Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Cabanas em Comporta / Studio 3A + Mima Housing

Cabanas em Comporta / Studio 3A + Mima Housing

© Nelson Garrido © Nelson Garrido © Nelson Garrido © Nelson Garrido + 47

  • Paisagismo

    Areias Verdes Limitada
Mais informações Menos informações
© Nelson Garrido
© Nelson Garrido

"Eu quero que este sítio seja o meu retiro, dê-me uma cama e uma banheira e eu sou feliz". Este foi o desafio que o nosso cliente nos lançou para este pequeno projeto residencial, as Cabanas na Comporta. O projeto inicial era apenas isto, uma cabana com 12m² divididos entre quarto e casa de banho, apelidado por nós de "modulo íntimo". Com o desenvolvimento gradual das conversas com o cliente surge uma nova cabana, o "modulo social". Depois, outra cabana para alojar a coleção de carros do cliente, o "modulo de serviço". Com esta organicidade mais cabanas começaram a popular o terreno, e neste ponto - porque não uma piscina também?

© Nelson Garrido
© Nelson Garrido
Planta - Módulos
Planta - Módulos
© Nelson Garrido
© Nelson Garrido

Como conhecedores da região, baseámos o nosso método construtivo nas tradicionais cabanas de pescadores locais. Estas cabanas têm sido construídas ao longo de décadas nesta área e para além de funcionais, são muito fáceis e rápidas de montar, o que também era uma exigência do nosso cliente. Este tipo de construção colocou-nos perante alguns desafios, como a proteção contra o calor do verão mediterrâneo ou os mosquitos, muito conhecidos na região. Implementámos várias estratégias sustentáveis para reduzir a sensação de calor, como os alpendres na frente dos envidraçados, panos de vidro de baixa emissão e um sistema de telas de sombreamento, tencionadas entre as cabanas.

© Nelson Garrido
© Nelson Garrido

A orientação solar das cabanas bem como a direção dos ventos foram fatores preponderantes na implantação das cabanas. O pavimento das cabanas faz-se em cimento escuro, tirando partido da sua massa térmica. Um sistema de estores duplos (interior e exterior) resolve o controlo dos ganhos térmicos durante verão / inverno, estabelecendo também uma barreira protetora contra os mosquitos, através da rede exterior que se fecha com um sistema de "zip" quando necessário. Colaboramos com a Mima Housing, empresa especializada em construções pré-fabricadas que nos ajudou no processo de projeto.

© Nelson Garrido
© Nelson Garrido
Elevações e Corte
Elevações e Corte
© Nelson Garrido
© Nelson Garrido

Usamos métodos de pré-fabricação como os "painéis sandwich" em OSB ou as juntas de madeira pré-fabricadas, mas adaptados a cabanas personalizadas e únicas. Existem painéis fotovoltaicos e bombas de calor como fontes alternativas de energia, aquecendo ou arrefecendo as cabanas sempre as temperaturas atinjam pontos mais extremos. O acabamento das fachadas é mais um mecanismo sustentável desta construção, materializando-se em madeira carbonizada através de uma técnica japonesa - shou sugi ban - que é livre de toxinas ou químicos na sua produção, não exige manutenção e sublinha a beleza e textura do material natural. Estas cabanas negras pousam serenamente entre os pinheiros bravos convidando a meditação.

© Nelson Garrido
© Nelson Garrido

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: 7580 Comporta, Portugal

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cabanas em Comporta / Studio 3A + Mima Housing" 23 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917582/cabanas-em-comporta-studio-3a-plus-mima-housing> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.