Residências Missing Middle / Haeccity Studio Architecture

Residências Missing Middle  / Haeccity Studio Architecture - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: Haeccity Studio Architecture; Haeccity Studio Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  510
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Sama Jim Canzian
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, EQUITONE, Kamdean, LMC, Nevamar, Robert McNeel & Associates, Thomas Hardie, Vectorworks
© Sama Jim Canzian

Descrição enviada pela equipe de projeto. Caracterizado pela sobreposição de diferentes períodos históricos da cidade, o bairro West End, no centro de Vancouver, mostra uma grande variedade de edifícios do patrimônio arquitetônico do século passado. É neste contexto, particularmente na quadra conhecida como "Mole Hill", que está localizado o mais recente projeto do Haeccity Studio Architecture.

© Sama Jim Canzian
© Sama Jim Canzian

Numa época em que o mercado imobiliário é um problema urgente em Vancouver, Haeccity atende a essa necessidade propondo uma tipologia de moradias de três pavimentos que oferece seis casas de aluguel com telhado ajardinado e pátio compartilhado, respondendo à localização de um cipreste centenário pré-existente na trama. Comprimido entre um prédio de sete pavimentos e uma casa de dois e meio, patrimônio histórico, o co-fundador do Haeccity, Travis Hanks, explica: "Este projeto é basicamente sobre a possibilidade de criar moradias multifamiliares em um terreno padrão, 33'x122 '. Anteriormente um residência dos anos 50 que agora pode abrigar seis famílias no mesmo local."

© Sama Jim Canzian

O contexto urbano histórico do bairro moldou uma estrutura moderna que é cuidadosamente inserida entre edifícios vitorianos e eduardianos. Sua expressão moderna faz alusão deliberada à algumas das tipologias presentes em Mole Hill, articuladas por telhados de duas águas, entradas separadas para os diferentes apartamentos e uma rede de caminhos que acomoda várias famílias em um terreno unifamiliar.

© Sama Jim Canzian

O projeto responde com sucesso às limitações espaciais do terreno, bem como aos parâmetros impostos pelas regulamentações municipais e pelo Plano Comunitário de West End, considerando questões fundamentais como: pedestre, transporte público, compartilhamento de carros, diversidade habitacional, acessibilidade e envelhecimento do inquilino.

Plantas

Sem ser uma casa unifamiliar nem uma torre de apartamentos, a tipologia "meio ausente" oferece um ponto intermediário entre ambos. Repensar as possibilidades da habitação urbana é uma solução que exige um aumento na densificação sem alterar drasticamente o caráter e a comunidade dos bairros existentes.

© Sama Jim Canzian

O projeto de Comox st. e o aprendizado definiram o cenário do concurso "Urbanarium Missing Middle Design Competition" em 2018, obtendo prêmios.

© Sama Jim Canzian

A localização, as restrições do terreno e a forma final consolidam a Comox como um protótipo eficaz da proposta premiada através do desenvolvimento de habitações multifamiliares flexíveis, de pequena escala e acessíveis, uma tipologia que o urbanismo de Vancouver não possui.

Axonométrica

A Comox incorpora as qualidades da tipologia "meio ausente", incluindo a vida urbana de pedestres, a acessibilidade a casas de famílias de renda média e a diversidade habitacional, que são essenciais para continuar estimulando a vitalidade social e cultural da cidade.

© Sama Jim Canzian

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vancouver, Columbia Britânica, Canadá

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Residências Missing Middle / Haeccity Studio Architecture" [Missing Middle Infill Housing / Haeccity Studio Architecture] 29 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920059/residencias-missing-middle-haeccity-studio-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.