Casa Laranja Limão / Daniel Moreno Flores + Santiago Vaca Jaramillo

Casa Laranja Limão / Daniel Moreno Flores + Santiago Vaca Jaramillo - Mais Imagens+ 25

Quito, Equador
  • Arquitetos Responsáveis: Daniel Moreno Flores - Santiago Vaca Jaramillo
  • Construção: Luis Guamán
  • Colaboração: Xavier Navarrete, Nicole Montero e Christian Pazmiño
  • Estágio De Obra: Cristian Navarrete
  • Ilustração: Martin Pasaca
  • Tradução: Pablo Betancourt
  • Cidade: Quito
  • País: Equador
Mais informaçõesMenos informações
© Andrés Villota Pelusa

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um lar destinado a transformar-se rapidamente em residência definitiva, os proprietários buscavam uma casa que lhes permitisse sair logo do apartamento alugado que ocupam e assim deixar de pagar parcelas intermináveis. O desafio foi projetar em um mês e construir em dois meses a casa de 65 m2, além de pensar uma casa econômica. Para isso, foram definidas estratégias de projeto contundentes: criar um sistema construtivo estrutural que demandasse pouco tempo de execução e que abarcasse uma grande área.

© Santiago Vaca Jaramillo
Corte
© Santiago Vaca Jaramillo

Inicialmente os proprietários buscavam uma casa de containers, no entanto também desejavam espaços amplos. Além disso, os containers demandariam revestimentos e modificações, o que tirava o sentido de sua reutilização. Por isso, optou-se por um sistema de painéis de barras corrugadas que permitia conter espaços, delimitar ambientes de forma concreta e virtualmente, além de estruturar os espaços a partir das nossas próprias medidas, respeitando os diferentes usos sem se prender ao padrão dos containers.

© Andrés Villota Pelusa

A fundação foi executada rapidamente com o excedente das barras dos painéis estruturais e é do tipo estaca. A modulação da casa se deu em função do material (os painéis tem 7,2 metros de comprimento), assim se modula a cada 1,20 e 2,40 metros de altura para receber os fechamentos industriais e reduzir os custos de execução. Apesar disso, em um processo tão veloz, deixamos espaço para o espontâneo e para as decisões em canteiro.

© Andrés Villota Pelusa

Foram realizadas diversas reuniões com todos os envolvidos. Esses encontros davam sentido de pertencimento e um processo de amadurecimento de ideias de projeto. Foi nesse contexto que optou-se por utilizar peças de madeira de pinho radiata para estrutura secundária e os fechamentos instalados dentro da estrutura, com o objetivo de dar mais conforto aos espaços internos.

© Santiago Vaca Jaramillo
Cortes
© Santiago Vaca Jaramillo

Os espaços habitáveis se fragmentam como volumes, para ter um melhor contato com as áreas externas e permitir o crescimento vegetal entre os blocos. Esses deslocamentos também ajudam a dar intimidade ao projeto. Sendo uma casa reduzida, também se projeta um possível crescimento futuro. As diagonais das barras e as diagonais de madeira que estruturam a casa na transversal definem as formas da casa. O resultado é um lar acolhedor que lhes permite formular novos desafios.

© Santiago Vaca Jaramillo
Diagramas
© Santiago Vaca Jaramillo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Laranja Limão / Daniel Moreno Flores + Santiago Vaca Jaramillo" [Casa Naranja Limón / Daniel Moreno Flores + Santiago Vaca Jaramillo] 01 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919262/casa-laranja-limao-daniel-moreno-flores> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.