Parque Domino / James Corner Field Operations

Parque Domino / James Corner Field Operations - Imagem 2 de 6Parque Domino / James Corner Field Operations - Imagem 3 de 6Parque Domino / James Corner Field Operations - Imagem 4 de 6Parque Domino / James Corner Field Operations - Imagem 5 de 6Parque Domino / James Corner Field Operations - Mais Imagens+ 1

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  40
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe, AutoDesk, Bega, Elkay, Hanover, Iron Age Designs, Landscape Forms, Landscape Structures, Led Linear, Robert McNeel & Associates, SYLEX, Salvaged from the Raw Sugar Warehouse, Sentry Electric, Wausau Tiles
Mais informaçõesMenos informações
Parque Domino / James Corner Field Operations - Imagem 5 de 6
© Barrett Doherty

Descrição enviada pela equipe de projeto. Inspirado pela respostas da comunidade e pela rica história do local, o Parque Domino reconecta o bairro de Williamsburg ao East River pela primeira vez em 160 anos. Como primeira fase da transformação da antiga Fábrica de Açúcar Domino de onze acres, o parque, de cinco acres, celebra a história de um dos locais industriais mais emblemáticos de Nova York. O projeto integra mais de 30 relíquias recuperadas de grande escala, incluindo 21 colunas originais do depósito de açúcar, guindastes de pórtico, transportadores helicoidais, transportadores de caçambas e tanques de xarope, criando um “Passeio dos Artefatos”interpretativo e educacional.As estratégias de sustentabilidade e resiliência são centrais para o projeto, para a construção e o gerenciamento contínuo do parque. O parque é elevado acima dos níveis de inundações determinados pela FEMA, com muitas espécies de plantas nativas que reduzem o escoamento de águas pluviais e funcionam como uma esponja absorvente e a primeira barreira de defesa para a vizinhança.

Parque Domino / James Corner Field Operations - Imagem 4 de 6
© Barrett Doherty

A Domino remonta a 1856 e já foi a maior e mais produtiva refinaria de açúcar do mundo. Em seu pico de produtividade, produzia até 98% do açúcar consumido nos Estados Unidos. A fábrica fechou suas portas em 2004 e foi a última grande operação industrial ativa na movimentada orla do East River, no Brooklyn. O parque é uma homenagem à história deste empreendimento e é dedicado à diversidade e resiliência de gerações de trabalhadores da Domino, suas famílias e seus vizinhos.

Parque Domino / James Corner Field Operations - Imagem 6 de 6
Planta Baixa

O Parque Domino representa um compromisso de entregar 6 acres de espaço aberto público paraa comunidade de North Williamsburg, proporcionando o necessário espaço aberto para os moradores locais, ao mesmo tempo em que homenageia e celebra sua história industrial à beira-rio. O projeto da Two Trees inclui a transformação da refinaria em espaços de escritórios e edifícios residenciais de uso misto com 700 apartamentos a preços acessíveis.

Parque Domino / James Corner Field Operations - Imagem 2 de 6
© Barrett Doherty

Uma das primeiras e mais importantes ações foi a extensão da River Street em direção ao terreno para reconectar o parque ao tecido da cidade e marcar a percepção de espaço público ao invés de um gramado particular de um empreendimento novo. Projetada como uma rua da cidade, a River Street também melhora significativamente as conexões leste-oeste entre a parte alta da propriedade e a orla, eliminando a necessidade de escadas e rampas e aumentando a acessibilidade do parque.

Parque Domino / James Corner Field Operations - Imagem 3 de 6
© Daniel Levin

Desde a sua inauguração, o Parque Domino tornou-se um ímã, abraçado pela comunidade diversificada a que serve, oferecendo uma série de atividades como vôlei de praia, parque infantil, espaço para cães, uma barraca de taco, fontes de água, gramados e muitas áreas de estar.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Williamsburg Brooklyn, Nova York, Estados Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Parque Domino / James Corner Field Operations" [Domino Park / James Corner Field Operations] 16 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917748/parque-domino-james-corner-field-operations> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.