Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Brasil
  5. Mutabile Arquitetura
  6. 2016
  7. Casa Moeda / Mutabile Arquitetura

Casa Moeda / Mutabile Arquitetura

  • 10:00 - 24 Maio, 2019
  • Curadoria de Matheus Pereira
Casa Moeda / Mutabile Arquitetura
Casa Moeda / Mutabile Arquitetura, © Carlos Dias
© Carlos Dias

© Carlos Dias © Carlos Dias © Carlos Dias © Carlos Dias + 17

  • Arquitetos

  • Localização

    Moeda, Brasil
  • Arquitetos Responsáveis

    Gabriel Souza, Isabel Brant
  • Equipe de Projeto

    Diego Vilela, Julia Temponi, Fernanda Cardoso
  • Obra

    Eduardo Lopes Girão
  • Área

    280.0 m2
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

© Carlos Dias
© Carlos Dias

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da Casa Moeda foi pensado para se aproveitar ao máximo das potencialidades do terreno. Localizado no Condomínio Santuário de Moeda, ele se caracteriza pela topografia em declive e pela vista privilegiada das montanhas e da mata preservada do entorno. O isolamento proporcionado por sua localização permite que os espaços internos sejam integrados à paisagem, trazendo a vista para dentro da casa. O projeto se utiliza dessas condições e propõe uma configuração mais aberta do espaço, com o mínimo possível de divisões entre os cômodos e a utilização de grandes panos de vidro nas fachadas, que vão dos pisos à cobertura. Com estrutura em madeira e telhado cerâmico, a casa consegue conferir leveza à tipologia típica das residências rurais do interior de Minas Gerais.

© Carlos Dias
© Carlos Dias
Planta
Planta
© Carlos Dias
© Carlos Dias

Dividido em dois blocos, um social e um íntimo, o projeto resolve assim o problema da falta de privacidade, muito comum em propostas abertas como essa. O bloco social, com sala, cozinha e lavabo, fica implantado no ponto de onde se descortina a melhor vista da propriedade. À sua frente, um deck em madeira avança em direção à paisagem. Debruçada no trecho em declive do terreno, a plataforma paira sobre a mata, aumentando a sensação de leveza que é a característica principal deste projeto. Numa das extremidades deste espaço aparece um dos carros-chefe da casa: uma piscina de formato inusitado que direciona o olhar do visitante para a paisagem.

© Carlos Dias
© Carlos Dias

O bloco que abriga as suítes, naturalmente, é mais fechado. Os panos de vidro dão lugar a paredes de tijolos aparentes que, assim como os pisos em cimento queimado, os muros de gabião e a estrutura em madeira do telhado, são fiéis à linguagem rústica de sua arquitetura. Cada suíte ganhou seu próprio mini deck para que os moradores também possam admirar a vista do conforto de seus cômodos.

© Carlos Dias
© Carlos Dias

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa Moeda / Mutabile Arquitetura" 24 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917753/casa-moeda-mutabile-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.