Casa Moysés / Triart Arquitetura

Casa Moysés / Triart Arquitetura - Sofá, Cadeira, Viga, Pátio
© Renato Navarro

Casa Moysés / Triart Arquitetura - Mesa, CadeiraCasa Moysés / Triart Arquitetura - Cama, Dormitório, JanelaCasa Moysés / Triart Arquitetura - Mesa, Cadeira, Pátio, JardimCasa Moysés / Triart Arquitetura - Mesa, VigaCasa Moysés / Triart Arquitetura - Mais Imagens+ 22

Jardim Everest, Brasil
  • Arquitetos: Triart Arquitetura; Triart Arquitetura
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Renato Navarro
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  American Hydrotech, Arnaldo Danemberg, Arte Leitura, Biancogres, Brasigran, Camicado, Codex Home, Colormix, DBarros Cerâmica, Decarvalho atelier, Dpot Objeto, Firgal, Florense, Galeria Eduardo Fernandes, Galeria Lume, Galeria Nara Roesler, Legep Cristais, LuHome, Luminata, Luxion Store, +12

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Triart Arquitetura participa pela quarta vez da CASACOR SP e pela primeira vez com uma construção, executada pela Wortsman, onde quiseram destacar a arquitetura e trabalharam com uma linguagem limpa de linhas retas, em referência ao modernismo. Diante da correria do dia-a-dia nas grandes metrópoles, os arquitetos André Bacalov, Kika Mattos e Marcela Penteado projetaram um espaço pensando em um refúgio onde os moradores possam recarregar as energias. Para isso, escolheram mobiliário e piso claro, contrastando com o preto que traz o estilo urbano sofisticado para o projeto, e trabalharam com a luz natural, que ao longo do dia faz um jogo de sombra e luz criando diferentes cenários.

Casa Moysés / Triart Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Renato Navarro

Por ser uma casa feita para um morador real, todos os detalhes foram pensados com muito cuidado para trazer personalidade ao ambiente. O enxoval, assinado pela Casa Moysés, foi desenvolvido com exclusividade para o espaço. Alguns deles estão na confortável cama – desenhada pela Triart e desenvolvida pela Saccaro. O lençol, duvet, porta travesseiros, mantas, edredom e almofadas fazem parte da coleção Living, e resgata a simplicidade do design atemporal traduzido em memórias e experiências. As peças apresentam variadas gamas de tecidos nobres, como o linho, lã de baby alpaca e tricot. No banheiro da suíte, com banheira e bancada de pedra clara da Brasigran e cuba preta Deca, as toalhas da Casa Moysés completam a ambientação.

Casa Moysés / Triart Arquitetura - Cama, Dormitório, Janela
© Renato Navarro
Planta - Layout
Casa Moysés / Triart Arquitetura - Mesa, Viga
© Renato Navarro

O espaço dividido em living, área gourmet e suíte, surpreende logo na entrada com um grande pórtico de latão dourado, feito pela Firgal, que emoldura quase que todo o projeto. No interior, os planejados são da Florense, e ganharam painéis laminados pretos. O armário da suíte chama a atenção pelo toque especial dos arquitetos que trabalharam com uma estante revestida por uma pedra brasileira, onde ao abrir a porta de vidro ilumina toda a produção garimpada no Arnaldo Danemberg Antiquário, que segue os mesmos tons amarronzados da pedra. No armário da cozinha, também tem bancada de pedra brasileira, esculpida pela Brasigran, porém em tom claro. Além disso, a bancada tem nichos que deixam tudo à mão na hora do preparo das refeições.

Casa Moysés / Triart Arquitetura - Bancada, Prateleira, Cadeira, Viga
© Renato Navarro

O mobiliário com design clean e cores claras conversa com a arquitetura e parece terem nascido um para o outro. A mesa de jantar assinada pelo designer Gustavo Dias, da loja Novo Ambiente, ganhou cadeiras Aspen da Saccaro, peças elegantes com estrutura em metal e concha estofada suave, atemporal e marcante. O Sofá Argos conta com modulação que oferece inúmeras possibilidades - os módulos podem ser combinados de diversas maneiras ou usados de forma independente. A mesa auxiliar Dafne, desenvolvida pelo Decoma Design para a Saccaro tem como diferencial o tampo, que foi projetado descentralizado. Já o banco Fenda, assinado por Guilherme Wentz tem uma abordagem escultural, inspirada na forma natural da madeira.

