Hotel Little Shelter / Department of Architecture

Hotel Little Shelter / Department of Architecture - Mais Imagens+ 29

Tambon Nong Hoi, Tailândia
  • Arquitetos: Department of Architecture; Department of Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  890
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Danpal
Mais informaçõesMenos informações
© W Workspace Company Limited

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Hotel Little Shelter está localizado em Chiang Mai, cuja paisagem da cidade antiga e arquitetura vernacular são caracterizadas pelo uso de estrutura de madeira com telhado inclinado. A forma do telhado do hotel, inspirada nos tradicionais telhados de quatro águas como homenagem à arquitetura local, apresenta uma pequena reinterpretação com uma forma assimétrica que se mistura naturalmente com a silhueta do topo das árvores. O lado oeste do telhado é parcialmente esculpido para se tornar um deck na cobertura para que os hóspedes possam apreciar a vista panorâmica do rio ao pôr do sol.

© W Workspace Company Limited

O projeto dá continuidade ao caráter arquitetônico local através do uso do material tradicional predominante – a telha de madeira. O aspecto mais interessante do material está em seu sistema, que foi bem desenvolvido por centenas de anos. Pequenas unidades de telhas de madeira são dispostas como escamas de peixe para se tornarem um conjunto estanque.

© W Workspace Company Limited

O projeto explorou a possibilidade de fundir novos materiais no sistema para criar uma superfície arquitetônica contemporânea, mas ainda profundamente enraizada na tradição. As telhas de madeira são usadas no telhado e nas paredes laterais. Na fachada do rio, as chapas de policarbonato foram cortadas no mesmo tamanho das telhas de madeira e construídas para se tornarem a fachada arquitetônica translúcida.

© W Workspace Company Limited

Na fachada de entrada, a parte superior é composta de telhas de madeira maciça que, ao descerem, misturaram-se com telhas de policarbonato na parte inferior. Apesar de trabalhar com o sistema de telha tradicional, a superfície translúcida ininterrupta conseguiu ser realizada graças a um projeto especial de detalhamento que usa pinos translúcidos e parafusos especiais transparentes.

Planta - Térreo
Planta - 1º Pavimento

A fachada brilha ao sol quando a luz toca os diferentes materiais, das telhas de madeira maciça até os diferentes níveis de translucidez das telhas de policarbonato. A luz atravessa a fachada e cria uma atmosfera interna que varia conforme os diferentes momentos com a mudança da condição de luz do céu. À noite, com a luz do interior, o prédio se torna uma lanterna que brilha na margem do rio. A estrutura deixa de parecer tanto um edifício e passa a ser vista como uma peça de artesanato.

© W Workspace Company Limited

O interior da área pública complementa a simplicidade exterior, dá uma sensação de galeria que acomoda as instalações específicas do local inspiradas pelo famoso guarda-chuva Boh-Srang e cria silhuetas delicadas e dramáticas que expressam a interpretação contemporânea do artesanato local.

© W Workspace Company Limited

O interior dos quartos dos hóspedes torna-se um lugar para redescobrir Chiang Mai por uma nova perspectiva, literalmente. Imagens de lugares e eventos importantes de Chiang Mai, como a antiga muralha da cidade, o festival de lanternas flutuantes, a floresta de pinheiros, o cânion Pah-Chor e etc., são representados por todo o forro.

© W Workspace Company Limited

As imagens infinitamente refletidas nas duas paredes compridas, revestidas por pequenas peças de espelho, dá uma sensação surrealista e de ausência de limites definidos. As imagens são todas diferentes para cada um dos catorze quartos. Cada um emana um sentimento diferente e único: tranquilo, lúdico, culto, misterioso, etc., adequado para as diferentes preferências dos hóspedes.

© W Workspace Company Limited

O Hotel Little Shelter não é apenas um lugar para dormir. É uma introdução do passado, do presente e provavelmente do futuro de Chiang Mai aos seus visitantes.

© W Workspace Company Limited

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:208 / 25 Chiang Mai-Lamphun Rd, Tambon Wat Ket, Amphoe Mueang Chiang Mai, Chang Wat Chiang Mai, Tailândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hotel Little Shelter / Department of Architecture" [Little Shelter Hotel / Department of Architecture] 03 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919611/hotel-little-shelter-department-of-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.