Escola Superior de Belas Artes de Nantes Saint-Nazaire / Franklin Azzi Architecture

Escola Superior de Belas Artes de Nantes Saint-Nazaire / Franklin Azzi Architecture - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: Franklin Azzi Architecture; Franklin Azzi Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  26000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Luc Boegly
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arcelor Mittal, BAYER, Onduline, Reynaers Aluminium
  • Arquitetos De Obra: ACS
  • Orçamentistas: 12ECO
  • Engenharia Ambiental: Tribu
  • Engenharia Acústica: Lamoureux Acoustique
  • Especialista Em Fachada: T.e.s.s.
  • Engenharia Civil: Setec Bâtiment
  • Paisagismo: Bureau Bas Smets
  • Controle Técnológico: Dekra
  • Mobiliário: Société d'Aménagement de la Métropole Ouest Atlantique (SAMOA)
  • Cliente: Nantes Métropole, École Supérieure des Beaux-Arts de Nantes Métropole (ESBANM)
  • Arquiteto Responsável: Franklin Azzi
  • Cidade: Nantes
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Luc Boegly

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na “Ile de Nantes”, um local em processo de transformação industrial, o projeto de requalificação da Alstom Warehouses marca um novo passo em direção ao objetivo da reabilitação urbana. Trata-se de fazer cidades: construir no antigo local de armazéns da Alstom, para que uma nova dinâmica urbana surja na encruzilhada da cultura, tecnologia e economia.

© Luc Boegly

Futuramente, os 26.000 m² disponíveis dos armazéns existentes serão reestruturados e convertidos em um distrito de criação polivalente que compreende a Escola Superior de Belas Artes de Nantes Saint-Nazaire (ENSBAN), a Universidade de Nantes, um complexo de propriedades de escritórios para startups criativas, um acelerador de negócios, oficinas para artistas, um projeto de áreas de lazer e descanso e um espaço de refeições.

© Luc Boegly

Até 2020, esta área da cidade reunirá mais de 4.500 estudantes de várias origens: arte, arquitetura, design, cinema, mídia digital, dança e música. A missão da Franklin Azzi Architecture era dupla: fazer o planejamento urbano de toda a antiga área de armazéns da Alstom e o projeto arquitetônico da Escola Superior de Belas Artes. A Escola Superior de Belas Artes instala-se nos armazéns nº 4 e 5 para acomodar quinhentos estudantes numa monumental arquitetura transparente.

© Luc Boegly

Esta ambiciosa operação de reabilitação e reestruturação proporcionará à escola novas instalações, mais adequadas para a produção de trabalhos de arte contemporânea - materiais, digitais e impressos. As instalações de 4.000 m² para pesquisa e experimentação serão compostas de oficinas e espaços livres, uma biblioteca de arte, um centro público de publicações criativas e um centro de juventude, uma galeria de arte contemporânea, e comércio. 

© Luc Boegly

O arquiteto Franklin Azzi discorre sobre a abordagem urbana para os armazéns da Alstom: “Pretendíamos abrir esse enclave urbano para criar um clima de proximidade e sinergia que ainda não existia. O trabalho urbano na esplanada das artes, as duas novas ruas para pedestres e as passagens permitem a criação de grandes espaços públicos abertos onde os diversos moradores podem se encontrar e trocar. Criamos um sistema que permite que todos cruzem ou percorram o terreno à vontade. A partir de agora, o antigo enclave está ligado ao seu entorno, enxertando-se no tecido urbano existente do bairro e da cidade." 

© Luc Boegly

Já sobre a abordagem arquitetônica para a Escola de Belas Artes ele diz: “O estabelecimento da Escola Superior de Belas-Artes Nantes Saint-Nazaire, nos antigos Armazéns da Alstom, dá vida a este local abandonado. Este projeto amigável explora as qualidades intrínsecas do local, mas essa abordagem patrimonial é relativamente radical - as estruturas metálicas são a única evidência remanescente do que antes eram os armazéns, e elas são revestidas com um envelope transparente. Os armazéns foram abertos, reorganizados e reconectados."

© Luc Boegly

E completa: "Eles revelam os programas que eles contêm, contribuindo assim para a coesão urbana e reavaliando a escala humana. Empenhada em rejeitar todas as tentativas de gesticulação arquitetônica, esta solução não só favorece uma economia de meios, mas também se concentra em liberar espaços que se tornarão áreas de grande flexibilidade para os alunos e a vida da vizinhança." 

© Luc Boegly

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Mail du Front populaire, 44200 Nantes, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Superior de Belas Artes de Nantes Saint-Nazaire / Franklin Azzi Architecture" [Alstom Warehouses, Nantes Métropole Higher School of Fine Arts / Franklin Azzi Architecture] 24 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918370/escola-superior-de-belas-artes-de-nantes-saint-nazaire-franklin-azzi-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.