Casa MG / bxd arquitectura

Casa MG / bxd arquitectura - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: bxd arquitectura; bxd arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  193
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Alejo Bagué
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bulthaup, Euronit, KLH, Panasonic, Saloni, Santa & Cole, VELUX Commercial
  • Clientes: ARAM
  • Engenharia: BIS Structures, SJ Enginyers
  • Equipe: Francesc Buixeda Saborido / Angel Gómez Hernán
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Alejo Bagué

Descrição enviada pela equipe de projeto. O lote com apenas 300 m², permitiu uma construção de 125 m² inscritos em um volume elevado do solo de 14 metros de comprimento por 5,5 metros de largura e 6 metros de altura, considerando todos os recuos necessários. Decidimos colocar neste volume o programa principal da casa com a área diurna no térreo e a área noturna no pavimento superior. Sob este volume foram implantados um depósito, o estacionamento e o acesso à habitação.

© Alejo Bagué

Levando em conta que não seria possível conhecer o usuário final da casa, nem suas necessidades, decidiu-se por colocar a escada na posição que permitiria as maiores possibilidades de distribuição de fluxos. A escada foi colocada sobre uma base de concreto e houve a preocupação em encaixá-la dentro do volume. Esta abordagem sugere que a construção possa ser feita através de duas fórmulas, o porão deve necessariamente ser "in loco", mas o volume principal, pode ser completamente produzido fora do canteiro.

© Alejo Bagué
Corte AA
© Alejo Bagué

Desta forma, para o envelope do volume principal, foi trabalhada uma pele dupla formada por uma caixa, fechada, dentro de outra caixa, permeável, de dimensões maiores que a primeira. A primeira caixa, um invólucro fechado, construído com painéis pré-fabricados de madeira laminada, dá a função estrutural, e ao mesmo tempo um invólucro com qualidades energéticas ideais, conforto térmico, e uma boa característica acústica. Pelas suas qualidades, também decide-se deixar a madeira a vista dentro da casa.

© Alejo Bagué

A segunda caixa, um invólucro permeável, é formada por uma estrutura tubular na qual são fixados os painéis de acabamento pré-fabricados da fachada. Entre as duas caixas, os terraços com treliças servem como espaço de transição, proteção solar e visual permitindo maiores aberturas na fachada mais exposta, mas ao mesmo tempo melhor orientada.

© Alejo Bagué

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa MG / bxd arquitectura" [Casa MG / bxd arquitectura] 18 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920249/casa-mg-bxd-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.