Residência entre edifícios / Guidi + Hernández Arquitectos

Residência entre edifícios / Guidi + Hernández Arquitectos - Mais Imagens+ 23

Rosario, Argentina
  • Arquitetos: Guidi + Hernández Arquitectos; Guidi + Hernández Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  192
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  HACHE Amoblamientos, Patagonia Flooring, Quinta Fachada
  • Colaboradores: Julián Nogara, Narella Frattini, Gonzalo Montoya
  • Consultoria Estrutural: Gabriel Macedo
  • Consultoria Terraços Verdes: Quinta Fachada
  • Arquitetos Responsáveis: Estefanía Guidi, Gustavo Hernández
  • Cidade: Rosario
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Walter Gustavo Salcedo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é desenvolvido em uma pequena área urbana da cidade de Rosário, Argentina, a poucos metros do cruzamento de duas ruas, entre dois edifícios. O primeiro deles, em uma esquina, com uma altura de 30 metros e o segundo em uma escala média de 19 metros de altura. Neste terreno havia uma residência típica do lote urbano datado de 1920. Na calçada, em relação direta com o solo, existem ainda duas árvores de aproximadamente 30 metros de altura. É inevitável descrever este projeto sem primeiro entender a natureza preexistente do terreno, uma vez que isso marca fortemente sua diretriz.

© Walter Gustavo Salcedo
Planta - primeiro nível
© Walter Gustavo Salcedo

Quando a cidade se condensa, em resposta, os espaços se acumulam e crescem verticalmente. A casa é proposta em uma tipologia triplex para oferecer uma solução programática e ao mesmo tempo ter a possibilidade de gerar espaços interiores e exteriores que ganham ventilação e iluminação natural, além de dialogar verticalmente com as escalas urbanas que a cercam, com seus prédios vizinhos e as árvores em sua parte frontal.

© Walter Gustavo Salcedo
Corte D-D
© Walter Gustavo Salcedo

Um pedaço de concreto que se dobra sobre si mesmo está embutido no espaço entre os edifícios na habitação pré-existente, completando o vazio urbano. Esta peça é estrutura e ambiente ao mesmo tempo e, por sua vez, representa a linguagem do trabalho. O concreto armado é escolhido como uma estratégia construtiva para resolver grandes aberturas, obtendo a possibilidade de construir lajes de empena à empena e, assim, gerar plantas livres, flexíveis e versáteis.

© Walter Gustavo Salcedo
Axonométrica
© Walter Gustavo Salcedo

O térreo é considerado como um grande espaço polivalente - garagem, churrasqueira, lavandaria, depósito, oficina -, isto é alcançado esvaziando a casa existente e completando o espaço onde o pátio estava com uma fita concreto que assume diferentes formas em resposta à diferentes necessidades, uma escada no térreo, um pátio, canteiro e piscina no primeiro pavimento.

© Walter Gustavo Salcedo

Esse nível é o coração da casa: sala de estar, cozinha e pátio coexistem em um diálogo direto e contínuo, a divisão entre o interior e o exterior é feita por meio de grandes janelas que garantem a continuidade visual dos espaços e que, ao abrirem-se totalmente, também dão origem a uma conexão física sem limites, transformando o espaço coberto em semi-coberto.

No segundo pavimento há uma área privada, as áreas molhadas estão localizadas nas empenas e condicionam a distribuição da planta o mínimo possível, desta forma as salas são divididas por painéis que permitem futuras modificações. A versatilidade do espaço é priorizada.

© Walter Gustavo Salcedo

O projeto busca dialogar com a escala urbana sem perder a escala doméstica. A verticalidade da moradia permite a simultaneidade e variedade de situações em um pequeno vazio que a densificação da cidade não havia completado.

© Walter Gustavo Salcedo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência entre edifícios / Guidi + Hernández Arquitectos" [Casa Entre Edificios / Guidi + Hernández Arquitectos] 25 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918611/residencia-entre-edificios-guidi-plus-hernandez-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.