Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Praça do Migrante / Taller DIEZ 05

Praça do Migrante / Taller DIEZ 05

© Luis Gordoa © Luis Gordoa © Luis Gordoa © Luis Gordoa + 45

Parque  · 
Veracruz, México
  • Arquitetos: Taller DIEZ 05
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 6300.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2019
  • Fotógrafo Fotografias: Luis Gordoa
  • Colaboradores

    Francisco Dorado, Juan Rodríguez
  • Processo de Obra

    Manuel Herrera
  • Construtora

    Proyectos y Construcciones H y H Gonzalez
  • Cliente

    API Veracruz
  • Engenharia Estrutural

    Apolinar Cortés Sánchez
  • Mobiliário pré-fabricado e sinalização

    Ariel Rojo
  • Escultura migrante judeu

    Archetonic
Mais informações Menos informações
© Luis Gordoa
© Luis Gordoa

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Praça do Migrante é um parque urbano desenvolvido em uma superfície de aproximadamente um hectare, e que tem o objetivo de incitar o percurso do usuário através de diversos espaços de texturas, vegetação, descanso, sombra e observação. O local encontra-se na chamada zona do porto marítimo, comumente chamada de Playa Regatas, próxima ao centro histórico da cidade de Veracruz.

© Luis Gordoa
© Luis Gordoa
Planta
Planta
© Luis Gordoa
© Luis Gordoa

O conceito geral do projeto gira em torno da "Teoria das bordas", eventos que acontecem em um entorno natural entre dois ambientes, no limiar oceano e terra firme, provocando uma espécie de espaço descontínuo, intersticial, um "tecido" entre dois elementos, uma "experiência de sentir o litoral". Assim, o projeto pretende valorizar o contexto original e apropriar-se da ideia de movimento contínuo das marés, por isso seu percurso não é linear, mas sim composto de pausas e ritmos descontínuos, ainda que formando uma unidade urbana. Este projeto também pretende fazer referência tipológica a um dos bairros mais emblemáticos da cidade, Huaca, que possui construções originais que guardam um colorido particular próprio das arquiteturas do golfo, além de ter sido o ponto de entrada ao país dos ritmos musicais mais representativos do Caribe.

© Luis Gordoa
© Luis Gordoa
Corte D - mirante 2
Corte D - mirante 2
© Luis Gordoa
© Luis Gordoa

Trata-se de um espaço que se abre para o mar ao longo de seus quase 200 metros lineares com vista direta ao oceano, aproveitando as vistas para a região do porto comercial e a circulação de grandes embarcações, assim como a monumentos históricos, tais como o forte de San Juan de Ulúa.

© Luis Gordoa
© Luis Gordoa

A Praça do Migrante é, além disso, um preâmbulo, uma entrada que faz parte de um projeto de grande escala de geração urbana, onde se pretende integrar esse espaço aberto com o projeto com dois edifícios a serem construídos, o Pavilhão do Mar e o Museu da Música do Mar, situados às margens dessa praça.

© Luis Gordoa
© Luis Gordoa

A linha da água, nesta região em particular, varia de acordo com as estações do ano e alguns fenômenos naturais, tais como os ventos do norte e as marés, provocando diversas experiências sensoriais e de contato com o oceano na maior parte do tempo.

© Luis Gordoa
© Luis Gordoa
Mirante 1
Mirante 1
© Luis Gordoa
© Luis Gordoa

O objetivo das áreas verdes é criar um entorno natural no local. Foi proposto o uso de algumas espécies vegetais, sempre considerando as condições climáticas adversas do porto de Veracruz, minimizando o impacto térmico nos percursos de pedestres e de descanso.

© Luis Gordoa
© Luis Gordoa

Como em todo espaço público, foram integrados alguns elementos urbanos que exercem diversas funções para criar situações variadas. Exemplo disso é a incorporação de áreas de estar, como ilhas de descanso em praças, assim como "cubos-mirantes-filtros", elementos de concreto que provocam um ritmo, acertam a escala da leitura visual do conjunto e servem de remansos cobertos para o pleno aproveitamento das maravilhosas vistas ao mar no porto.

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Veracruz, Veracruz, México

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Praça do Migrante / Taller DIEZ 05" [Plaza del migrante / Taller DIEZ 05] 07 Jul 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919357/praca-do-migrante-taller-diez-05> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.