Casa em três pedaços / TRIAS

Casa em três pedaços  / TRIAS - Mais Imagens+ 36

Newcastle, Austrália
  • Arquitetos: TRIAS; TRIAS
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  137
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Benjamin Hosking
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Astra Walker, Colorbond, Fisher & Paykel, Radial Timbers, Robert McNeel & Associates, Rockcote, Surface Gallery, Tongue n Groove
Mais informaçõesMenos informações
© Benjamin Hosking

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa em três pedaços foi projetada para um casal que desejava redimensionar sua vida e viver de forma mais simples. O projeto coloca uma modesta casa e estúdio de um andar implantados de forma distorcida para seguir os limites do terreno criando privacidade em um lote de esquina.

© Benjamin Hosking

O local foi restringido por controles de inundação, o que exigiu uma elevação da construção. Em contraste com uma resposta arquitetônica convencional - que pode elevar a casa em palafitas - a residência fica em uma base sólida de tijolos. Este foi um partido inspirado no texto de Jørn Utzon, "Platforms and Plateaux", escolha que caracteriza a casa, trazendo presença. 

© Benjamin Hosking

A casa principal é composta de dois pavilhões - um para estar e outro para dormir. Um corredor de leitura, que faz a ponte entre as duas faces, dá para o jardim e, no inverno, é banhado pelo sol do norte. Em resposta às demandas do cliente - e um orçamento limitado - os quartos mantêm uma proporção compacta que é equilibrada por generosos tetos e aberturas cuidadosamente cortadas.

© Benjamin Hosking

Nesta casa, pátios e jardins divagam entre as construções. Os dois principais pátios têm caracteres distintos: um é extrovertido e público, o outro é introvertido e privado. A varanda do sul, que fica de frente para o rio, é um espaço para conversas entre vizinhos e para acompanhar a vida nas ruas. O pátio do norte, por sua vez, é um espaço íntimo, para lazer e retiro.

© Benjamin Hosking

A materialidade  é robusta e resiliente, como convém a um local costeiro varrido pelo vento. As texturas são cruas e ásperas e foram escolhidas para se tornarem mais belas à medida que envelhecem.

Planta
Fachada Norte
Corte

Os volumes são revestidos em Silvertop Ash serrada radialmente, um produto famoso por ser resource-conscious, susentável. A sólida base de alvenaria é feita em tons de vermelho-terra, combinando a cor com a pavimentação de tijolos reciclados e os vermelhos enferrujados dos navios que passam. Os tijolos usados em todo o projeto foram recuperados da antiga casa existente - um bangalô de 1940. O reaproveitamento do material é um gesto inerentemente sustentável e um ato de contar histórias: o novo lar repousa sobre a história do lugar.

© Benjamin Hosking

Em todo o interior, uma paleta de pisos de madeira, paredes brancas e forros de compensado de madeira proporcionam um envelope caloroso e acolhedor. As aberturas dos cantos descascam para revelar vegetação e vistas, enquanto janelas altas exalam ar e oferecem vistas para o céu.

© Benjamin Hosking

Através deste projeto, o orçamento foi gasto pensativamente, concentrando-se em detalhes que melhoram a vida diária do cliente: uma série de luminárias suspensas em cantos, pontos de latão para tatear e uma bancada de azulejos. Esta casa é definida por um espírito de "menos, mas melhor", com cada decisão uma negociação cuidadosa de longevidade e valor. O projeto também é um excelente exemplo das soluções exclusivas que podem ser desenvolvidas usando o processo de desenvolvimento em conformidade.

© Benjamin Hosking

A Casa de três pedaços é arquitetura dinâmica e distinta que trouxe beleza e dignidade a um subúrbio desconhecido por seu mérito arquitetônico. É uma prova de vida pequena nos subúrbios.

© Benjamin Hosking

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa em três pedaços / TRIAS" [Three Piece House / TRIAS] 25 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918190/casa-em-tres-pedacos-trias> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.