Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Argentina
  5. Arqtipo
  6. 2019
  7. Edifício MA 4519 / Arqtipo

Edifício MA 4519 / Arqtipo

  • 17:00 - 2 Junho, 2019
  • Curadoria de Clara Ott
  • Traduzido por Giovana Martino
Edifício MA 4519 / Arqtipo
Edifício MA 4519 / Arqtipo, © Federico Kulekdjian
© Federico Kulekdjian

© Federico Kulekdjian © Federico Kulekdjian © Federico Kulekdjian © Federico Kulekdjian + 35

  • Arquitectos

  • Localização

    Mariano Acha 4519, C1430DWM CABA, Argentina
  • Arquitetos Responsáveis

    Diego Aceto, Darío Litvinoff
  • Área

    279 m²
  • Ano do Projeto

    2019
  • Fotografías

  • Encarregada da Obra

    María Cecilia Giménez
  • Consultor de Projetos

    Lucas Gorroño
  • Colaboradores

    Germán Cappiello, Martín Giani, Catarina Staric, Leonardo Pulzoni
  • Estrutura

    Pablo Lulkin
  • Mais informações Menos informações
© Federico Kulekdjian
© Federico Kulekdjian

Contexto

O projeto MA 4519, localizado no bairro de Saavedra, é apresentado como a oportunidade de operar em um lote residual para o mercado imobiliário tradicional, investigando a densidade habitacional sem renunciar a qualidade de vida. Em um pequeno terreno de 8,66 x 12,50 m, no distrito R2B1 e sem fachada para a rua, é permitido construir em todo o terreno, gerando uma proposta de operações morfológicas que articulam em relação a ao contexto heterogêneo desse tecido urbano em contínua transformação.

O projeto aproveita a altura máxima do zoneamento do bairro, a partir de uma série de espaços escalonados com expansões em diferentes alturas que estão relacionadas a ambos os limites. Sua volumetria virtual é completada com uma estrutura metálica que redefine os limites, qualificando as condições espaciais do projeto.

© Federico Kulekdjian
© Federico Kulekdjian
Corte Longitudinal 1
Corte Longitudinal 1
© Federico Kulekdjian
© Federico Kulekdjian

Terreno

Em um contexto complexo, entendemos que as decisões do projeto são atravessadas por condições econômicas, que nos obrigam a buscar a experimentação material pertinente. Projetando a interface entre o envelope máximo e a capacidade construtiva, o projeto aproveita a orientação do terreno, propondo uma série de expansões em terraços que permitem que a luz seja filtrada até o térreo. Isto é conseguido através da proposição de variabilidade tipológica: localizando as unidades de nível simples e maior desenvolvimento de planta nos pisos inferiores e aquelas de duplo nível (duplex) nas superiores, desmaterializando o volume à medida que atinge a altura.

© Federico Kulekdjian
© Federico Kulekdjian

Disposição

A planta do térreo apresenta o hall de entrada, as garagens e uma unidade profissional multiusos com o seu próprio pátio. No primeiro nível, 2 unidades de habitação menores foram projetadas, o que nos permite configurar várias disposições com base em sua indeterminação programática. No nível superior, duas unidades duplex estão localizadas, com expansão dupla gerada a partir de avanços e recuos. Ao mesmo tempo os níveis dos mesmos foram rodados para favorecer a ventilação cruzada. Novos gradientes coletivas e íntimas são propostos nos acessos a cada unidade, projetando áreas semi-cobertas integradas ao pátio do edifício, configurando um espaço intermediário entre o comum e a unidade.

© Federico Kulekdjian
© Federico Kulekdjian
Axonométrica
Axonométrica
© Federico Kulekdjian
© Federico Kulekdjian

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Edifício MA 4519 / Arqtipo" [Edificio MA 4519 / Arqtipo] 02 Jun 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917828/edificio-ma-4519-arqtipo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.