Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Brasil
  5. Très Arquitetura
  6. 2019
  7. Casa Grão / Très Arquitetura

Casa Grão / Très Arquitetura

  • 06:30 - 14 Junho, 2019
  • Curadoria de Matheus Pereira
Casa Grão / Très Arquitetura
Casa Grão / Très Arquitetura, © Evelyn Müller
© Evelyn Müller

© Evelyn Müller © Evelyn Müller © Evelyn Müller © Evelyn Müller + 28

© Evelyn Müller
© Evelyn Müller

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Nestlé e a Très Arquitetura abrem as portas da exclusiva ‘Casa Grão por Starbucks at Home’ na CASACOR 2019, maior evento de arquitetura, decoração, design e paisagismo da América Latina, que acontece de 28 de maio a 04 de agosto, no Jockey Clube. A mostra neste ano está baseada em pilares como afeto, sustentabilidade e tecnologia, intrinsicamente ligados ao perfil do consumidor da marca, ávido por novas experiências e que busca estar sempre à frente das tendências, mas sem descuidar do planeta. Para conceber a casa, Starbucks at Home encontrou na Très Arquitetura a parceira ideal, por ser reconhecida por uma arquitetura limpa, minimalista, elegante e sustentável.

© Evelyn Müller
© Evelyn Müller

Realizando sua primeira construção de uma residência completa no evento, as arquitetas Fernanda Tegacini, Fernanda Morais e Nathalia Mouco, se guiaram pelo conceito do grão, que nomeia o projeto. Além disso, as premissas de uma geração que busca por uma vida mais desprendida, altruísta e humanizada, e as linhas do pavilhão de Mies Van Der Rohe, em Barcelona, também inspiraram a morada de 100 m² em formato de caixa de vidro, que engloba living, sala de jantar com uma pequena cozinha e suíte máster. A estrutura de ferro leve, seca e sustentável, foi reaproveitada de um antigo mezanino de shopping, e evidencia a competência técnica do escritório.

© Evelyn Müller
© Evelyn Müller

Duas empenas principais de mármore Donatello, da Brasigran, dão suporte a este esqueleto, que teve como fechamento amplos caixilhos de vidro, que integram ao décor a bela paisagem do jardim assinado por Bia Abreu. A composição do interior tem ainda poucos móveis, e como grande destaque o sofá modular, feito em parceria com a Líder Interiores, que toma conta do centro do living e permite a interação, por qualquer ângulo, das pessoas que ali se sentam, além de guiar o fluxo de atividades para seu redor.

© Evelyn Müller
© Evelyn Müller
Planta - Layout
Planta - Layout
© Evelyn Müller
© Evelyn Müller

O forro do teto foi concebido com folhas de nogueira, criando um contraste com o piso de porcelanato e com a paleta de cores que transita entre preto e branco. Já na sala de jantar, a mesa dispõe de quatro cadeiras, duas revestidas em um tecido com tonalidade verde escuro, e outras duas em preto, criando uma conexão sútil com o icônico pantone verde de Starbucks, e concebendo um espaço mais intimista e moderno. De frente para ela, uma imponente estante, desenhada pelas arquitetas, ilustra a expertise do escritório com marcenaria, sua marca registrada, e ostenta elementos e objetos de design e decoração, dispostos sutilmente em nichos e compartimentos.

© Evelyn Müller
© Evelyn Müller

Além disso, funciona como uma grande janela para uma mini ‘floresta’, fornecida pela paisagista parceira, emoldurando o verde e o incorporando à decoração. Ainda nesta área comum, a bancada elegante da cozinha, revestida em Silestone da Cosentino. Ainda criando uma interação entre o projeto arquitetônico e a identidade visual conhecida da Starbucks, uma das empenas principais de vedação, que separa a área social da íntima, foi pintada na cor verde escura característica das lojas.

© Evelyn Müller
© Evelyn Müller

A suíte tem uma linguagem contemporânea e minimalista, onde é explorado apenas, o essencial, com a cama que expõe uma linda cabeceira em tonalidade off White, da Líder Interiores, com enxoval da Casa Moysés. O banheiro da suíte conta com uma sofisticada banheira da Vallvé e bancada revestida com a mesma pedra usada na cozinha. No lado de fora, uma praça bucólica que mistura espécies e cores se destaca em meio a elementos com linhas bem definidas, que são capazes de integrar criando um espaço acolhedor. A iniciativa segue a estratégia de comunicação do conceito de Stabucks at Home, que chegou ao Brasil em abril abrindo casas reais de São Paulo para um café, fazendo total sentido estar na CASACOR que reúne os profissionais mais desejados da arquitetura e decoração do país.

© Evelyn Müller
© Evelyn Müller

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa Grão / Très Arquitetura" 14 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918988/casa-grao-tres-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.