DŌ – A Caminho da Serenidade

Cultivando o simbolismo e a tradição da Ikebana – arte da vivificação floral por meio de arranjos -, o térreo da Japan House São Paulo ganha novas cores e formas com a chegada da exposição ‘DŌ – A Caminho da Serenidade’, de 29 de junho a 04 de agosto. Realizada em parceria com a Associação de Ikebana do Brasil, a mostra apresenta trabalhos especiais, instalação permanente e programação paralela que retratam e desvendam detalhes desta filosofia, também conhecida como Kado, – literalmente ‘ka’ (flores) e ‘do’ (caminho).

Trazida ao Brasil pelos imigrantes japoneses, a arte da Ikebana está diretamente ligada a outras tradições englobadas pela filosofia DŌ, como Chado (Chá), Kodo (Incenso) e Budô (artes marciais), entre outras. Repleta de simbolismos que tem como ponto principal o céu, a terra e a humanidade, sua composição harmônica reúne, em um só arranjo, ritmo, cor e linearidade. Diz-se que o ato de deixar uma flor na vertical ao montar um arranjo, remonta à antiga crença de que os deuses descem à Terra por intermédio desta flor, que está de pé.

Durante os séculos, essa cultura absorveu diferentes influências e ganhou novos espaços e usos, que vão além dos tradicionais rituais, dando origem a variados estilos de Ikebana, integrando atos que fazem parte do espírito omotenashi de acolhimento, como o fato de colher a mais bela flor do jardim para ofertar a uma visita recebida em casa. Com curadoria de Erisson Thompson de Lima Junior, Presidente da Associação de Ikebana do Brasil, a exposição busca disseminar a prática cotidiana desta arte, apresentando semanalmente ao público dez novos e diferentes arranjos, sempre respeitando o ciclo de sazonalidade da natureza.

No total serão 50 arranjos, que serão trocados semanalmente pelas escolas associadas à Associação de Ikebana do Brasil, além de uma instalação permanente assinada pelo curador. Para se aprofundar na filosofia, haverá programação especial que inclui demonstrações práticas desta arte japonesa: às terças-feiras (09, 16, 23 e 30/07), às 11h. E todas as quartas, quintas e sextas-feiras (às 16h e 18h), uma série de conversas com especialistas sobre o tema, complementa o conteúdo.

“A filosofia DŌ é essencial para compreensão do Japão. A partir dessas exposições queremos aproximar o público das diferentes formas e poéticas deste pensamento, bem como de suas práticas milenares que permanecem vivas na sociedade japonesa contemporânea”, declara Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da Japan House São Paulo. Esta exposição retoma a série iniciada em agosto de 2018 - com a exposição DŌ: a caminho da virtude – onde o centro cultural apresentou os conceitos desta filosofia no âmbito das artes marciais.

Para despertar a sensibilidade infantil frente à esta arte, foram programados também workshops especiais onde as crianças terão aulas sobre o que é Ikebana com a professora Kazue Takada e, juntos com ela, desenvolverão um arranjo com flores em garrafa pet. As aulas acontecem nos dias 20 e 31 de julho de 2019, às 14h e às 16h30. Serão 20 vagas por sessão e os ingressos serão distribuídos uma hora antes do evento na recepção do centro cultural.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "DŌ – A Caminho da Serenidade" 02 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920237/do-nil-a-caminho-da-serenidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.