Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. IAB-RJ lança nova temporada de cursos de curta duração do programa de educação continuada

IAB-RJ lança nova temporada de cursos de curta duração do programa de educação continuada

  • 04:00 - 23 Maio, 2019
IAB-RJ lança nova temporada de cursos de curta duração do programa de educação continuada
IAB-RJ lança nova temporada de cursos de curta duração do programa de educação continuada, Cursos de curta duração 2019 do IAB-RJ Compartilha. Alex
Cursos de curta duração 2019 do IAB-RJ Compartilha. Alex

No último dia 14 ocorreu, na sede do IAB-RJ, o lançamento da nova temporada de cursos do seu programa de educação continuada, o IAB Compartilha, que contou com a presença dos 19 professores do programa e de estudantes e profissionais interessados nos temas propostos. Seguindo a atuação voltada ao ensino retomada em 2016, o programa traz, na edição de 2019, uma ampla grade de cursos visando compartilhar conhecimentos de profissionais com atuação destacada nas mais diferentes áreas que compõem o grande campo da arquitetura e do urbanismo. Com a nova experiência de 3 anos de cursos oferecidos em sua sede centenária, o IAB-RJ consolida-se como um importante agente para quem deseja aprofundar e aprimorar seu conhecimento e sua formação continuada, tão necessária nesse campo profissional.

Os cursos acontecem até novembro, entre eles, o presidente do IAB-RJ, Pedro da Luz, irá abordar as relações entre Arquitetura, Urbanismo e Filosofia: “O IAB-RJ compartilha é uma experiência super bem sucedida na rede do IAB. A proposta de compartilhar conteúdos diversificados atende uma forte demanda do profissional contemporâneo de ter uma formação continuada. O curso Arquitetura, cidade e filosofia pretende refletir sobre os ordenamentos ideológicos que estruturam a construção do meio ambiente humano. A partir do pensamento de oito filósofos procura-se entender as relações entre natureza e humanidade”.

Na esteira das reflexões sobre os 25 anos do programa Favela-Bairro, uma das áreas que mais cresceu no programa nesta temporada é a da Arquitetura de Interesse Social. A arquiteta, urbanista e ativista Tainá de Paula pretende levar para o IAB a voz das periferias com um curso sobre Projetos Urbanos em Favela, abordando as relações Brasil-África, cujo conhecimento intensificou em sua recente viagem ao continente, enquanto a arquiteta e urbanista mineira Ana Paula Luz compartilhará em seu curso lições que aprendeu em sua experiência prática com Assistência Técnica. Já a arquiteta chilena, Ximena Cabello, dividirá a sala de aula com Marcelo Rodriguez em um curso sobre metodologias de análise sócio-espacial, também focando em zonas de interesse social, enquanto as professoras Marina Lage e Thaisa Comelli investigarão as relações entre prática profissional e ética social.

Outra área que cresce dentro do programa é aquela que explora os limites tênues entre Arte e Arquitetura, com cursos teóricos e práticos que investigam o diálogo entre a obra, o discurso e o espaço (professora Valéria Veras), as colaborações entre Arte, Cenografia e Arquitetura (professora Sílvia Sávio), a arquitetura de Museus e Centros Culturais (professor Guilherme Ragone), além do mergulho imersivo em uma Aldeia Pataxó para compartilhar in loco a experiência dos professores Igor de Vetyemy e Ayara Mendo Pérez com a Arquitetura e a Cultura Indígena.

Embora o leque de temas do programa tenha crescido, os antigos focos continuam com espaço na programação. Os cursos de Gestão de projeto para estudantes de arquitetura (professora Sônia Lopes), inovação (Arquitetura Mutualista com o professor Igor de Vetyemy e Projeto Regenerativo com a professora Mirian Lins) e Sustentabilidade (Mobilidade ativa urbana, com os professores Victor Andrade e Felipe Marino, Eficiência energética com a professora Marina Castanheira, o uso do aço como material para construções sustentáveis, com a professora Tatiana Kurz e cálculo de pegada de carbono em projetos de arquitetura, com o professor Lucas Caldas).

Segundo Igor de Vetyemy, que é diretor da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (Abea) e compartilha a coordenação do Programa com Marina Castanheira e Guilherme Ragone, os novos focos do IAB Compartilha buscam torná-lo mais representativo das preocupações atuais: “É essencial que o ensino acompanhe essa sociedade cada dia mais plural, que tem demandas cada vez mais diversas e dinâmicas. O programa de educação continuada do IAB-RJ pretende lançar novos olhares sobre a nossa realidade, que acompanhem o aumento da nossa complexidade social. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo define, hoje, mais de 200 funções que podem ser exercidas por um profissional da nossa área e o currículo cada vez mais exíguo das escolas não pode dar conta de investigar a fundo cada área de atuação possível para esse profissional em formação. É nesse espaço que entra o nosso programa de educação continuada: pra dar suporte e atenção a assuntos que, embora essenciais para o bom exercício profissional, não cabem nos currículos atuais das Universidades”.

Para se inscrever, o interessado deve acessar www.iabcompartilha.com, preencher o formulário de inscrições e efetuar o pagamento (em dinheiro, depósito ou cartão) seguindo as instruções do site. O Programa possui política de bolsas e descontos de 50% para estudantes e acontecem no salão nobre da sede do IAB/RJ.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "IAB-RJ lança nova temporada de cursos de curta duração do programa de educação continuada" 23 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917734/iab-rj-lanca-nova-temporada-de-cursos-de-curta-duracao-do-programa-de-educacao-continuada> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.