Casa Conecta / Ticiane Lima Arquitetura & Interiores

Casa Conecta / Ticiane Lima Arquitetura & Interiores - Prateleira, JanelaCasa Conecta / Ticiane Lima Arquitetura & Interiores - FachadaCasa Conecta / Ticiane Lima Arquitetura & Interiores - Mesa, Prateleira, CadeiraCasa Conecta / Ticiane Lima Arquitetura & Interiores - SofáCasa Conecta / Ticiane Lima Arquitetura & Interiores - Mais Imagens+ 49

Cidade Jardim, Brasil
  • Arquitetos: Ticiane Lima Arquitetura & Interiores; Ticiane Lima Arquitetura & Interiores
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  125
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bruno Gallerani, By Kamy, Colormix, Criare, Dunelli, Eletromec, Flow Iluminação, Flávio Abilio Rodrigues Paisagismo, L'oeil móveis e objetos, LG Electronics, Lab88, Maison de la musique, Maranatalum, Prime Gattai, Tintas Coral, Top Marmore, Vidros Quintaúna
Casa Conecta / Ticiane Lima Arquitetura & Interiores - Sofá
© Denilson Machado – MCA Estúdio

"Planeta Casa" foi o mote escolhido pela CASACOR São Paulo 2019 para unir afetividade, tecnologia e sustentabilidade. Através destes pilares, a arquiteta Ticiane Lima, que comanda escritório de mesmo nome na capital paulista, faz sua estreia na mostra, que acontece de 28 de maio a 04 agosto, no Jockey Clube, com a Casa Conecta, um ambiente de 125 m² dividido em living, banheiro e terraço, que proporciona aos visitantes momentos de relaxamento, conexão e reflexão.

Casa Conecta / Ticiane Lima Arquitetura & Interiores - Mesa, Prateleira, Cadeira
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Se inspirando nas premissas de uma arquitetura limpa e moderna, a profissional criou, logo na entrada, uma enorme estante nichada que cobre a parede inteira, e exibe a tonalidade natural da madeira clara e uma seleção especial de peças e elementos de décor. Desenho original de Ticiane e executado pela Criare, o exuberante painel contrasta com a escrivaninha de madeira caramelo, arrebatada pela cadeira Lucio, de Sergio Rodrigues, compondo uma estação de trabalho funcional e contemporânea, que também traz consigo o aconchego da madeira.

Casa Conecta / Ticiane Lima Arquitetura & Interiores - Sofá, Cadeira
© Denilson Machado – MCA Estúdio
Planta - Layout
Casa Conecta / Ticiane Lima Arquitetura & Interiores - Porta, Prateleira, Janela
© Denilson Machado – MCA Estúdio

O piso orgânico e projetado em formato de rocha, combina com o mobiliário que, por sua vez, foi cuidadosamente escolhido e posicionado visando proporcionar um conforto que transbordasse design. O sofá em composição com o delicado carrinho-de-chá, a mesa de centro, o pufe, um mancebo assinado por Claudia Moreira Sales, pela Dpot, e luminárias da FAS Iluminação, confere uma mescla elegante de diferentes acabamentos, sem perder a aura de um morar confortável e moderno. A fotografia de uma índia em seu casamento, assinada por Bruno Galerani, em harmonia com as obras de Eva Pena, da Pena Cal Galeria de Arte, além de quadros de Zanine e de Maria Kruchewiscky, completam o ambiente de maneira poética.

Casa Conecta / Ticiane Lima Arquitetura & Interiores - Imagem 21 de 54
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Além disso, projeções incentivando a consciência ecológica passarão no vidro que funciona como divisória entre a sala e os banheiros, apresentando, assim, uma tecnologia contemplativa e reflexiva, que é estendida até a parte interna dos toaletes e transmitem mensagens sobre consumo inteligente.

Casa Conecta / Ticiane Lima Arquitetura & Interiores - Fachada
© Denilson Machado – MCA Estúdio
Serralheria E
Casa Conecta / Ticiane Lima Arquitetura & Interiores - Pia, Bancada, Cozinha
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Já a área externa se integra organicamente com o living através dos panos de vidro que demarcam as fronteiras, deixando o paisagismo elaborado por Flávio Abílio compor, também, os interiores através de uma chuva de jasmins que percorrem as paredes, a partir do teto verde. As linhas de iluminação em LED, que nascem de um rasgo nas esquadrias que contornam a laje, emolduram, de forma suave, a composição, valorizando, assim, a entrada de luz natural e a sustentabilidade presente no projeto.

Casa Conecta / Ticiane Lima Arquitetura & Interiores - Fachada
© Denilson Machado – MCA Estúdio

O painel de tijolos em diferentes tonalidades de barro, da Colormix, teve a montagem desenhada pela profissional, que criou uma espécie de intervenção artística, trazendo um efeito ripado que combina perfeitamente com os tons sóbrios adotados nas paredes. Ao lado da lareira, o banco de granito rosa com seis metros de extensão e elevado do piso, conta com apoio de tomadas para carregar celulares, e dá um toque moderno e rústico ao ambiente. O toque final do terraço fica por conta de uma rede de descanso instalada na altura do teto, que tem como acesso uma escada, fazendo o visitante se conectar com a natureza e sentir-se flutuando no ar.

Casa Conecta / Ticiane Lima Arquitetura & Interiores - Janela
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Como sustentabilidade não diz respeito apenas a origem dos materiais, mas também ao seu descarte, todo mobiliário e painéis serão reutilizados em outros locais, após o final da mostra, promovendo assim o uso consciente dos recursos.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Conecta / Ticiane Lima Arquitetura & Interiores" 17 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919140/casa-conecta-ticiane-lima-arquitetura-and-interiores> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.