Casa rural VB / Lucas y Hernández-Gil

Casa rural VB / Lucas y Hernández-Gil - Imagem 2 de 41Casa rural VB / Lucas y Hernández-Gil - Imagem 3 de 41Casa rural VB / Lucas y Hernández-Gil - Imagem 4 de 41Casa rural VB / Lucas y Hernández-Gil - Imagem 5 de 41Casa rural VB / Lucas y Hernández-Gil - Mais Imagens+ 36

Villalba de los Barros, Espanha
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  380
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Hevia
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  &Tradition, Flos, Kresta Design, Normann Copenhagen
  • Arquitetos Responsáveis: Cristina Domínguez Lucas, Fernando Hernández-Gil Ruano
  • Colaboradores: Lucía Balboa Domínguez, Raquel Quirós
  • Clientes: La Hermandad de Villalba
  • Cidade: Villalba de los Barros
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa rural VB / Lucas y Hernández-Gil - Imagem 17 de 41
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Villalba de los Barros é uma pequena cidade ao sul de Extremadura, na região de Tierra de Barros, uma enorme extensão de videiras ao longo de uma paisagem suavemente ondulada que se destaca pela cor vermelha intensa das terras argilosas que lhe dão nome. Sobre a planície, se destaca a torre do antigo castelo de Villalba, uma construção fortificada dos tempos de fronteira na Reconquista, que domina a pequena cidade de pequenas casas caiadas. Uma destas casas, talvez a mais singular, localizada na praça principal e construída no século XVIII, é o ponto de partida para nosso projeto.

Casa rural VB / Lucas y Hernández-Gil - Imagem 3 de 41
© José Hevia
Casa rural VB / Lucas y Hernández-Gil - Imagem 28 de 41
Plantas
Casa rural VB / Lucas y Hernández-Gil - Imagem 9 de 41
© José Hevia

Trata-se de uma hospedaria rural que se adapta com muito respeito à arquitetura original, dando valor e realçando todas as características originais perdidas com o passar dos tempos, mas também adotando e incorporando o novo uso e suas demandas a partir de uma perspectiva contemporânea. A casa, de dois pavimentos, possui uma configuração típica, com três galerias de parede estrutural e abóboda no térreo, se abre à praça de entrada por um lado e a um pequeno pátio do outro. Neste nível foi incluída toda a parte social: saguão, sala de estar, cozinha, sala de jantar e pátio.

Casa rural VB / Lucas y Hernández-Gil - Imagem 8 de 41
© José Hevia
Casa rural VB / Lucas y Hernández-Gil - Imagem 32 de 41
Casa rural VB / Lucas y Hernández-Gil - Imagem 4 de 41
© José Hevia

Os espaços originais foram recuperados, mas além disso foram incluídas novas aberturas para o pátio e entre cômodos para abrir, assim, perspectivas e conseguir mais luminosidade. Do ponto de vista material, foi utilizada uma argamassa de cal bruto em todas as paredes e pintura com cal nas abóbodas. O pavimento de barro original tinha se perdido por completo, mas recorremos a oleiros da região que fabricaram artesanalmente novas peças. De textura e vibração similares aos antigos pavimentos, apenas a disposição diagonal e irregular dos desenhos, em referência às coberturas, permite diferenciar e datar esta pavimentação como contemporânea.

Casa rural VB / Lucas y Hernández-Gil - Imagem 7 de 41
© José Hevia

Esta cerâmica manual se estende também ao exterior pelo pátio até a borda da pequena piscina que foi construída para refrescar os calorosos dias de verão. O trabalho de carpintaria também se destaca, tanto pelo cuidadoso restauro dos elementos originais, ricamente decorados, quanto pelo trabalho nas novas portas, janelas, persianas e suas ferragens. O conjunto de dormitórios está no pavimento superior, um antigo sobrao, utilizado como armazém e para curar doenças. Este nível foi reestruturado quase por completo, mas tanto nas características de escala, quanto de acabamentos e mobiliário, houve um esforço de manter a atmosfera e caráter singular da casa.

Casa rural VB / Lucas y Hernández-Gil - Imagem 25 de 41
© José Hevia
Casa rural VB / Lucas y Hernández-Gil - Imagem 29 de 41
Corte e Elevação
Casa rural VB / Lucas y Hernández-Gil - Imagem 26 de 41
© José Hevia

A casa rural conta com 3/4 dormitórios e três banheiros, saguão, sala de estar, cozinha, sala de jantar, pátio e adega. Está equipada com instalações modernas para garantir o conforto. Tomou-se especial cuidado tanto no uso de materiais, quanto de sistemas de climatização, em sua sustentabilidade, alinhado à lógica que a própria arquitetura vernacular representa. Nosso objetivo e a maior conquista neste projeto foi fundir nossa intervenção com a arquitetura preexistente em um processo de descobrir e revelar o que desaparece em nossas mãos para que cada elemento encontre sua ordem natural, sua expressão verdadeira.

Casa rural VB / Lucas y Hernández-Gil - Imagem 11 de 41
© José Hevia
Casa rural VB / Lucas y Hernández-Gil - Imagem 31 de 41

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa rural VB / Lucas y Hernández-Gil" [Casa rural VB / Lucas y Hernández-Gil] 20 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920361/casa-rural-vb-lucas-y-hernandez-gil> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.