Petiskeira express / Butiá Arquitetura

Petiskeira express / Butiá Arquitetura - Imagem 32 de 42Petiskeira express / Butiá Arquitetura - Mesa, CadeiraPetiskeira express / Butiá Arquitetura - Cadeira, MesaPetiskeira express / Butiá Arquitetura - CadeiraPetiskeira express / Butiá Arquitetura - Mais Imagens+ 37

Petrópolis, Brasil
  • Arquitetos: Butiá Arquitetura; Butiá Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  790
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Brasilit Saint Gobain, Fernando Jaeger
  • Clientes: Petiskeira
  • Equipe De Projeto: Lívia Fonseca, Franco Benetti, Mariana Andrade
  • Cidade: Petrópolis
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Petiskeira express / Butiá Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um área comercial, a Petiskeira express surge como solução de refeição rápida para a cidade. A rede de restaurantes é tradicional em Porto Alegre e propõe nesse projeto piloto a união do serviço de tele-entrega, take-away e o modelo de autoatendimento de público, em que o cliente faz o pedido em um terminal e aguarda a chamada para retirada do prato. A loja de 790m² construídos está localizada na base de um edifício comercial com fachada de pele de vidro refletivo que, por não permitir o contato visual do pedestre com interior da loja, surpreende o usuário ao entrar no restaurante valorizando a arquitetura.

Petiskeira express / Butiá Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Marcelo Donadussi
Planta - Pavimento Térreo
Petiskeira express / Butiá Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Marcelo Donadussi

O acesso da loja - marcado por um pórtico amarelo e forro em placas leitosas retro iluminado – é também o local de espera e dos terminais de autoatendimento. Na parede da fachada interna foi utilizada uma máscara com as mesmas chapas leitosas para dar unidade e manter a permeabilidade de iluminação natural do espaço. Ao entrar no salão de mesas o pé direito alto impressiona. À direita uma grande parede em “L” com 3,20 m de altura foi criada para setorizar o restaurante e também separá-lo das funções de operações de retaguarda.

Petiskeira express / Butiá Arquitetura - Cadeira, Mesa
© Marcelo Donadussi

Revestida em chapa cimentícia, com fixação por parafusos paginados em estrutura de Steel Frame, em uma das extremidades  encontra-se o acesso dos sanitários de clientes e na extremidade oposta o acesso para a área de balcão e serviços. A parede existente à esquerda do salão e o interior da área de atendimento foram revestidos com chapa de compensado naval, configurando um outro elemento em “L” para sobreposição e profundidade do espaço. Uma grande abertura como passa-pratos é revestida integralmente em aço inox e conecta a cozinha ao balcão de atendimento.

Petiskeira express / Butiá Arquitetura - Pia, Bancada, Viga
© Marcelo Donadussi

Para o piso, optou-se pela lapidação da laje de concreto existente, com acabamento final semi brilho; no teto a laje nervurada de concreto ficou aparente; na parte superior das paredes utilizou-se revestimento acústico;  a iluminação foi lançada através de uma grelha metálica suspensa com spots e pendentes e fitas de LED em alguns pontos para destaque, criando assim um efeito cênico ao espaço. O grande banco em compensado naval, a variedade nos tipos de cadeiras, a disposição das  mesas coletivas e das soltas em louro freijó maciço e fórmica preta facilitam o uso do espaço, a conversa e deixam todos à vontade! O uso de plantas sobre a extensa prateleira e vasos com vegetação transmitem aconchego e cuidado ao ambiente.

Petiskeira express / Butiá Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Prof. Ivo Corseuil, 71 - Petrópolis, Porto Alegre - RS, 90690-410, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Petiskeira express / Butiá Arquitetura" 06 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920121/petiskeira-express-butia-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.