Ajitama Ramen Bistrô / JCFS Architects

Ajitama Ramen Bistrô / JCFS Architects - VigaAjitama Ramen Bistrô / JCFS Architects - Mesa, Cadeira, IluminaçãoAjitama Ramen Bistrô / JCFS Architects - Mesa, CadeiraAjitama Ramen Bistrô / JCFS Architects - Mesa, Iluminação, CadeiraAjitama Ramen Bistrô / JCFS Architects - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: JCFS Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  120
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  BRUMA, GRAPHISOFT, JMS, Recer, Robert McNeel & Associates, Timber works, Valadares
Ajitama Ramen Bistrô / JCFS Architects - Janela, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Ajitama Ramen Bistro é um restaurante fruto do sonho e ambição de dois amigos apaixonados por este prato tradicional japonês. Depois da sua passagem pelo Japão, a sua longa amizade foi reforçada por esta paixão, a busca do mais autêntico ramen de Lisboa. Ao contrário de muitos países da Europa, o Ramen em Portugal, era até há uns anos um conceito desconhecido. Os dois amigos não ficando satisfeitos com a oferta existente, decidiram aventurar-se no seu próprio projeto.

Ajitama Ramen Bistrô / JCFS Architects - Mesa, Cadeira
© Fernando Guerra | FG+SG
Ajitama Ramen Bistrô / JCFS Architects - Imagem 28 de 31
Corte B
Ajitama Ramen Bistrô / JCFS Architects - Mesa, Iluminação, Cadeira
© Fernando Guerra | FG+SG

Ajitama (味たま) é o nome que, em japonês, se dá aos ovos meio cozidos (soft boiled) que ficam várias horas a marinar num caldo caseiro e constituem o remate icónico do ramen, a derradeira refeição de conforto preferida dos japoneses. Este prato consiste na combinação perfeita de um caldo complexo, noodles de massa fresca e uma série de toppings variados com níveis elevados de Umami, terminado com o ovo que o torna uma iguaria sublime.

Ajitama Ramen Bistrô / JCFS Architects - Mesa, Cadeira
© Fernando Guerra | FG+SG

O espaço onde se instalou o restaurante encontra-se num edifício totalmente reabilitado, num quarteirão do início do século XX, marcado por um eixo de grande afluência, entre escritórios e avenidas largas, ocupa uma posição de destaque numa bela esquina.  

Ajitama Ramen Bistrô / JCFS Architects - Fachada, Arco, Pilar
© Fernando Guerra | FG+SG

Quando a JCFS é desafiada a desenvolver o projeto para o restaurante, o ovo - “o Ajitama”, está presente em tudo o que é o mais belo, saboroso e memorável e que conservamos na memória ao comer o ramen destes amigos, constituindo-se como elemento gerador de toda a construção da ideia para este lugar.

Ajitama Ramen Bistrô / JCFS Architects - Imagem 19 de 31
© Fernando Guerra | FG+SG

A partir deste momento era necessário idealizar um espaço que nos transportasse para um ambiente japonês. Desta forma recorremos a uma materialidade que nos remete para uma envolvente oriental, as treliças que constroem este símbolo representam a determinação, o rigor, e a organização do povo nipónico. Assim surge uma enorme instalação iluminada do teto que define o espaço, enquadrada pelos planos do pavimento e das paredes de forma muito simples.

Ajitama Ramen Bistrô / JCFS Architects - Mesa, Cadeira
© Fernando Guerra | FG+SG

A repetição e interpretação do gesto do ovo é projetada nestas instalações, balcão, casas de banho… O resultado é um misto de sensações em que os Neons da fachada nos transportam para as loucas ruas de Tokyo, a madeira suspensa, esculpida em forma de ovo confere uma leveza ao espaço, deixando-nos a sensação de não ter fim e em que o céu não tem limite, o balcão faz-nos lembrar a refeição japonesa no seu habitat natural em que visualizamos o chefe a cozinhar a bela iguaria.  Jogando com a dualidade entre o cru/tradicional e o refinado, a tradição oriental e a representação ocidental, a JCFS introduz um cruzamento entre um restaurante que se pretende rápido, eficiente, prático e o dinner upscale, confortável e memorável.

Ajitama Ramen Bistrô / JCFS Architects - Bacia Sanitária, Banheiro, Prateleira
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Avenida Duque de Loulé, 36 – 1050-091 Lisboa - Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ajitama Ramen Bistrô / JCFS Architects" 10 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919699/ajitama-ramen-bistro-jcfs-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.