Edifício Allius / TACHER ARQUITECTOS

Edifício Allius / TACHER ARQUITECTOS - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: TACHER ARQUITECTOS; TACHER ARQUITECTOS
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3196
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Onnis Luque
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe, AutoDesk, Cemex, Google, High Glass, Sandstorm-GAM
  • Projeto: Arq. Alberto Tacher, Arq. Sara Tamez, Arq. Álvaro Gutiérrez, Arq. David Bercovici
  • Engenharia: Alba, Asesoría y Análisis Estructural Avanzado
  • Construção: Askoren Constructora
  • Clientes: Lincoln Capital
  • Arquitetos Responsáveis: Arq. Fernando Basurto
  • Cidade: Guadalajara
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Onnis Luque

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno possui 1.790,00 metros quadrados e está localizado na Av. Union, Colonia Lafayette, em Guadalajara, Jalisco, México. Ele abriga este edifício emblemático e contundente, com uma função principalmente corporativa e comercial. O projeto possui uma vocação prática e pragmática e altamente eficiente em ambos os aspectos funcionais e sustentáveis. O programa procura a todo o momento fornecer iluminação e ventilação ideal para os usuários. Uma alta qualidade espacial é proporcionada considerando a simplicidade do material, tanto na estrutura quanto nos acabamentos. Além disso, contempla-se a facilidade de operação, baixa manutenção dos escritórios, bem como das instalações comerciais e áreas públicas. O edifício tem um total de 6700 metros quadrados construídos, incluindo os subsolos.

© Onnis Luque
Planta Tipo
© Onnis Luque

Dois volumes retangulares contêm as áreas comerciais e o outro, cúbico e sobreposto a eles, recebe as áreas corporativas. As coberturas dos dois blocos comerciais são aproveitadas. Uma delas integra um terraço comum para os inquilinos e a outra, um terraço privado anexado ao primeiro nível corporativo. A localização dos volumes resulta da intenção de gerar praças que são o principal vetor do programa. A praça exterior surge como um espaço público para a cidade sem interferir na privacidade e funcionalidade dos escritórios. Uma segunda praça, parcialmente coberta pelo volume corporativo, recebe a entrada do edifício.

© Onnis Luque

As delimitações acontecem sutilmente usando pavimentos, elementos naturais e esculturais de grande porte, sem paredes ou barreiras, contando apenas com elementos restritivos e ocultando, dentro dos volumes comerciais, os serviços de segurança. O resultado é um espaço agradável e versátil de descanso e lazer que também funciona como uma área de exposição, galeria e recepção de eventos permitindo o acesso ao comércio em atividade 24 horas por dia. Ambos os volumes podem ser integrados e entendidos como um único espaço comum que une as três ruas que cercam o terreno.

© Onnis Luque

Fachadas de concreto armado são propostas e, juntamente com o núcleo central, geram plantas livres de colunas intermediárias. Posicionando o núcleo exatamente na área central da planta, o espaço de trabalho é distribuído de maneira circundante. As fachadas enfrentam múltiplas orientações e as avenidas adjacentes produzem contaminação sonora, para isso, foi proposto um duplo envidraçamento de proteção solar e acústica, obtendo ótimas condições de conforto para o trabalho com um consumo muito baixo de energia gerando, portanto, um prédio mais sustentável. As partes centrais das fachadas leste e oeste são recuadas, criando terraços adjacentes ao núcleo de circulação vertical e serviços, proporcionando ventilação e iluminação a esse espaço comumente renegado.

© Onnis Luque
Corte A
© Onnis Luque

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av Unión 601, Col Americana, Moderna, 44190 Guadalajara, Jal., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Allius / TACHER ARQUITECTOS" [Edificio Allius / TACHER ARQUITECTOS] 17 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918792/edificio-allius-tacher-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.