Blue Note São Paulo / Studio ió Arquitetura

Blue Note São Paulo / Studio ió Arquitetura - Mesa, Iluminação, CadeiraBlue Note São Paulo / Studio ió Arquitetura - Mesa, CadeiraBlue Note São Paulo / Studio ió Arquitetura - Bancada, Prateleira, CadeiraBlue Note São Paulo / Studio ió Arquitetura - Mesa, CadeiraBlue Note São Paulo / Studio ió Arquitetura - Mais Imagens+ 45

Consolação, Brasil
  • Arquitetos: Studio ió Arquitetura; Studio ió Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  800
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ABC Cook, Power Lume, Sethvac, Super ABC Coifas, Tukasom
  • Projeto Arquitetura, Arquitetura De Interiores, Lighting Design E Paisagismo: Carolina Ciola Fonseca
  • Projeto De Instalações Elétricas: DMA Engenharia
  • Projeto De Instalações Hidrossanitárias: Adriano Gato
  • Projeto Acústico: Audium
  • Projeto De Som: Tukasom
  • Projeto De Ar Condicionado: Sethvac
  • Fornecedor Da Iluminação: Power Lume
  • Projeto Exaustão: Projeto Exaustão
  • Projeto Cozinha Industrial: ABC Cook
  • Execução, Demolição E Serviços Preliminares: DPC Engenharia
  • Execução De Obra: TJS Engenharia
  • Arquiteta Responsável: Carolina Ciola Fonseca
  • Cidade: Consolação
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Blue Note São Paulo / Studio ió Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Renato Navarro

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Blue Note São Paulo é uma filial do tradicional clube de jazz e blues nova- iorquino, com casas em Nova Iorque, Napa, Hawaii, Milão, Pequim, Tóquio, Nagoya, Rio de Janeiro e agora São Paulo. O empresário Luiz Calainho, responsável por diversos projetos culturais e detentor da marca Blue Note no Brasil, junto com mais seis sócios, escolheram a Av. Paulista e o Conjunto Nacional para ser a sede do Blue Note São Paulo.

Blue Note São Paulo / Studio ió Arquitetura - Cadeira
© Rubens Campos

Os empresários precisavam de um escritório que atendesse a demanda urgente de projeto, para a obra acontecer quase que simultaneamente. O Studio ió Arquitetura foi indicado pela DPC Engenharia, empresa contratada para iniciar as obras de demolição e serviços complementares. Em menos de uma semana foram realizadas reuniões com a equipe de operações, equipe do Conjunto Nacional e empreiteira, e apresentado um material de concepção e pesquisa, já com layout proposto, que foi prontamente aprovado com alguns ajustes: aumentar a área da cozinha industrial.

Blue Note São Paulo / Studio ió Arquitetura - Bancada, Prateleira, Cadeira
© Renato Navarro
Layout proposto
Blue Note São Paulo / Studio ió Arquitetura - Iluminação, Janela, Cadeira
© Renato Navarro

Por ser uma franquia e estar em um prédio tombado pelo Condephaat, existiram alguns itens a serem seguidos: não alterar piso externo, não alterar fachada, não alterar cobertura. A influência principal foi a casa de Nova Iorque e a da Tóquio. A inspiração foi utilizar a cor escura da noite, a cor dos instrumentos (latão), a madeira do Brasil e que por sorte já tínhamos em algumas áreas existentes do espaço e que foram reaproveitadas, a luz azul Blue Note em contraste com o amarelo âmbar do sol no bar e iluminação pontual. O estilo da marca já é intimista, que o projeto quis reforçar ainda mais, fazer um ambiente sofisticado e simples ao mesmo tempo, onde a estrela é o show que acontece no palco. Tudo foi pensado para o cliente se sentir quase num show particular e vivenciar ao máximo as emoções.

Blue Note São Paulo / Studio ió Arquitetura - Mesa, Iluminação, Cadeira
© Renato Navarro

O projeto iniciou da Av. Paulista para dentro onde todo o salão ficou livre, exceto pelos pilares redondos estruturais existentes, de modo que o cliente quando entra para o show saiba que está no coração de São Paulo. Ele senta à mesa e vê a Paulista como cenário atrás dos vidros acústicos e quando as cortinas fecham, ele sabe que o show vai começar. Para atender a função de casa de show, 90% das paredes internas foram demolidas; praticamente 60% do piso da recepção foi elevado ao nível do restante do espaço.

Blue Note São Paulo / Studio ió Arquitetura - Janela
© Renato Navarro

O espaço ganhou dois camarins com banheiros privativos, cozinha industrial, sala administrativa, banheiros funcionários, área de estoque e pisos elevados no salão das três áreas de sofás e palco. O bar ficou separado pela mesa de controle de som e iluminação, para alinhamento com o centro do palco. A cozinha industrial foi projetada para atender aproximadamente 330 refeições por show. As mesas em duas alturas diferentes foram dispostas de maneira que os clientes tenham a máxima visão do show e para facilitar a circulação dos garçons, que atendem todo o tempo do show.

Blue Note São Paulo / Studio ió Arquitetura - Porta
© Renato Navarro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Paulista, 2073 - Consolação, São Paulo - SP, 01311-300, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Blue Note São Paulo / Studio ió Arquitetura" 23 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919006/blue-note-sao-paulo-studio-io-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.