71 Unidades de Habitação Social La Courneuve / JTB.architecture + MaO architectes

71 Unidades de Habitação Social La Courneuve / JTB.architecture + MaO architectes - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos: JTB.architecture, MaO architectes; JTB.architecture, MaO architectes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4615
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Beton Solutions Mobile, Blocstar, Häussermann, Knauf, Millet, Nordlux
  • Clientes: Plaine Commune Habitat, Batiplaine
  • Engenharia: Mizrahi (BET TCE)
  • Cidade: La Courneuve
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Luc Boegly

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta obra não poderia ser realizada sem uma análise detalhada das expectativas comunitárias, culturais, econômicas, urbanas e arquitetônicas da região. Ela deveria evitar as falhas existentes relacionadas a empreendimentos passados que não consideram a paisagem potencial e a sua apropriação pelos residentes. Essa preocupação se reflete, portanto, na disposição espacial das novas edificações para que os moradores se apropriem de suas casas e do meio ambiente. A proposta confere uma nova identidade ao bairro ao mesmo tempo em que integra essa diversidade, atualmente ausente, em todas as escalas do projeto.

© Luc Boegly
© Luc Boegly

A heterogeneidade dos blocos fornece à paisagem urbana uma linha de horizonte multifacetada que evita a monotonia e a obstrução nas ruas. Os diferentes volumes estão posicionados para gerar o máximo de vistas possível para as unidades habitacionais com um mínimo de espaços vazios, possibilitando integração visual entre eles e com o ambiente ao redor. A configuração dos volumes cria uma generosa provisão de luz solar para as unidades habitacionais e para o jardim central. O conforto no verão e inverno é um fator determinante no layout do edifício para otimizar o desempenho térmico das paredes e para se construir com uma abordagem ambiental. A localização fornece unidades de alojamento com diferentes orientações e, portanto, não cria fachada posterior ou empenas em branco.

© Fabien Brissaud

Dois pátios também trazem ventilação e mais luz solar a todo o quarteirão, seja desde a Avenue Henri Barbusse ou desde o shopping em direção ao Grand Verlaine. Eles criam uma porosidade entre os espaços públicos e o centro a quadra, promovendo vistas e tecendo relações entre a cidade e os espaços comunitários compartilhados.

© Luc Boegly

O projeto propõe duas tipologias claramente identificáveis: o "edifício" e o "sobrado sobreposto". A articulação dessas duas escalas é feita por meio de porosidades e continuidades levadas até os limites do terreno. Estes princípios tomam forma através de uma configuração simples que articula três elementos distintos: a oeste, no limite que a separa da propriedade vizinha, um edifício de 6 pavimentos e na Avenue Henri Barbusse, um bloco de 4 pavimentos com sobrados. 

© Luc Boegly

O acesso ao centro da quadra se dá por meio de um deck central que serve a todos os edifícios. Estas entradas são revestidas com paredes de tijolo mashrabiya e o planejamento de espaços abertos no centro promove o uso do jardim interior, mais de 150m2. Uma estrutura feita com blocos de tijolo e metal é utilizada nos espaços privativos externos e cria a transição entre a vida em comunidade e o lar. Ela fornece a possibilidade da casa se abrir ou permanecer privada. Nos blocos de apartamentos, o projeto varia as alturas dos peitoris, dependendo do nível da planta, para aumentar a disposição da luz do dia e enquadrar as vistas - mais vertical ou mais horizontal - de acordo com a paisagem urbana.

© Luc Boegly

A diversidade de volumes, arquiteturas e usos é o princípio subjacente da proposta. O projeto prevê múltiplas leituras dos espaços exteriores e interiores dos edifícios que facilitam a apropriação por seus moradores. O seu sucesso será determinado através do uso de espaços compartilhados que são os meios essenciais para a vida em comunidade.

© Luc Boegly

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:61 Avenue Henri Barbusse, 93120 La Courneuve, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "71 Unidades de Habitação Social La Courneuve / JTB.architecture + MaO architectes" [71 Social Housing Units La Courneuve / JTB.architecture + MaO architectes] 24 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918566/71-unidades-de-habitacao-social-la-courneuve-jtrchitecture-plus-mao-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.