Casa Julieta / Steck Arquitetura

Casa Julieta / Steck Arquitetura - Janela, FachadaCasa Julieta / Steck Arquitetura - Imagem 3 de 35Casa Julieta / Steck Arquitetura - FachadaCasa Julieta / Steck Arquitetura - FachadaCasa Julieta / Steck Arquitetura - Mais Imagens+ 30

Piracicaba, Brasil
  • Arquitetos: Steck Arquitetura; Steck Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  643
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adriano Pacelli
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, Brarewood, Saint-Gobain, Scholl Móveis Planejados, Weiku
Mais informaçõesMenos informações
Casa Julieta / Steck Arquitetura - Janela, Fachada
© Adriano Pacelli

Descrição enviada pela equipe de projeto. Implantada em terreno de esquina, abre-se para a paisagem pelos quatro pontos cardinais. As esquinas são livres e transparentes, porém possui toda a circulação interna e percurso íntimo protegidos. A casa se distribui em três pavimentos: o térreo onde acontece todo o convívio social, o superior - íntimo - e o pavimento inferior, onde ficam garagem, depósito e equipamentos de manutenção. O teto inclinado e curvo da área social dá amplitude e ao mesmo tempo aconchega. Com um generoso balanço de 3 metros que convida e protege quem da casa se aproxima para sua entrada principal. O concreto consegue ser inserido com leveza através de lajes inclinadas e minimamente curvas delicadamente inseridas na paisagem, livres e soltas da casa.

Casa Julieta / Steck Arquitetura - Janela, Fachada
© Adriano Pacelli
Planta - Pavimento Térreo
Casa Julieta / Steck Arquitetura - Cadeira
© Adriano Pacelli

Adequada ao clima tropical da região, projetamos a piscina de tal modo que ela tem áreas de sol e de sombra para amenizar o calor e o sol em determinados horários e estações do ano, dentro da água. Criamos, de um lado, um pergolado para sombreamento e descanso dentro da água, e de outro, exposição contínua ao sol com prainha e deck. Projetamos degraus que saem dos terraços e avançam em direção a piscina adentrando-a por todos os níveis, possibilitando a caminhada suave durante todo o percurso dentro d’água, degrau por degrau, criando pequenos pátios internos dentro da piscina em seus diferentes patamares até chegar na raia de natação.

Casa Julieta / Steck Arquitetura - Imagem 3 de 35
© Adriano Pacelli

Visando a sustentabilidade do projeto especificamos: coletores solares para aquecimento de água, painéis fotovoltaicos para geração de energia elétrica, sistema de captação de água de chuva para irrigação do jardim, grandes beirais e lajes jardins para maior conforto térmico em algumas coberturas, vidros duplos para maior conforto termo-acústico, brises com aletas móveis que controlam insolação e ventilação além de elevador para acessibilidade.

Casa Julieta / Steck Arquitetura - Mesa, Bancada, Viga, Cadeira
© Adriano Pacelli

Projetamos o pergolado e alguns de seus pilares em madeira laminada colada (MLC), protegida por rufos metálicos para sombreamento de parte da piscina. Usamos concreto aditivado nas lajes curvas e inclinadas para impermeabilização. Projetamos alguns vãos envidraçados, frestas e rasgos nas lajes, estrategicamente localizados, para entrar claridade durante o dia ou para apreciar a lua à noite.

Casa Julieta / Steck Arquitetura - Fachada
© Adriano Pacelli

"Frestas. Pausas. Vislumbres de um instante em suspensão. As frestas nos induzem a entreolhar. Ou a olhar com mais atenção para podermos ver.” (CALZAVARA, Ana. Frestas). Trabalhamos com frestas, sejam elas entre as lajes, nas aberturas superiores, na abertura ovalada superior da adega de pé direito duplo, nas persianas de aletas móveis. Frestas por entre as pérgolas de madeira sobre o terraço, sobre a piscina, sobre o jardim. Pergolados, terraços, salas, copa, varanda com churrasqueira, espaços que podem ser fechados ou totalmente abertos por grandes caixilhos de vidro duplo/painéis que se recolhem possibilitando integração total e/ou espaços de transição, cotidiano. Respeitando a geografia, a casa não se insere como um bloco abrupto nesse entorno, mas se sobressai pela delicadeza singela de sua cobertura, assentando-se sutilmente.

Casa Julieta / Steck Arquitetura - Viga, Fachada, Pilar
© Adriano Pacelli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Julieta / Steck Arquitetura" 06 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920495/casa-julieta-steck-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.