Casa Box / Caio Persighini Arquitetura

Casa Box / Caio Persighini Arquitetura - Mesa, Bancada, Cadeira, VigaCasa Box / Caio Persighini Arquitetura - Madeira, Fachada, Viga, CorrimãoCasa Box / Caio Persighini Arquitetura - Tijolo, FachadaCasa Box / Caio Persighini Arquitetura - FachadaCasa Box / Caio Persighini Arquitetura - Mais Imagens+ 45

Araraquara, Brasil
  • Engenharia: Ivan Guilherme Morales
  • Construtor: Ailton Felipe de Oliveira
  • Marceneiro: Luiz Pizzaia
  • Arquiteto Responsável: Caio Persighini
  • Cidade: Araraquara
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Box / Caio Persighini Arquitetura - Fachada
© Favaro Jr.

Descrição enviada pela equipe de projeto. A base da Casa Box concentra-se na exploração da pureza do cubo, e em um paradoxo poético e arquitetônico da forma simples e pura traz toda robustez do concreto armado aparente, moldado in loco. Dentro deste conceito os elementos construtivos se apresentam de forma natural e simplista. A arquitetura modernista da residência localizada em Araraquara (260 quilômetros de São Paulo), é por si a protagonista do projeto final. Sua forma pura e harmônica traduz funcionalidade, entre o que é e o como é.

Casa Box / Caio Persighini Arquitetura - Fachada
© Favaro Jr.
Planta - Pavimento Térreo
Casa Box / Caio Persighini Arquitetura - Janela, Viga
© Favaro Jr.

Partindo da premissa praticidade, suas funções oferecem autonomia e dinamismo, além de atender as expectativas e anseios do estilo de vida contemporâneo. Pensada para ser simples e verdadeiramente habitável, a Casa Box traz uma estrutura básica da circulação nascida da ideia de uma espiral estampada em uma forma cúbica e de cantos vivos, incluindo pavimentos inferiores e superiores e ambientes internos e externos em um mesmo circuito.

Casa Box / Caio Persighini Arquitetura - Madeira, Fachada, Viga, Corrimão
© Favaro Jr.

O acesso principal (garagem) oferece equilíbrio e conexão à medida em que interliga os ambientes de área comum aos espaços íntimos dentro de um mesmo fluxo e sequência oferecida pela condição arquitetônica que transcende de uma linha contínua de circulação – efeito proporcionado pela espiral inserida dentro do cubo.

Casa Box / Caio Persighini Arquitetura - Fachada, Corrimão
© Favaro Jr.

Minimalista, o conceito construtivo da Casa Box se restringe apenas ao necessário, contribuindo para sustentabilidade e economia de materiais. Sua construção possuí oito pilares principais e repete grande parte de sua forma e metodologia nas cotas de elevação. Apostando ainda em economia, grandes aberturas possibilitam a circulação da ventilação natural, transformando a temperatura interna da residência em minutos.

Casa Box / Caio Persighini Arquitetura - Cozinha, Vidro, Viga
© Favaro Jr.
Corte D
Casa Box / Caio Persighini Arquitetura - Mesa, Cadeira, Cozinha, Bancada, Viga, Pia
© Favaro Jr.

Em sua materialidade, o projeto fortaleceu o jogo do contraste entre o concreto e elementos em madeira cumaru. A junção de ambos materiais proporciona efeito sensorial de conforto e favorece à ergonomia dos moradores. Outro ponto alto da Casa Box é o elemento paisagístico interno/externo que sempre estampou a vontade da residência de ser e estar viva.  Para isto, foi inserida no centro do cubo uma Jabuticabeira de cultivo adaptado para ambientes internos.

Casa Box / Caio Persighini Arquitetura - Janela, Tijolo, Viga, Aido
© Favaro Jr.

O efeito visual da implantação da espécie frutífera é observado em todos os ângulos da residência: um resultado alcançado pelo ato de circular entre os pavimentos interligados por uma mesma perspectiva (espiral), cujo permite acesso da garagem à suíte de casal, sem abertura de portas e passagem por diferentes ambientes.

Casa Box / Caio Persighini Arquitetura - Fachada, Janela, Viga
© Favaro Jr.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Box / Caio Persighini Arquitetura" 04 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918405/casa-box-caio-persighini-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.