Residência B / KdnD Studio LLP

Residência B / KdnD Studio LLP - Mais Imagens+ 14

Alibag, Índia
  • Arquitetos: KdnD Studio LLP; KdnD Studio LLP
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Daikin, Greenlam, Jaguar, Nirali, Samundar Pools, Simpolo
  • Clientes: NA
  • Engenharia : Patel Kulkarni Consultants
  • Paisagismo: ADND
  • Construtora: Deluxe Construction Corporation
  • Gerenciamento De água: Smaart water
  • Consultoria Elétrica: G. Mody & Sons
  • Consultoria Piscina E Jacuzzi: Samundar Pools
  • Horticultura : Integrated Services
  • Arquitetos Responsáveis: Shobhan Kothari, Anand Menon e Kiran Kapadia
  • Equipe De Projeto: Dinesh Thakur
  • Cidade: Alibag
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
© ©Photographix | Sebastian + Ira

Descrição enviada pela equipe de projeto. Plataformas flutuantes transformando espectros de luz e uma paleta de cores que dita vitalidade e calor. Residência B, projetada por KDND STUDIO LLP representa a felicidade tangível.

© ©Photographix | Sebastian + Ira

No contexto impetuoso do seu estilo de vida em Mumbai, a família do cliente confiou ao escritório de arquitetura a gênese de uma morada que seria equivalente à uma "segunda casa" nas margens elegantes da praia Alibag.

© ©Photographix | Sebastian + Ira

Em um terreno de aproximadamente dois hectares intercalado com vegetação dispersa e uma mangueira monumental, foi criada a residência B. Uma sensação marcante surge quando se acessa a entrada de automóveis surgindo a forma construída embebida em uma tonalidade ensolarada, um amarelo entrelaçado com o elemento da folhagem verde. A estrutura está oculta em meio à paisagem, já que sua fachada abriga ambientes internos espaçosos enquanto apresenta simultaneamente um exterior minimalista.

© ©Photographix | Sebastian + Ira

A tarefa era projetar uma forma que fosse discreta, gerando privacidade e consistindo em uma série de espaços internos contínuos. “Um espaço integrado como este surgiu pela concepção de formas que ampliaram um desenvolvimento axial horizontal, respondendo ao clima local e que se desenvolveu para ser intrinsecamente sinônimo das sensibilidades de estilo de vida do cliente”, afirma Shobhan.

© ©Photographix | Sebastian + Ira

Um período de dois anos de construção foi necessário para criar esse conjunto de 1300 metros quadrados de um espaço que é uma mistura de nuances arquitetônicas. O zoneamento interno do projeto foi baseado nos parâmetros de atividade e engajamento dos habitantes com os recantos da casa. O zoneamento físico pode ser visualizado como três "barras" horizontais de zonas de atividade colocadas em uma matriz para sugerir três seções distintas de necessidades funcionais e de movimento. A entrada é feita por meio de uma série de degraus em cascata que se abrem para uma elaborada praça de chegada repleta de plantas tropicais.

Planta - Térreo

O bloco norte abriga as funções públicas do projeto. Os espaços projetados visam criar interações estimulantes entre os membros da família, à medida que eles se deleitam com o arranjo estrutural e as comodidades que nele são administradas. Funções como a de uma esplêndida área de estar e jantar, um deck com bancos confortáveis e uma sala de jogos são esquematicamente organizadas ao longo do nível do solo. A escadaria em espiral de metal leva até um espaço privado no primeiro pavimento da unidade norte e oferece uma vista generosa da piscina abaixo.

© ©Photographix | Sebastian + Ira

O pátio central, que abriga a piscina linear, é o "núcleo" da casa. Flanqueado em ambas as extremidades com unidades de vestiário, a cozinha e pitorescas vitórias-régias, esta parte central atua como a coluna vertebral do projeto. Um espaço para as atividades recreativas com a função principal de cozinha permitindo que os membros da família interajam uns com os outros.

© ©Photographix | Sebastian + Ira

O bloco do sul é uma unidade constituída das seções privadas da residência como dormitórios e algumas zonas auxiliares de lazer. O térreo é composto pelo dormitório de hóspedes, uma sala de entretenimento que se estende em uma exuberante varanda, sala Pooja e uma escada que possibilita o movimento vertical para o primeiro pavimento. Esse andar é uma fusão de 4 suítes com a adição de uma sala íntima que é essencialmente a parte mais privada do projeto. Cada dormitório foi mobiliado por peças provenientes principalmente da China como estofados, obras de arte e ornamentos que criam a cada cômodo um caráter distinto, mantendo um tema unificado chamado de "modernismo tropical".

Corte A-A
Corte B-B

Há um diálogo ininterrupto de espaços interligados através da casa que rompe com os limites de uma segregação dentro e fora e transcende as normas estereotipadas da interação espacial. Toda forma construída é inserida em uma relação harmoniosa entre a paisagem, os esquemas de cores, a mudança dos padrões de luz do dia, a ventilação e a disposição volumétrica dos espaços. Pergolados conectivos, corpos de água e espaços de estar constituem a casa e tecem um ambiente único. Os  atributos transparentes e abertos dos espaços ao ar-livre dialogam com o interior. 

© ©Photographix | Sebastian + Ira

Com as condições climáticas de Alibag que operam em situações extremas de calor e precipitação, uma materialidade durável e simultaneamente estética tornou-se imperativa para fortalecer o senso de identidade e atemporalidade do projeto. O revestimento exterior em pedra Kadapa amarela, lavada no rio, e a preta utilizada em faixas de tamanho variadas, são aplicadas na fachada. O carvalho preto manchado foi utilizado para criar portas com painéis que adicionam um tom mais intenso ao interior.

© ©Photographix | Sebastian + Ira

“Precisávamos de um lugar que significasse a fuga idealista da vida cotidiana na cidade, e Shobhan, junto com sua equipe, materializou as necessidades de nossa família. É o nosso "oásis" de amor e bem-estar! ", afirma o cliente.

© ©Photographix | Sebastian + Ira

O arquiteto acrescenta: “A residência B tem sido, por excelência, o romance entre espaços unidos e uma sensibilidade unânime de estética, função e conceitos. Os espaços foram costurados juntos para criar um tecido homogêneo de design sensível que irradia inovação e facilidade. Essencialmente, uma casa longe de casa".

Esta residência veio incorporar a imagem de uma moradia de refúgio que incita a seus usuários facetas emocionais e físicas de descanso com sua alquimia de "sentir-se bem" em fatores táteis que funcionam em sincronia.

© ©Photographix | Sebastian + Ira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência B / KdnD Studio LLP" [House B / KdnD Studio LLP] 08 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919791/residencia-b-kdnd-studio-llp> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.