Apartamento nos Olivais / Atelier Pupa

Apartamento nos Olivais / Atelier Pupa - Imagem 2 de 26Apartamento nos Olivais / Atelier Pupa - Imagem 3 de 26Apartamento nos Olivais / Atelier Pupa - Imagem 4 de 26Apartamento nos Olivais / Atelier Pupa - Imagem 5 de 26Apartamento nos Olivais / Atelier Pupa - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: Atelier Pupa
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  130
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:do mal o menos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  JRBOTAS, Koklatt
Apartamento nos Olivais / Atelier Pupa - Imagem 22 de 26
© do mal o menos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento onde incidiu a intervenção localiza-se num edifício característico da urbanização dos Olivais, com uma estrutura evidente de viga e pilar. A premissa do projecto teve como base a transformação de um imóvel que se apresentava ainda na sua forma e materiais originais, escura e compartimentada, num apartamento com espaços mais fluídos, uma organização mais clara e maior luminosidade.

Apartamento nos Olivais / Atelier Pupa - Imagem 17 de 26
© do mal o menos

Um dos pedidos dos clientes consistia numa cozinha com maior relação com a sala de jantar / sala de estar, uma instalação sanitária social próxima das áreas socias e uma instalação sanitária que servisse os quartos localizada numa zona mais privada da casa.

Apartamento nos Olivais / Atelier Pupa - Imagem 9 de 26
© do mal o menos
Apartamento nos Olivais / Atelier Pupa - Imagem 26 de 26
Planta
Apartamento nos Olivais / Atelier Pupa - Imagem 11 de 26
© do mal o menos

Neste sentido, o primeiro gesto foi separar de alguma forma (mantendo a relação) a zona considerada mais social e a zona mais privada, sendo esta separação feita por um plano de correr até ao tecto. Contudo a carpintaria que marca a sala e divide os espaços, prolonga-se também para a zona de quartos, criando arrumação e uma comunicação entre as duas áreas, que têm uma leitura independente se a porta de correr estiver fechada e uma leitura contínua se a porta estiver aberta.

Apartamento nos Olivais / Atelier Pupa - Imagem 25 de 26
© do mal o menos

Demoliu-se parte da parede da cozinha, ganhando-se amplitude e abertura para os restantes espaços, mas podendo ser fechada através de uma porta de correr existente que foi recolocada. Perto da cozinha e da instalação sanitária social localiza-se um escritório e na área privativa os dois quartos, bem como a instalação sanitária, onde a arrumação é feita através de nichos na parede, que criam uma composição dinâmica e servem para arrumação.

Apartamento nos Olivais / Atelier Pupa - Imagem 15 de 26
© do mal o menos

O apartamento ganhou amplitude, uma organização mais clara e fluída e maior luminosidade.

Apartamento nos Olivais / Atelier Pupa - Imagem 24 de 26
© do mal o menos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento nos Olivais / Atelier Pupa" 30 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920442/apartamento-nos-olivais-atelier-106> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.