Apartamento Graúna / Matú Arquitetura

Apartamento Graúna / Matú Arquitetura - Janela
© Cris Farhat

Apartamento Graúna / Matú Arquitetura - JanelaApartamento Graúna / Matú Arquitetura - Pia, Banheiro, Bancada, JanelaApartamento Graúna / Matú Arquitetura - Bancada, Pia, JanelaApartamento Graúna / Matú Arquitetura - Imagem 5 de 42Apartamento Graúna / Matú Arquitetura - Mais Imagens+ 37

Apartamento Graúna / Matú Arquitetura - Viga, Fachada
© Cris Farhat

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quais foram os pedidos e inspirações para o partido desta obra/projeto?
O partido principal foi tirar proveito da planta existente, retangular, para criar um apartamento bastante integrado e com com um amplo espaço social para receber amigos e familiares.

Considerando a dinâmica familiar bastante gastronômica a ideia era integrar a cozinha com a área social de uma maneira onde ela fosse não só uma área bastante convidativa da casa, mas que também pudesse hora estar em integrada com a área social ou hora mais reservada, podendo ter essa flexibilidade a depender da necessidade do momento.

Apartamento Graúna / Matú Arquitetura - Imagem 5 de 42
© Cris Farhat
Corte 01
Apartamento Graúna / Matú Arquitetura - Bancada, Viga
© Cris Farhat

Outro ponto bastante importante era a possibilidade de fundir a área social com os ambientes de trabalho - escritório e ateliê. Assim a sala se tornou o elemento central do apartamento onde os outros cômodos podem se acoplar a ela a depender da dinâmica dos moradores e seus convidados.

Apartamento Graúna / Matú Arquitetura - Bancada, Janela, Vidro
© Cris Farhat

Considerando um mobiliário existente cheio de estilos, cores e muita história, o partido estético foi apostar em acabamentos mais neutros porém com bastante personalidade, que trabalhasse em complementação aos mobiliários existentes, onde um valoriza o outro – espaço e mobiliário.

Apartamento Graúna / Matú Arquitetura - Bancada, Vidro
© Cris Farhat

O partido principal foi possibilitar a total integração de todos os cômodos sociais à uma grande área de convivência. Dessa maneira surgiu o desejo de utilizar os mesmo acabamentos em toda a extensão da casa, e assim o desafio de como trazer personalidade e funcionalidade para isso nas diferentes situações e necessidades de cada cômodo.

Apartamento Graúna / Matú Arquitetura - Banheiro
© Cris Farhat

No perímetro da sala foi executado um banco linear de concreto, que foi replicado nos banheiros de forma a trazer uma função específica para ali. No banheiro social o banco serve ao box, como área de apoio e banho dos cães. Na suíte do casal, o banco se transmutou em uma banheira de concreto, que traria um uso desejado pelos moradores e a mesma estética aplicada nos outros ambientes.

Apartamento Graúna / Matú Arquitetura - Banheiro, Bacia Sanitária
© Cris Farhat

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Graúna, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Graúna / Matú Arquitetura" 26 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920168/apartamento-grauna-matu-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.