Casa Thayer / Brooks + Scarpa + Studio Dwell Architects

Casa Thayer / Brooks + Scarpa + Studio Dwell Architects - Mais Imagens+ 49

Evanston, Estados Unidos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  260
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marty Peters
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  APOC, Accurate Metal Chicago, Anemostat, Chicago Common Brick, Del Rey, Fleetwood, Forest Stewardship Council, Milgard, Nationwide Industries, PPG IdeaScapes, T.M. Cobb, Timely Industries, US Aluminum Corporation, Weyerhaeuser
  • Arquitetos Responsáveis: Lawrence Scarpa, Mark Peters
  • Equipe De Projeto: Angela Brooks, Jonathan Heckert, Jeff Huber, Arty Vartanyan, Chinh Nhan Nguyen, Cesar Delgado, Eleftheria Stavridi, Fui Srivikorn, Matt Barnett
  • Paisagismo: Brooks + Scarpa
  • Engenharia Estrutural: Louis Shell Structures
  • Engenharia Elétrica: Studio Dwell
  • Projeto Luminotécnico: Brooks + Scarpa
  • Engenharia Civil: Studio Dwell
  • Construtor: Studio Dwell
  • Cidade: Evanston
Mais informaçõesMenos informações
© Marty Peters

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado a poucos quarteirões do campus da Universidade Northwestern nos subúrbios de Chicago, esta pequena casa foi quase inteiramente envolvida em tijolo "comum", como é conhecido na cidade. Este material de revestimento foi escolhido porque é diferente dos tijolos vermelhos típicos, sendo o resultado da combinação de sua composição geológica de argila do Lago Michigan e da maneira em que é acionado. O resultado traz variações e irregularidades que tornam os tijolos "comuns" pouco atraentes, baratos e um recurso abundante no local. Isso acaba o tornando um material de construção prosaico usado em locais geralmente obscuros da rua, como paredes laterais e posteriores, chaminés e suporte estrutural atrás de fachadas. 

© Marty Peters

Por outro lado, o tijolo na Casa Thayer é altamente visível e caracterizado como um elemento de projeto proeminente. A fachada da rua é organizada em colunas de torção vertical para criar um padrão de abertura e fechamento em constante mudança à medida que a luz atravessa as fachadas. Ao passear pela casa, o usuário pode reparar na fachada, que cria um padrão semelhante ao padrão moiré e parece estar em constantemente movimento. Dependendo da localização, o pátio da fachada pode parecer aberto e acolhedor, ao mesmo tempo que também pode ser interpretado como fechado e privativo. Isso permite que a luz natural ofuscada penetre no prédio através de superfícies envidraçadas atrás deles, além de criar um brilho interno quando as luzes estão acesas à noite. A luz que atravessa a alvenaria produz um padrão geométrico de luz e sombra nas paredes e nos pisos dos quartos, áreas de circulação e estruturas vizinhas que se alteram ao longo do dia.

© Marty Peters

O projeto estuda a tensão entre materiais, forma e experiência. Um dos partidos importantes do projeto foi transcender o artesanato tradicional e elevar os materiais humildes sem tentar transformá-los em algo diferente do que eles realmente são. É uma tentativa de encontrar e revelar o extraordinário de dentro do comum. Essa exploração incentiva o usuário a forjar uma compreensão mais profunda e significativa das relações fundamentais, porém delicadas, que existem entre elas, o mundo natural, seus recursos vitais e nossas culturas coletivas.

© Marty Peters
Axonométrica
© Marty Peters

Ao usar um elemento familiar de forma incomum, o material torna-se perceptualmente velho e novo ao mesmo tempo. Isso torna a pessoa mais consciente, não apenas do prédio, mas também do nosso senso de lugar. Há uma sensação de descoberta, algo espontâneo e inesperado. O objeto é importante, mas é a experiência que tem um impacto profundo e deixa algo que dura muito além da mera existência física e visual do edifício. Isso nos dá a oportunidade de não apenas aprender sobre projeto, mas também sobre nós mesmos, nossas culturas coletivas e nosso lugar na sociedade. O filósofo John Dewey descreveu essa ideia como a transformação e conversão de memórias de nosso subconsciente em um todo tangível e unificado. Os edifícios precisam que este contexto seja compreendido e seja relevante para a sociedade. Há perspectiva histórica quando se conecta edifícios às culturas coletivas. Sem tal contexto, os edifícios são simplesmente objetos para olhar, e não lugares que trazem vitalidade e significado para as pessoas.

© Marty Peters

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Thayer / Brooks + Scarpa + Studio Dwell Architects" [Thayer Brick House / Brooks + Scarpa + Studio Dwell Architects] 04 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919522/casa-thayer-brooks-plus-scarpa-plus-studio-dwell-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.