Casa Dendê Duratex / Nildo José

Casa Dendê Duratex / Nildo José

Casa Dendê Duratex / Nildo José - Imagem 10 de 26Casa Dendê Duratex / Nildo José - Prateleira, Cadeira, VigaCasa Dendê Duratex / Nildo José - Mesa, CadeiraCasa Dendê Duratex / Nildo José - Mesa, CadeiraCasa Dendê Duratex / Nildo José - Mais Imagens+ 21

Cidade Jardim, Brasil
  • Arquitetos: Nildo José; Nildo José
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  155
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Atlas Concorde, Bia Abreu Paisagismo, Brasigran, Brilia, Caesarstone, Camicado, Casas Moyses, Deca, Dom Daqui Tapetes, Dpot, Dpot Objeto, Duratex, Etel, Florense, Galeria Base, Galeria Estação, Galeria Nara Roesler, Galeria Raquel Arnaud, JRJ Tecidos, Janaina Torres Galeria, +15
Casa Dendê Duratex / Nildo José - Mesa, Prateleira, Cadeira
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Inspirado e guiado pela excelência que seu trabalho vem conquistando desde sua primeira participação em CASACOR São Paulo, Nildo José, arquiteto prodígio que em apenas 5 anos de escritório já se consolidou como uma das principais marcas da arquitetura brasileira, chega em clima festivo na edição deste ano da mostra, onde assina a ‘Casa Dendê Duratex’, parceria com a fornecedora de soluções em painéis, pisos laminados, vinílicos e rodapés que, participa também, do nome. O evento, que acontece de 28 de maio a 04 de agosto, no Jockey Club de São Paulo, leva como temática ‘Planeta Casa’.

Casa Dendê Duratex / Nildo José - Mesa, Cadeira
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Realizando sua primeira construção de uma residência completa, Nildo idealizou um projeto de 155m² com ambientes fluidos e minimalistas. Englobando living, cozinha com sala de jantar, pátio com uma árvore ao meio e máster suíte, a casa foge de fórmulas prontas e do estereotipo da Bahia colorida, entretanto, expressa, em todos os detalhes, a ligação especial do arquiteto com sua terra natal de maneira sóbria, rica em arte, bossa e poesia.

Casa Dendê Duratex / Nildo José - Sofá, Prateleira
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Procurando transmitir uma essência elegante e ao mesmo tempo rústica, o profissional projetou uma arquitetura limpa, abundante em traços retos, com curvas pontuais que fazem analogia ao recôncavo baiano. A fachada, por exemplo, se expressa por meio de um rasgo estratégico, uma brincadeira volumétrica com luz e sombras, que evidencia a expertise técnica do arquiteto. Ao adentrar na residência, uma lâmina de mármore com sal grosso, com 15 metros de extensão e iluminada por uma fita de LED, dá as boas-vindas aos visitantes e remete ao misticismo baiano de maneira criativa e sutil.

Casa Dendê Duratex / Nildo José - Mesa, Cadeira
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Ainda na entrada, o pórtico, que nasce deste volume de pedra, e revestido pelos painéis de madeira Duratex, foi desenhado em formato de côncavo, criando uma ilusão de ótica que confunde o plano vertical com o horizontal.  O arquiteto, que sempre usou marcenaria em nuances claros na criação de seus projetos, inova ao apostar, pela primeira vez, em cores escuras, em especial na tonalidade Trancoso, a qual lembra o Jacarandá da Bahia, árvore de tronco obscuro e resistente.  Além disso, o revestimento em cimento queimado das paredes, na cor linho, cria um contraste interessante com a madeira e faz forte referência ao estilo leve e simples das casas de praia baianas.

Casa Dendê Duratex / Nildo José - Imagem 10 de 26
© Denilson Machado – MCA Estúdio
Planta
Casa Dendê Duratex / Nildo José - Imagem 13 de 26
© Denilson Machado – MCA Estúdio

No interior, o piso de pedra natural compõe o visual junto de grandes panos de vidro, instalados nas divisas do jardim de ‘Espadas de São Jorge’ - assinado por Bia Abreu – fazendo, assim, mais uma referência ao místico baiano e trazendo o sol e a paisagem para dentro da casa, uma forma de recriar a cor e o calor nordestino. O teto, por sua vez, conta com um recorte zenital, comumente conhecido como claraboia, protegido por um vidro especial, que controla os raios solares, e um muxarabi, que peneira a luz e que foi escolhido por ser um elemento da arquitetura baiana que permite a ventilação do ambiente, fator importante por conta das altas temperaturas da região.

Casa Dendê Duratex / Nildo José - Mesa, Iluminação, Prateleira, Viga, Cadeira
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Esse elemento arquitetônico também se faz presente na construção do banheiro e da cozinha. Instalados em uma espécie de caixa central, feita do material, os cômodos podem se tornar invisíveis apenas fechando as portas pertencentes à esta microarquitetura. Um lounge, com quatro poltronas, divide espaço com a mesa de jantar, ou ilha gourmet, desenhada por Nildo, o qual criou uma releitura de um design original do francês Joseph Dirand. A maioria dos tecidos, tramas e tapetes, foram trazidos da Bahia e confeccionados pelo tear manual tradicional do estado, parecidos com os que constituem as redes de descanso.

Casa Dendê Duratex / Nildo José - Cama, Dormitório
© Denilson Machado – MCA Estúdio

No living, uma grande prateleira desenhada pelo escritório em parceria com a Florense, toma conta de uma das paredes exibindo garrafas de cachaça decoradas com areia da Bahia, fazendo analogia ao passado colonial do recôncavo de forma sutil. Obras de Célia Euvaldo, Karin Lambretch, Zé Rufino, Marcia Thompson, Sidney Amaral, Junior Suci e Ulysses Boscolo, assim como peças de artesanato, como ex-votos da Galeria Estação, ajudam construir a prosa singular e contemplativa da Casa Dendê Duratex.

Casa Dendê Duratex / Nildo José - Prateleira, Cadeira
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Na suíte, outro destaque do projeto é o lançamento dos metais brancos da Deca, feitos especialmente para o profissional. O jogo de lençol e duvet de linho branco assinados pela Casa Moysés dão um toque refinado à cama e coroam a sofisticação do ambiente. A casa inspira uma natureza onírica por meio da abundância de texturas puras, onde a composição e combinação de distintos elementos conferem uma essência harmônica, que transcende design, e que constitui um projeto rico em samba, além de conversar com o universo que Nildo José considera como seu planeta casa. 

Casa Dendê Duratex / Nildo José - Cama, Dormitório
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Dendê Duratex / Nildo José" 15 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918992/casa-dende-duratex-nildo-jose> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.