Casa + Grande / Cubo Rojo Arquitectura

Casa + Grande / Cubo Rojo Arquitectura - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: Cubo Rojo Arquitectura; Cubo Rojo Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  79
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografías:Monocromo Atelier
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cemex, Helvex, Home Depot, Interceramic, Tecnolite, VALVO
© Monocromo Atelier

Descrição enviada pela equipe de projeto. Foi desenvolvido um protótipo de habitação que procura romper com o esquema tradicional desenvolvimentista da região, onde a prioridade é dada a ter o máximo de 'espaços' ocupando o mínimo de área. A premissa do projeto era começar a recuperar a sensação de lar e não apenas de refúgio, priorizando os espaços mínimos para poder habitar corretamente com medidas dignas.

© Monocromo Atelier
Planta - 1ª Etapa

Um pátio central dá à casa uma paisagem interior em mutação que não só ventila e ilumina os espaços, mas também pode ser usado como espaço de convivência. O programa parte da diversidade que pode existir nos usuários no momento de habitá-lo. Em seu estágio inicial, um único nível com 79 m², a casa é ordenada por meio da localização dos espaços de acordo com o programa.

© Monocromo Atelier

Os quartos, de uso mais íntimo e específico, localizam-se cada um em um extremo do terreno, enquanto no centro temos um espaço livre que junto com o pátio nos dá a liberdade de usá-lo para todas aquelas atividades que exigem um ambiente mais social e de coexistência, onde pretendemos gerar esse sentimento de casa, o lugar onde todos se reúnem.

© Monocromo Atelier
Corte Longitudinal 01

O projeto é planejado desde o início com a possibilidade de crescer gradativamente de acordo com a possibilidade e necessidade de cada família. Após os 79,00 m² iniciais, o mesmo pátio nos permite colocar uma escada para crescer em pavimentos. A possibilidade de ser flexível com o espaço é mantida, pois é o mesmo pátio que nos permite continuar com mais quartos ou ter outros espaços de lazer que podem ser descobertos ou cobertos, podendo crescer até 61,80 m² a mais.

© Monocromo Atelier

Em volumetria a casa é sóbria, um primeiro volume ao nível da cidade que se aproxima da escala do bairro, e mais adiante outro volume que por meio dos parapeitos molda onde a casa pode crescer, dando-lhe uma presença maior que as casas do entorno, onde até as alturas e os parapeitos costumam ter o mínimo necessário.

© Monocromo Atelier

O material também desempenha um papel importante, pois o bloco foi escolhido como algo acessível nesta região e fácil de modular e construir pela mão de obra local. O material é usado em suas diferentes virtudes de acordo com o arranjo e o uso, desde a construção das paredes quanto nos acabamentos. Da mesma forma, todo o trabalho foi buscado na mesma área para ter um projeto abrangente em termos de execução, materiais e técnicas de construção.

© Monocromo Atelier

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa + Grande / Cubo Rojo Arquitectura" [Casa + Grande / Cubo Rojo Arquitectura] 25 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919828/casa-plus-grande-cubo-rojo-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.