A Casa do Arqueólogo / LCA architetti / luca compri architetti

A Casa do Arqueólogo / LCA architetti / luca compri architetti - Mais Imagens+ 16

Varese, Itália
© Simone Bossi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício é uma residência unifamiliar projetada especificamente para um arqueólogo. O volume é um paralelepípedo simples, com uma base retangular na qual se inseriram e fixaram outros blocos de formato cúbico, completamente revestidos em pedra.

© Simone Bossi

Do ponto de vista material, o edifício remete às texturas de tijolos das antigas paredes e as grandes pedras cortadas que frequentemente interrompiam as aberturas como lintéis ou pedras angulares.

© Simone Bossi

Nesta casa, substituímos os tijolos por blocos de concreto estriados reutilizados e a pedra por peças de mármore e blocos de travertino. O edifício conta com dois pavimentos: no térreo há um grande e luminoso salão com uma cozinha, uma sala de jantar e um pequeno banheiro; no pavimento superior encontram-se os dormitórios, dois banheiros principais e o escritório particular do cliente.

© Simone Bossi

Todas as janelas interagem com a paisagem circundante caracterizada por vinhas e campos cultivados. Os materiais utilizados são todos recuperados de pedreiras desativadas ou aterros de materiais de construção. O edifício também foi melhor isolado para reduzir o consumo de energia ao mínimo possível.

Cortes
Plantas

De um ponto de vista arquitetônico: queríamos projetar um edifício contemporâneo reinterpretando o antigo; queríamos um edifício mineral simples e primitivo, capaz de vibrar diferentemente na luz de manhã, tarde e noite; queríamos recuperar materiais que não são mais usados para dar uma nova vida e reduzir o impacto no meio ambiente; queríamos uma casa cheia de luz em seu interior doméstico.

© Simone Bossi

Simplesmente, queríamos dar a nosso cliente uma casa que tivesse sua alma e suas paixões pela história e a arqueologia.

© Simone Bossi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "A Casa do Arqueólogo / LCA architetti / luca compri architetti" [The House of the Archeologist / LCA architetti / luca compri architetti] 18 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920364/a-casa-do-arqueologo-lca-architetti-luca-compri-architetti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.