, mas também um estilo de vida e de lazer. No final de 2018, a MUDA-Architects recebeu uma comissão de projeto de renovação no Distrito de Sansheng, Chengdu. O Distrito de Sansheng está localizado no subúrbio de Chengdu, conhecido como "pulmão verde de Chengdu", com condições naturais únicas e recursos ecológicos. A MUDA aproveita esta oportunidade para integrar a cultura do hotpot com o ambiente ecológico natural, criando um restaurante que respeita a ecologia original e está em consonância com o estilo de consumo moderno.

Restaurante Garden Hotpot / MUDA-Architects - Imagem 3 de 19
Imagem Cortesia de MUDA-Architects

O Restaurante Garden Hotpot fica no interior do distrito de Sansheng, cercado por um lago de lótus, escondido em uma floresta de eucalipto. Com a premissa de respeitar ao máximo o ambiente natural, a MUDA decidiu eliminar a escala arquitetônica, deixando de fora as paredes, usando apenas pilares e painéis para esconder levemente o edifício na floresta, permitindo que o edifício se integre suavemente ao local e delineie a forma do lago de uma forma leve e pacífica.

Restaurante Garden Hotpot / MUDA-Architects - Imagem 15 de 19
Master plan

A construção se forma ao longo do lago, parecendo com os vapores e fumaças das panelas fervendo entre os pilares e as árvores. As colunas delgadas são distribuídas uniformemente em ambos os lados e a curva da cobertura forma várias oportunidades de pontos de observação transparentes, de modo que diferentes vistas podem ser apreciadas durante toda a caminhada. A plataforma inferior dialoga com a curva do telhado, e o mesmo método é usado no projeto para fazer referências a esses elementos, demonstrando a consistência e a integridade de todo o espaço.

Restaurante Garden Hotpot / MUDA-Architects - Imagem 9 de 19
Imagem Cortesia de MUDA-Architects

No total, o edifício tem um perímetro de 290 metros, com altura de 3 metros e a largura varia com o ambiente natural circundante. A plataforma é feita de madeira anti-corrosiva, e o telhado é feito de chapa de aço galvanizado, revestida com tinta fluorocarbonada branca, que complementa o ambiente exuberante circundante. Uma série de colunas de aço com diâmetro de 88 mm é usada como estrutura de suporte, misturando-se aos troncos retos dos eucaliptos e desaparecendo na natureza. O guarda-corpo curvo de madeira à beira do lago foi construído para que os clientes aproveitem a vista e a proximidade com o lago, que também os aproxima da natureza.

Restaurante Garden Hotpot / MUDA-Architects - Imagem 10 de 19
Imagem Cortesia de MUDA-Architects
Restaurante Garden Hotpot / MUDA-Architects - Imagem 5 de 19
Imagem Cortesia de MUDA-Architects

O ambiente natural do terreno é lindo, mas complexo. Dezenas de eucaliptos precisavam ser preservados e o terreno é tortuoso, com uma queda máxima de quase 2 metros. A fim de respeitar o ambiente natural e minimizar a intervenção humana no terreno, a MUDA realizou um mapeamento manual e registro do local pessoalmente; assim, o edifício foi projetado de acordo com a localização dos eucaliptos e do lago. Além disso, a forma curva do telhado foi projetada de acordo com as características e função do local.

Restaurante Garden Hotpot / MUDA-Architects - Imagem 4 de 19
Imagem Cortesia de MUDA-Architects

Ao mesmo tempo, essa é também uma experiência para a MUDA em arquitetura de pequena escala e baixo custo. A equipe de construção e os trabalhadores locais não possuíam conhecimento e ferramentas profissionais. Para garantir a qualidade, os arquitetos simplificaram nós estruturais complexos e fizeram ajustes estratégicos de uma forma que os trabalhadores pudessem entender. Todo o edifício aplicou a tecnologia de soldagem de estrutura de aço, o que encurtou muito o período de construção e reduziu o custo.

Restaurante Garden Hotpot / MUDA-Architects - Imagem 11 de 19
Imagem Cortesia de MUDA-Architects
Restaurante Garden Hotpot / MUDA-Architects - Imagem 12 de 19
Imagem Cortesia de MUDA-Architects

A primeira fase, concluída em abril, está aberta ao público e é altamente integrada à natureza. O edifício é leve e transparente. Os usuários sentam-se ao redor do lago, e a paisagem permeia todo o espaço, iniciando uma romântica e maravilhosa excursão ecológica.

Restaurante Garden Hotpot / MUDA-Architects - Imagem 6 de 19
Imagem Cortesia de MUDA-Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Chengdu, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante Garden Hotpot / MUDA-Architects" [Garden Hotpot Restaurant / MUDA-Architects] 23 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920510/restaurante-garden-hotpot-muda-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.