Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Hotel Solaz los cabos / Sordo Madaleno Arquitectos

Hotel Solaz los cabos / Sordo Madaleno Arquitectos

© Rafael Gamo © Rafael Gamo © Rafael Gamo © Rafael Gamo + 42

San José del Cabo, México
  • Arquitetos : Sordo Madaleno Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo Fotografias:  Rafael Gamo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Tektil, panoramah!®
  • Diretor De Arquitetura: Javier Sordo Madaleno de Haro
  • Diretor De Projeto: Alejandro Coeto, Boris Pena
  • Diretor De Desenho: Alejandro Espejel, Cándido Hernández, Luis Pucheta
  • Equipe De Desenho: Iovany Fuentes, David Pazos, Miguel Baranda, Marco Pucheta, Santiago García de Letona, Giordana Rojas, Daniela Camarena, Carlos Nuñez, Francisco Barrera
  • Coordenação De Engenharia : Marcos Hernández
  • Equipe De Engenharia: Héctor Ruiz
  • Mídias E Marketing: Rosalba Rojas, Daniela Cruz, Jimena Orvañanos, Angélica Chávez, Lorena Moreno
  • Design De Interiores: Sordo Madaleno Arquitectos
  • Diretores De Interiores: Nadia Borrás, Enrique Ralph
  • Equipe De Interiores: Guillermo Márquez, Greg Leiner, Pilar Ocejo, Gabriela Mondragón, Andoni Barcón, Héctor Galaz, Maripaz Coto, Melissa Peña, Rossy León, Luz Edith Osuna, Keshin Fuhrmann, Ingrid Flores, Fernanda Patiño, Regina Jarque, Alejandro Gómez-Moncada, Marcia Mejía, Miguel Galindo, Cristina Ramos, Alejandra Angeles
  • Engenharia Estrutural: Jaime Palacios
  • Engenharia Elétrica : Cien Acres
  • Engenharia A/C: DYPRO
  • Engenharia De Sistemas E Instalações Especiais: Innovative Design
  • Engenharia Hidrossanitária: Termo Aire Consultores Mecánicos
  • Engenharia Planta De Tratamento : Hidro Ecología Especialistas en Tratamiento de Agua
  • Engenharia Contra Incêndio: Viza Fire
  • Consultoria Iluminação : Luz y Forma
  • Consultoria Acústica : Omar Saad
  • Consultoria Climatização : Innovative Design
  • Consultoria Paisagismo : Gabayet Paisajistas
  • Consultoria Segurança Contra Incêndio: Bice Vertical
  • Construção : Quinta del Golfo de Cortés S.A. de C.V.
Mais informações Menos informações
© Rafael Gamo
© Rafael Gamo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O extraordinário ambiente natural da península da Baixa Califórnia, com sua paisagem semi-desértica em tons ocres que contrasta com o azul intenso do mar de Cortez, foi o contexto ideal para construir uma nova referência hoteleira no país. Celebrando a união entre paisagem, arquitetura e arte, Solaz Los Cabos se desenvolve em frente ao mar em uma extensão de 9,8 hectares com formações topográficas únicas. O conceito arquitetônico dominante foi a correta integração da construção através das suas formas orgânicas que remetem ao movimento das ondas, resultando em um volume que se adapta ao ambiente.

© Rafael Gamo
© Rafael Gamo
© Rafael Gamo
© Rafael Gamo

A seleção de materiais, vegetação e métodos de construção, estudados com cuidado, reforçam este conceito de simbiose e conferem uma congruência contextual com o terreno paradisíaco. Os serviços deste empreendimento hoteleiro são ampliados para oferecer mais opções de hospedagem para os visitantes nacionais e internacionais, sendo um projeto que integra hotel, apartamentos, restaurantes, spa, comodidades, espaço museológico e praças abertas.

© Rafael Gamo
© Rafael Gamo
© Rafael Gamo
© Rafael Gamo

A partir da topografia natural do terreno, que cresce de forma ascendente em direção ao norte, desde o nível do mar, foi decidido formar três grandes terraços curvos de leste a oeste, abrigando quartos de hotel no lado oeste. A circulação através destes terraços foi proposta por meio de percursos separados por uma vegetação densa entre usos criando maior privacidade.

© Rafael Gamo
© Rafael Gamo

Na mesma encosta, cada terraço é subseqüente ao outro; isto é, eles são formados de maneira escalonada com fachadas voltadas para o sul, de modo que todos os espaços desfrutam de uma vista espetacular do mar. As comodidades do hotel -piscinas, clube de praia, restaurante e decks estão localizados no nível mais baixo da praia.

© Rafael Gamo
© Rafael Gamo

O nível do acesso está localizado dentro do volume principal. Esta edificação com grande plasticidade e movimento orgânico é composta por três níveis de blocos sobrepostos. Cada bloco tem dois níveis formando um total de seis abrigando quartos de hotel. A volumetria deste edifício implica o mesmo conceito de integração com o contexto, e o movimento de seus volumes gera a possibilidade de melhores vistas, conferindo um caráter tectônico à obra.

© Rafael Gamo
© Rafael Gamo

Distribuídos ao longo do limite sul, os apartamentos operados pelo hotel estão dispostos em três volumes de proporção quadrada.

© Rafael Gamo
© Rafael Gamo

Os diferentes tipos de quartos e suítes do hotel emergem da topografia que desliza em harmonia na areia. Para acessá-los, um pátio-foyer serve como uma entrada e, ao mesmo tempo, como uma ponte entre as sinuosidades topográficas do exterior e a geometria acolhedora do interior.

© Rafael Gamo
© Rafael Gamo
© Rafael Gamo
© Rafael Gamo

Uma atmosfera cálida, madeiras tropicais, tecidos com cores vibrantes e mexicanas, bem como linhas marcadas por elementos de pedra dão origem a uma estética contemporânea distinta em cada quarto.

Outro pilar conceitual do projeto é a intervenção artística em muitos dos espaços desenhados. Aqui, Cesar López Negrete cria e exibe mais de 400 peças de arte que lembram a vida e a cultura da Baixa Califórnia nos tempos antigos. Sua visão artística complementa todos os detalhes construídos: na escala micro (quartos de hotel); na macro (espaços abertos e espaços comuns); na apropriação do espaço e integração com o terreno.

© Rafael Gamo
© Rafael Gamo

A presença de Solaz em Los Cabos se destaca pela arquitetura que é entrelaçada com arte e contexto, em um projeto de paisagismo em colaboração com Gabayet 101 Paisaje. A paleta vegetal foi complementada com espécies nativas de acordo com o paisagismo e a intenção de cada espaço. Desta forma, a arquitetura e o paisagem se complementam no design de passarelas externas, passagens, espaços ao ar livre, hall, restaurantes, telhados verdes nos volumes que descem para o mar, etc. Estas zonas conseguem representar a disposição e a vegetação local, bem como ambientes naturais únicos do seu gênero.

© Rafael Gamo
© Rafael Gamo

Seu desenho mexicano contemporâneo, sua correta integração à paisagem somados a um projeto artístico integral, fazem com que este hotel seja projetado para ser o próximo ícone na indústria hoteleira internacional.

© Rafael Gamo
© Rafael Gamo

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: San José del Cabo, B.C.S., México

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hotel Solaz los cabos / Sordo Madaleno Arquitectos" [Hotel Solaz los cabos / Sordo Madaleno Arquitectos] 02 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919076/hotel-solaz-los-cabos-sordo-madaleno-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.