Casa Moysés / Triart Arquitetura - Mesa, Cadeira, Pátio, Jardim
© Renato Navarro

Completando a decoração do living, poltrona Carteiro e mesa Pendurada da DeCarvalho Atelier, pufe preto da Codex Home, mantas da Casa Moysés e tapete da by Kamy. Outro elemento bem explorado pelos arquitetos é a já conhecida biriba, da Hydrotech, porém aqui ela aparece com outra roupagem. Os arquitetos pintaram de preto, usaram em alturas diferentes e além de revestirem alguns pontos do teto para a entrada de luz natural, aplicaram também nas paredes, o que deu um movimento orgânico ao projeto que quebra o modernismo da arquitetura e acompanha visitante por todo o percurso. Assim como a biriba, outros elementos naturais são marcantes, como os cristais Legep, que além de completarem a decoração, possuem funções distintas que energizam os ambientes.

Casa Moysés / Triart Arquitetura - Viga
© Renato Navarro

No ambiente há também um série de pedras da Brasigran, como por exemplo o cristal Aurora Boreale Quartzito, que revigora a casa favorecendo a lucidez e a fraternidade, o Yellow Bamboo possui estrutura laminar e composição mineral e são associados à proteção, o Mármore Dolomítico tem papel de mediação entre as pessoas e o bom humor, além de ajuda a manter a lealdade à família e a felicidade. As paredes foram revestidas com texturas distintas DA Textura & Cia, que contrapõem com a nobreza do latão e o rústico das biribas. Em toda extensão do espaço ao fundo foi aplicado um espelho que logo a frente recebe o paisagismo marcante assinado pelo Studio Clariça Lima Paisagismo, que trouxe o verde em folhagens de espécies tropicais.

Casa Moysés / Triart Arquitetura - Cadeira, Cama, Dormitório
© Renato Navarro

“A procura pela conexão com a natureza vem crescendo nos últimos anos. Neste projeto pensamos em colocar as plantas contrapondo com a Jabuticabeira - que já fazia parte do Jockey Club - como um dos pontos centrais da decoração. Integração do verde com o ambiente traz leveza, paz e acolhimento”, conta Kika. A paisagista conta que o espelho proposto pela Triart Arquitetura, além de ampliar o espaço, ajudou a dar mais volume as folhagens, criando uma atmosfera de pequena floresta. Para a fachada foi escolhido o Jasmin Manga, por ser uma planta ornamental e escultural. Os arquitetos pensaram na casa para que os visitantes tenham uma verdadeira experiência sensorial inspirada em texturas e baseado no tema da mostra deste ano: tecnologia, afetividade e sustentabilidade.

Casa Moysés / Triart Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Renato Navarro

O criativo trio mesclou materiais de aspectos diferentes, trabalhou com elementos naturais em acabamentos nunca vistos, trouxeram o latão, as pedras e a madeira – tudo para o mesmo espaço e de forma complementar e sofisticada – fugindo do lugar comum. Parte das obras de artes do local ficaram por conta da Galeria Eduardo Fernandes e Lume. Foram escolhidos também a escultura do artista plástico brasileiro Artur Lescher, adquiridos na galeria Nara Roesler e a escultura de ferro do artista Raul Mourão, da Pena Cal Galeria de Arte. No quarto há também obra de Nuno Ramos – acervo do artista. A iluminação de toda a casa é assinada pela Luminata e as peças escolhidas são delicadas e contemporâneas.

Casa Moysés / Triart Arquitetura - Cama, Viga, Dormitório, Cadeira
© Renato Navarro

Para a sala de jantar foram escolhidas duas luminárias desenvolvidas por artesões com redes trançadas. Nomeadas como Macramei, as delicadas peças foram fabricadas pela Luxion Store. Parte do piso escolhido foi o porcelanato Pietra di Tibur da Biancogres. Com aparência de pedra natural, ele é fabricado com acabamento acetinado que remete a rochas extrusivas de origem vulcânica, com movimentos e camadas dificilmente encontradas nas rochas de extração. O piso foi inserido no estilo paginação francesa, desenvolvido pela ColorMix. Já o piso da cozinha foi revestido em vasta quantidade de pequenas pedras brancas, uma brincadeira dos arquitetos com textura, cor e material.

Casa Moysés / Triart Arquitetura - Mesa, Cadeira, Viga
© Renato Navarro

O espaço reflete o amadurecimento do escritório que iniciou na CASACOR em 2016 com adega de concreto de 13m². Ao longo dos anos desenvolveram projetos marcantes para a mostra, sempre apresentando soluções diferentes e trazendo tendências. Entre os nomes jovens da mostra, sempre se destacam pelo trabalho detalhado e embasado em pesquisas e viagens que os profissionais acumulam na bagagem. Novos materiais e tecnologias contemplam as soluções criativas que são amplamente apresentadas pelos profissionais a cada ano.

Casa Moysés / Triart Arquitetura - Madeira, Viga, Dormitório
© Renato Navarro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Moysés / Triart Arquitetura" 12 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918889/casa-moyses-triart-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.