Escritórios AUM Pierre Minassian / AUM Pierre Minassian

Escritórios AUM Pierre Minassian / AUM Pierre Minassian - Mais Imagens+ 18

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  510
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Erick Saillet
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Delta Light, Lapalma, MDF, Vitra
  • Engenharia: ICS
  • Cidade: Lyon
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Erick Saillet

Descrição enviada pela equipe de projeto. Limitado entre uma avenida ao norte e uma ferrovia ao sul, o terreno oferece potencial para uma visibilidade significativa. É também um lugar de reflexão urbana que reavalia a periferia das cidades atuais. O bairro constituído principalmente por casas simples, carece de sentido e coerência. A edificação, com sua estrutura e transparência, é uma transição entre um cenário rochoso ao norte e um jardim ao sul. Ela é concebida como um marco na cidade, o culminar de uma forma geradora de espaços e usos.

© Erick Saillet
Planta - pavimento inferior
© Erick Saillet

A construção consiste em três níveis. No térreo, uma sala de exposições dá as boas-vindas aos visitantes, mostrando muitas fotografias, modelos, protótipos e peças da fachada do estúdio. É o cruzamento dos três pavimentos e, ao mesmo tempo, o elo entre a rua e o jardim. Ele é, também, um espaço cultural dedicado a vários eventos musicais e artísticos. Além disso, uma grande escultura de aço suspensa domina o ambiente, representando a artéria da construção, a circulação vertical e a vida na agência.

© Erick Saillet

No segundo pavimento está o espaço de trabalho criativo e administrativo. Em grande parte, aberto ao exterior, ele é banhado de luz natural durante todo o dia e, ao mesmo tempo, exibe o processo de trabalho do estúdio. Uma generosa sala de reuniões no último pavimento domina a edificação. A agência é concebida como uma escultura monolítica em que os materiais assumem, através de sua implementação, um forte valor estético que respeita a integridade do projeto arquitetônico. O concreto está presente em todos os lados da edificação. Ele foi fundido com processos específicos para o estúdio que permitem libertá-lo das pontes térmicas. Sua materialidade, sua textura e suas nuances são de grande sensualidade.

© Erick Saillet

Sempre admirado com a natureza forte do concreto, os desenhos livres que aparecem naturalmente em suas superfícies, os gotejamentos, as cavidades de ar, as rugas, a oxidação, e também pela sua incomparável plasticidade, Pierre Minassian brinca com tal material para esculpir a superfície que o processo criativo dos arquitetos irá despertar diariamente. O resultado é uma edificação que se assemelha a uma tela na qual a luz natural é desenhada livremente como uma reação química que cria atmosferas místicas.

© Erick Saillet

Para evitar qualquer incoerência de leitura entre o interior e o exterior, os planos envidraçados, sem armação, estão embutidos na estrutura. Eles aderem à filosofia do estúdio de "verdade arquitetônica", na qual, a intenção não deve ser alterada por um processo, uma recomendação industrial ou um padrão de implementação geral. Por este fato, a marcenaria está em perfeita coerência com os modelos dos espaços e sua ergonomia.

© Erick Saillet

O aço bruto cortado é cirurgicamente posicionado para constituir a majestosa escultura pendurada no hall, nas escadas ou na recepção. A atenção aos detalhes é trazida para os defletores acústicos feitos sob medida para a agência. O mobiliário é escolhido meticulosamente em colaboração com a equipe da RBC para garantir a integração perfeita no espaço de trabalho. A mesa metálica traz uma calidez suave e colorida entre as paredes de concreto pretas e ásperas.

© Erick Saillet

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lyon, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritórios AUM Pierre Minassian / AUM Pierre Minassian" [AUM Pierre Minassian Offices / AUM Pierre Minassian] 10 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918001/escritorios-aum-pierre-minassian-aum-pierre-minassian> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.