Casa Quintas / Etéreo Arquitectos

Casa Quintas / Etéreo Arquitectos - Mais Imagens+ 28

Tafí Viejo, Argentina
© Jimena Montenegro

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Quintas está localizada em um bairro fechado de Tafi Viejo, região próxima à capital de San Miguel de Tucumán e seu projeto partiu do desapego em relação a todas as preconcepções arquitetônicas modernas de uma típica casa de campo nos subúrbios locais. Parte de um "revival" do que foi uma vez a típica tipologia das casas pátio.

© Jimena Montenegro
Planta
© Jimena Montenegro

Um grande pátio central percorre todo o projeto, vinculando os espaços e se relacionando de diferentes formas com cada um deles. Assim, a área social, projetava em um único grande espaço fluido, se volta completamente ao pátio, enquanto a área privada se abre sutilmente a ele, permitindo iluminação e ventilação sem abrir mão da intimidade.

© Jimena Montenegro

Na Casa Quintas convivem de forma harmônica dois materiais de grande presença. O tijolo cerâmico comum, utilizado de diversas formas e interagindo em cada volume com a luz natural, gerando um jogo dinâmico de luzes e sombras a cada hora do dia; e o concreto aparente, enformado pro tábuas verticais de madeira escovada, sendo protagonista da frente e do pátio interno, enquanto uma grande viga de concreto percorre de ponta a ponta o edifício e une os blocos de concreto que compõem a frente da residência sobre a esquina.

© Jimena Montenegro

À noite, a iluminação se transforma em um fator essencial para a busca de sensações. Por um lado, a superfície de tijolos gera um jogo de luzes e sombras, e, por outro, uma série de refletores escondidos em um muro de contenção, banha de luz os três blocos de tijolo de baixo para cima.

© Jimena Montenegro
Corte A
© Jimena Montenegro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Quintas / Etéreo Arquitectos" [Casa quintas / Etéreo Arquitectos] 31 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920350/casa-quintas-etereo-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.