Pavilhão Videiras / gru.a

Pavilhão Videiras / gru.a - FlorestaPavilhão Videiras / gru.a - VigaPavilhão Videiras / gru.a - Cadeira, TerraçoPavilhão Videiras / gru.a - Janela, Viga, Terraço, FlorestaPavilhão Videiras / gru.a - Mais Imagens+ 7

  • Arquitetos: gru.a; gru.a
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Federico Cairoli
  • Projeto Estrutural: Rodrigo Affonso
  • Projeto De Iluminação: Maneco Quinderé
  • Construtor: Aleandro Souza da Silva
  • Arquitetos Responsáveis: Caio Calafate, Pedro Varella, Sergio Garcia-Gasco, André Cavendish
  • Cidade: Araras
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Pavilhão Videiras / gru.a - Floresta
© Federico Cairoli

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para o pavilhão das videiras partiu da premissa de disponibilizar um espaço aberto e, ao mesmo tempo, protegido do forte sol e chuva que incidem sobre a região. Localizada num platô pré-existente, a edificação foi pensada em função de sua relação com a única casa situada no terreno e com o vale sobre o qual se debruça, ativando o espaço intermediário entre as duas edificações ao mesmo tempo que oferece uma nova visada da exuberante geografia local. Os espaços se organizam a partir de quatro módulos estruturais de medidas idênticas: 3x4,5 metros, cada qual com 13,5m² de área.

Pavilhão Videiras / gru.a - Floresta
© Federico Cairoli

O primeiro módulo, mais próximo à construção pré-existente, foi projetado para concentrar qualidades que o aproximam de um jardim externo, com piso em nível com o exterior e revestido com dormentes de madeira implantados diretamente sobre o solo de terra. Neste módulo estão instaladas duas redes de deitar. O segundo módulo recebeu um tratamento de piso com estrutura de madeira vazada e uma grande mesa para refeições em grupo, enquanto o terceiro recebeu os equipamentos de cozinha assentados sobre laje em concreto pré-fabricado. No quarto e ultimo módulo foram alocados os ambientes fechados por muros de alvenaria portante: sauna, banheiro e depósito de lenha.

Pavilhão Videiras / gru.a - Viga
© Federico Cairoli

Os quatro módulos totalizam 54m² e são protegidos por uma generosa cobertura metálica em uma única água. O grande plano de cobertura se inclina suavemente em direção ao vale, trazendo para o espaço interior a presença da encosta que se ergue paralelamente à nova construção. Uma trama de elementos estruturais em madeira foi dimensionada para explorar os máximos vãos permitidos pela cobertura metálica, gerando beirais que protegem a circulação interna da incidência do sol e da chuva. A associação de diferentes sistemas estruturais se dá de maneira a explorar as características de cada um deles.

Pavilhão Videiras / gru.a - Cadeira, Terraço
© Federico Cairoli
Cortes
Pavilhão Videiras / gru.a - Viga
© Federico Cairoli

As fundações foram construídas em concreto moldado in-loco, facilitando seu processo construtivo e isolando os demais elementos construtivos da forte umidade do local. Os pilares e vigas são formados por peças de madeira maciça que exploram as limitações e medidas usuais para esse sistema: pilares de 3 metros de comprimento e vigas de 6 metros. Na área da sauna os pilares de madeira são substituídos por muros em alvenaria estrutural conectados por lajotas em concreto pré-fabricados. Todas as ligações entre a trama de madeira superior e os elementos verticais - pilares e muros em alvenaria - foram realizados com uma simples peça metálica em formato de “U” que garantem a suave inclinação da cobertura metálica. 

Pavilhão Videiras / gru.a - Janela, Viga, Terraço, Floresta
© Federico Cairoli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:RJ-117, Km 18 - Araras, Petrópolis - RJ, 25725-029, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Pavilhão Videiras / gru.a" 09 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920426/pavilhao-videiras-gr> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.