Residência T / Link architectes

Residência T / Link architectes - Mais Imagens+ 19

La Tour-de-Peilz, Suíça
  • Arquitetos: Link architectes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Céline Simonetto
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  DuPont, Brimat, GRAPHISOFT, Glas Trösch, Maxon, PSS, Secret d’atelier, Zinco
Cortesia de Link architectes

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao norte do município de La Tour-de-Peilz, à beira do lago de Genebra, encontra-se um antigo vinhedo. O cenário é distinto: o lado sul da colina é parcialmente construído, enquanto a maior parte da encosta norte é coberta por bosques. Um caminho íngreme leva ao local, ladeado por muros altos. Os muros são parte integrante do bairro e o projeto, portanto, inspira-se neste tema, tomando como referência as estruturas existentes. O muro se confunde com o solo, antes de transformar-se em um monólito esculpido que se eleva desde o topo da colina.

Cortesia de Link architectes
Planta - pavimento inferior
© Céline Simonetto

A entrada para a residência é feita por meio de uma passagem coberta, como a entrada de uma caverna. Dois corredores principais partem do hall de entrada, um deles atende o nível inferior, com os dormitórios das crianças de frente para o jardim e a floresta; o outro fornece acesso às áreas de estar no pavimento superior, incluindo um terraço espaçoso com vista da montanha. Os volumes são finalizados pela suíte do casal voltada ao norte, com vista para a mata. No térreo, há dois dormitórios infantis enfileirados. O corredor que os serve segue os contornos naturais da encosta norte, com patamares nivelados em alguns lugares.

© Céline Simonetto

Os dormitórios se abrem diretamente para o jardim. No final do corredor há uma terceira sala, na extremidade mais próxima da floresta. A janela da sacada emoldura o cenário da floresta. Esta seção se eleva acima do solo, ampliando ainda mais a impressão de estar imerso na natureza. Uma escada conduz ao centro da área principal no pavimento superior. A sala de estar e a sala de jantar estão dispostas ao redor da ilha central na cozinha. Os bosques e o lago - os dois destaques do local - preenchem a vista das grandes janelas.

© Céline Simonetto

Os materiais usados para o envoltório da edificação são simples - quase rudimentares. O concreto fornece unidade visual para a construção; a própria estrutura estabelece a morfologia do projeto, ecoando a rocha que forma a colina. O concreto é jateado com areia, destacando o aspecto mineral do monólito; essa pele também garante proteção duradoura e, portanto, ecológica, às várias tensões climáticas. Uma camada de plantas cobre o telhado facetado, como o líquen em uma rocha, aumentando ainda mais a maneira como a estrutura se mistura perfeitamente ao local circundante.

© Céline Simonetto
Corte Longitudinal
© Céline Simonetto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência T / Link architectes" [House T / Link architectes] 05 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917571/residencia-t-link-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.