Residência CV / S-AR + Carlos Valdez

Residência CV / S-AR + Carlos Valdez - Mais Imagens+ 44

Monterrey, México
  • Arquitetos: Carlos Valdez, S-AR
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  298
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  BR Bloquera Regiomontana, CREST, Cemex, Cuprum, Hebel, Llano de la Torre
  • Arquitetos Responáveis: César Guerrero, Ana Cecilia Garza, Carlos Valdez
  • Colaborador: Raquel Valdez
  • Cliente: Privado
  • Mobiliário: Artelier
  • Cidade: Monterrey
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Ana Cecilia Garza Villarreal

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência CV está localizada em um terreno irregular dentro de um bairro residencial na encosta de uma montanha imponente e em meio as rochas, perto do setor oeste da cidade de Monterrey.

© Ana Cecilia Garza Villarreal

Dada a complicada condição topográfica, a sua forma cúbica aproveita ao máximo o terreno, recortando os cantos do terreno triangular, atribuindo um para o acesso ao nível da rua e o outro para um pequeno jardim um nível acima.

© Ana Cecilia Garza Villarreal

O cubo é materialmente composto por uma base de concreto, que se encaixa solidamente na pedra da montanha, suportando dois níveis de aparência mais clara, cobertos por um tramado isolante de textura porosa. Este invólucro é aberto por meio de alguns vãos estrategicamente posicionados para proporcionar ventilação e iluminação natural ao espaço interior, e por uma série de perfurações retangulares na fachada frontal, que criam uma espécie de jogo luminoso no interior durante o dia, e no exterior durante a noite.

Planta baixa - primeiro nível / 1:100

A residência está dividida espacialmente em três níveis e um grande terraço. No primeiro estão os espaços de serviços e armazéns, bem como a garagem e um estúdio de trabalho. O acesso pedonal rompe com a forma cúbica, criando um pequeno pórtico que protege o visitante resguardando o acesso à residência. Um hall interior articula este acesso e um secundário proveniente da garagem, e dá lugar a uma escada que direciona ao segundo nível.

© Ana Cecilia Garza Villarreal

O segundo pavimento livre contém as áreas sociais: cozinha, sala de jantar e sala de estar conectadas por uma grande janela a um pequeno jardim adjacente, com uma única árvore projetada para dar privacidade e sombra a este espaço, e com área suficiente para expandir seu uso recreativo no exterior. A escada para o terceiro nível, que continua até a cobertura, separa esses espaços do implacável sol do sul, agindo como uma zona de proteção do calor intenso na maior parte do ano.

© Ana Cecilia Garza Villarreal
Corte 1-1 / 1:75
© Ana Cecilia Garza Villarreal

No terceiro pavimento há a sala principal e duas salas secundárias, delimitadas na frente por um corredor de circulação interna, paralelo à escada, e depois por um pátio retangular que lhes confere iluminação natural. Em ambos os lados da escada, que vem da área social e sobe até o telhado, há dois terraços, que permitem que o corredor seja ventilado transversalmente e, se necessário, atuem em conjunto com o terraço dos dormitórios para circulação do ar.

© Ana Cecilia Garza Villarreal

Finalmente, a escada leva à parte superior da residência, condicionada como um grande terraço para o exterior, ampliando assim o uso do espaço limitado pelas dimensões do terreno. Devido à localização elevada, acima do nível médio da cidade, este espaço desfruta de uma vista privilegiada do vale e das montanhas circundantes que compõem a área metropolitana. É a partir daqui que se torna evidente que as condições particulares do projeto são também as condições de larga escala de uma cidade que entrelaça seu tecido urbano com a magnitude da natureza e suas montanhas.

© Ana Cecilia Garza Villarreal

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Residência CV / S-AR + Carlos Valdez" [Casa CV / S-AR + Carlos Valdez] 27 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919272/residencia-cv-s-ar-plus-carlos-valdez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.