Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Argentina
  5. A3 Luppi Ugalde Winter
  6. 2018
  7. Apartamentos Pedraza / A3 Luppi Ugalde Winter

Apartamentos Pedraza / A3 Luppi Ugalde Winter

  • 17:00 - 3 Junho, 2019
  • Curadoria de Clara Ott
  • Traduzido por Julia Brant
Apartamentos Pedraza / A3 Luppi Ugalde Winter
Apartamentos Pedraza / A3 Luppi Ugalde Winter, © Alejandro Peral
© Alejandro Peral

© Alejandro Peral © Alejandro Peral © Alejandro Peral © Alejandro Peral + 22

  • Empreendedor

    Buenos Aires Flats
  • Colaboradores

    Gonzalo Zylberman, Esteban Gonzalez
  • Assessoria de Estrutura

    Carlos Calissano
  • Concreto e Alvenaria

    Diaco construcciones
  • Instalações Sanitárias

    Piunti e hijos
  • Instalação elétrica e termomecânica

    Villalba hnos
  • Serralheria em Alumínio

    Caros divisores
  • Mais informações Menos informações
© Alejandro Peral
© Alejandro Peral

"Um homem viaja pelo mundo buscando o que precisa e volta para casa para encontrar", George Moore. Este edifício, localizado no bairro de Coghlan na cidade de Buenos Aires, começou a partir da premissa de resolver em um mesmo terreno um conjunto de residências multifamiliares e uma residência privada. Neste recorte, e seguindo o desafio de refletir sobre o habitar contemporâneo, surge esta oportunidade que investiga os limites entre as áreas públicas e privadas, o interior e o exterior, e os espaços de transição que geram relações dinâmicas e participativas.

© Alejandro Peral
© Alejandro Peral
Cortes
Cortes
© Alejandro Peral
© Alejandro Peral

A totalidade do conjunto foi pensada em termos de comunidade, onde o núcleo, circulações e áreas comuns são parte de um percurso que da a sensação de habitar não apenas uma residência individual, mas o edifício em sua totalidade. Uma vez que a circulação como evento social é uma das características mais importantes do edifício, o térreo é o início de um passeio que é dispersado e termina nas varandas.

© Alejandro Peral
© Alejandro Peral
Plantas
Plantas
© Alejandro Peral
© Alejandro Peral

Em termos de estruturação do conjunto, o mesmo está organizado em um bloco principal na frente e a residência ao fundo. O corpo principal se compõe de sete unidade. Do primeiro ao terceiro pavimento tem-se duas unidades por andar, enquanto no quarto o uso é dividido por uma unidade e a varanda de uso comum. A casa, por sua vez, tenta gerar a menor presença possível, liberando terreno para os pátios de frente e posterior, e por isso se desenvolve em três pavimentos.

© Alejandro Peral
© Alejandro Peral

O pátio atua como vínculo funcional e espacial. Este projeto propõe uma reelaboração das casas coloniais do início do século, onde o pátio era o centro ao redor do qual se organizava a vida cotidiana. O acesso às casas se da cruzando as pontes que atravessam os pátios, enquanto o percurso interno das residências rodeia estes espaços, obtendo luz natural e ligações visuais. Estes vínculos metálicos se transformam em espaços de transição, que como corredores são uma pausa antes de entrar nos apartamentos. Materialidade, um jogo de transparências. O edifício combina concreto aparente, alvenaria e planos de vidro. Através de sucessivos módulos opacos e transparentes, gera-se uma composição de planos, sendo os protagonistas do conjunto as pontes feitas com pranchas de ferro galvanizado trançado como em um tear de artesão.

© Alejandro Peral
© Alejandro Peral

Estas peças suspensas dão ao espaço um clima de leveza e fluidez. "Aquele que olha para fora, sonha; aquele que olha para dentro, acorda". Carl Jung. Este edifício é, antes de tudo, um convite à vida em comunidade, a fazer parte de um todo, onde as partes são protagonistas. A flexibilidade na articulação dos módulos habitáveis, a relação com os vazios, a distribuição das áreas comuns e a circulação como evento social, são os elementos principais da proposta. O conjunto está vivo no dinamismo daqueles que o habitam.

© Alejandro Peral
© Alejandro Peral

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Apartamentos Pedraza / A3 Luppi Ugalde Winter" [Departamento Pedraza / A3 Luppi Ugalde Winter] 03 Jun 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917811/apartamentos-pedraza-a3-luppi-ugalde-winter> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.