Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Cafeterias
  4. Brasil
  5. BLOCO Arquitetos
  6. 2019
  7. Revitalização da Casa de Chá de Oscar Niemeyer / BLOCO Arquitetos + Equipe Lamas

Revitalização da Casa de Chá de Oscar Niemeyer / BLOCO Arquitetos + Equipe Lamas

  • 12:00 - 2 Julho, 2019
  • Curadoria de Matheus Pereira
Revitalização da Casa de Chá de Oscar Niemeyer / BLOCO Arquitetos + Equipe Lamas
Revitalização da Casa de Chá de Oscar Niemeyer / BLOCO Arquitetos + Equipe Lamas, © Haruo Mikami
© Haruo Mikami

© Haruo Mikami © Haruo Mikami © Haruo Mikami © Haruo Mikami + 14

  • Arquitetos

  • Localização

    Praça dos Três Poderes - Brasília, DF, 70100-000, Brasil
  • Arquiteto Responsável - Equipe Lamas

    Samuel Lamas
  • Arquitetos Responsáveis - BLOCO Arquitetos

    Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho e Matheus Seco
  • Área

    250.0 m2
  • Ano do projeto

    2019
  • Fotografias

© Haruo Mikami
© Haruo Mikami

Descrição enviada pela equipe de projeto. Pensada inicialmente como um local de encontro e descanso, a Casa de chá projetada por Oscar Niemeyer na Praça dos Três Poderes em Brasília foi um dos pontos mais agitados de Brasilia na década de 70 e 80. A construção semi-enterrada com 250 m² a poucos metros do Palácio do Planalto em Brasília, era um cenário de festas na capital. Interferências políticas e falta de arrendatário foram responsáveis pelo fim dos encontros e pelo consequente abandono. Em 1994, o espaço virou um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que ficou aberto por seis anos, mas fechou pelo risco de o teto desabar.

© Haruo Mikami
© Haruo Mikami
Planta - Layout
Planta - Layout
© Haruo Mikami
© Haruo Mikami

Esteve fechada por 10 anos e reabriu em 2010 novamente como CAT após uma reforma estrutural. A casa atualmente atende visitantes e turistas que circulam todos os dias pela Praça dos Três Poderes. A secretaria de Turismo e Unesco convidaram recentemente a equipe da BLOCO arquitetos para fazer a curadoria do CAT que escolheu o arquiteto Samuel Lamas para assinar o mobiliário do espaço. O objetivo era restaurar o projeto de Oscar Niemeyer, honrando o passado, e mobiliar o espaço com peças contemporâneas que se conectam com a estética e o espírito modernista da capital.

© Haruo Mikami
© Haruo Mikami

O mármore branco do piso e paredes foi revitalizado, as esquadrias limpas, teto e pilares receberam nova camada de tinta com as cores do projeto original. A ambientação contempla um estar central para que o visitante aprecie a amplitude espacial e monumentos com um conjunto de sofás e poltrona "Sonia", mesa de centro e   banco "Ruy" e mesa lateral Caroline. A espera recebeu um sofá Deia, uma poltrona Sandra, mesa de centro Jamile e mesa lateral "Janice". Um ambiente reservado para apresentar a cidade aos turistas com mapas e livros recebem uma mesa Caroline , cadeiras "João" e estante "Carlos".

© Haruo Mikami
© Haruo Mikami

Com simplicidade e raciocínio arquitetônico, os móveis que levam nomes tipicamente brasileiros, apresentam delicados perfis metálicos que alcançam a máxima leveza sem comprometer a funcionalidade. O uso da geometria e das formas puras são exploradas nas peças: as barras de ferro aparecem como se fossem colunas soltas no espaço e amarradas entre si por outros perfis. As superfícies são de madeira e a tapeçaria em couro natural em tons terrosos.

© Haruo Mikami
© Haruo Mikami

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Revitalização da Casa de Chá de Oscar Niemeyer / BLOCO Arquitetos + Equipe Lamas" 02 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920087/revitalizacao-da-casa-de-cha-de-oscar-niemeyer-bloco-arquitetos-plus-equipe-lamas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.