Casa da Árvore / Madeiguincho

Casa da Árvore / Madeiguincho - FlorestaCasa da Árvore / Madeiguincho - Viga, JanelaCasa da Árvore / Madeiguincho - Janela, Porta, Viga, Terraço, Jardim, PátioCasa da Árvore / Madeiguincho - Janela, FlorestaCasa da Árvore / Madeiguincho - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: Madeiguincho
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  25
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:João Carranca
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Rothoblaas, AutoDesk, Binderholz, Biolet, Empedra, JNF, Lunawood, McNeel, Polima, ROCKWOOL, Timber, VELUX Group
  • Arquiteto Responsável: Gonçalo Marrote
  • Consultores: Manuel Marrote (Master Carpenter), Tomaz Viana (Designer Maker), Fox & Bear (Design)
  • Colaboradores: Daniel Valtelhas (Lead Carpenter), Rui Peixoto (Carpenter), Bruno Gonçalves (Locksmith), Nuno Coelho de Oliveira (Apprentice Carpenter), Hugo Chapelas (Plumbing), Lucas … (Electrical)
  • Cidade: Évora
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa da Árvore / Madeiguincho - Janela, Floresta
© João Carranca

Descrição enviada pela equipe de projeto. Fomos desafiados a desenhar uma casa na árvore, numa planície de pinheiros e sobreiros. Após visita ao local, escolheu-se um pinheiro jovem e saudável, num planalto com vista sobre o oceano atlântico. Partiu-se do pressuposto que o pinheiro serviria como proteção sobre a casa e que este seria abraçado pelo projeto .

Casa da Árvore / Madeiguincho - Viga, Janela
© João Carranca

Assim, tornou-se natural a escolha do material — desde a estrutura à cobertura, passando pelo seu interior — , pinho. O projeto beneficia uma vista sobre o horizonte durante o dia. Durante a noite, privilegia uma vista zenital, já que existem poucas outras fontes de luz para além das estrelas. Desta forma, a casa sugere vivências diferentes ao longo da passagem do dia e mudança de fonte de luz natural .

Casa da Árvore / Madeiguincho - Viga, Janela
© João Carranca
Casa da Árvore / Madeiguincho - Imagem 25 de 26
Corte 1
Casa da Árvore / Madeiguincho - Janela, Cama, Viga, Dormitório
© João Carranca

A materialidade crua do exterior relaciona-se com a casca das árvores, e expressão aspera . Por contraste e devido à escolha no seu acabamento, o mesmo material resultou num interior leve e macio. A criação de um ninho, está presente no gesto da elevação da casa, da madeira de aspecto manuseado no exterior, e na depuração do interior .

Casa da Árvore / Madeiguincho - Floresta, Viga
© João Carranca

A simplicidade da vivência deste espaço, foi desde o início um requisito chave do cliente, com o objectivo de possibilitar um distanciar do modo de vida urbano. Desta forma, fez sentido permitir a evolução deste conceito para o exterior, por meio de uma varanda, próxima de copas de árvores e com uma vista sobre o mar, ao longe — espaço para respirar, ver e sentir a natureza .

Casa da Árvore / Madeiguincho - Janela, Porta, Viga, Terraço, Jardim, Pátio
© João Carranca

A árvore, a organização do espaço e a entrada de luz zenital, ajudam a filtrar a luz nascente, privilegiando uma acordar longo e natural . Complementando, a varanda permite apreciar o gradual pôr do sol, desde a planície até ao mar. Um sistema de portadas garante um determinado nível de abrigo ao habitante, consoante a sua necessidade e preferência. A casa de banho deste abrigo, relembra o seu utilizador da sua relação com a natureza, desde todo circuito de água utilizada, passando pela aragem e vista para o pinhal exterior, sem pôr em causa o conforto .
“I think having land and not ruining it is the most beautiful art that anybody could ever want .” — Andy Warhol

Casa da Árvore / Madeiguincho - Floresta
© João Carranca

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Alentejo, Évora, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa da Árvore / Madeiguincho" 09 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918041/casa-da-arvore-madeiguincho> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.